Gramática: introdução (fonética e fonologia, morfologia, sintaxe, semântica)

MonicaMeirelles3 25 views 10 slides Apr 29, 2024
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

Não tem


Slide Content

Introdução à Gramática Professora Mônica Meirelles

Introdução à Gramática GRAMÁTICA PRA QUÊ????? “Eu não sei Gramática!!” “Eu odeio Português!!!”

Introdução à Gramática A minha poesia seria sem gramática  feita toda de cor ao som do violão com as palavras aprendidas na fala do povo . (Jorge Barbosa)

Mas o que é Gramática? Livro prescritivo de regras do “bom uso” da língua; Livro descritivo sobre o uso da língua; Saberes linguísticos dos falantes de uma língua. Nela, existem as modalidades: ORAL X ESCRITA

Modalidades: oral x escrita

Os diversos tipos de Português Portugal Brasil Angola Moçambique Cabo Verde Guiné-Bissan São Tomé e Príncipe

E o Português brasileiro é apenas um? E como vou fazer um bom uso da língua? ADEQUAÇÃO

Exercícios 1) Com base na aula, podemos dizer que gramática é: A) Um livro com regras para serem seguidas se quisermos falar bem e escrever bem. B) Um livro com regras para falar certo. C) Um livro que descreve as regras em uso. D) Uma expressão que se refere ao uso da língua de acordo com a normas estabelecidas por escritores de literatura. E) Um termo de vários sentidos, isto é, pode ser referir tanto aos saberes gramaticais inatos a todos os falantes de uma língua quanto a livros de regras do “bom uso” da língua.

Exercícios 2) Frente a pluralidade de países falantes de português, podemos dizer que: A língua portuguesa é única. A língua portuguesa é única e deve ser preservada dessa forma. A língua portuguesa não é única, mas deveríamos preservá-la para deixa-la toda igual. A língua portuguesa falada correta é a falada em Portugal. No lugar de pensar a língua com conceitos de “certo” e “errado”, devemos pensar seu uso de forma efetiva a partir do conceito de adequação.

Exercícios 3) Sobre as duas modalidades de uso da língua (oral e escrita), é correto afirmar que: Ambas são iguais, visto que usam a língua portuguesa como base. Ambas são iguais, embora a correta seja a escrita. O uso oral da língua é natural e flexível enquanto que o uso da escrita é artificial e rígido. O uso oral da língua quase não muda enquanto a escrita tem de ser constantemente atualizada nas gramáticas. Ambas são completamente diferentes.