Formação com coordenadores de Grupo de Reflexão – 3 ª , 4ª e 5 ª etapas 16/07/2014 Sejam bem-vindos!
Acolhida Em nome do Pai... Vinde Espírito Santo...
Vídeo : Noites Traiçoeiras
Salmo 127 " Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam"
Deus criou e designou a família como a mais fundamental das relações humanas Mundo de Iniquidade que estamos vivendo hoje
Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo Sua presença é real em meu viver O mundo pode até fazer você chorar, mas Deus te quer sorrindo Deus te trouxe aqui para aliviar o teu sofrimento Fé FAMÍLIA TRABALHO COMUNIDADE GRUPO DE REFLEXÃO
Avisos Importância da assiduidade nas reuniões Próxima formação dia 20/08 ( Convivendo) Missa dos Grupos de Reflexão dia 27/07 – domingo às 19h (quem tem, ir com a camiseta ) Colocar número de participantes atrás do crachá Jantar dançante ( maionese) Bíblias 1ª Etapa Questionário Encontro Hora da Família ( 2ª semana de agosto) Importância da participação no Congresso da Família (segunda semana de agosto)
Encontro extra- livros 2˚Encontro : Hora da Família ( para ser realizado na semana da família) A prática espiritual do casal/família: comunhão e fidelidade
Características do encontro Ensinar a família a rezar Estimular momentos de oração em família Despertar o desejo de se ter um espaço na casa para ser o santuário da família Rever ações que precisam ser melhoradas em família a fim de melhorar a espiritualidade cristã Tb 8,4.5.8 (Tobias e Sara manifestam sua disposição para iniciar a caminhada de casal que confia no Senhor. Planejam um tempo para juntos rezarem. Seguem uma caminhada espiritual. Leituras dinâmicas com a participação de todos( incentivar a participação) Fato da vida ( santidade em família): Seu Pedro e dona Nancy procuraram viver a vontade de Deus para eles e sua família. Compromissos da semana: Experimentar a oração em família; Rezar o terço em família; Participar das atividades da Semana da Família – Congresso da Família: A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo.
obrigada pela presença!!! Formação por etapas: Cristina e Vânia - 3ª E 4ª Etapa Flávia - 5ª Etapa
5 ª etapa: “a alegria do evangelho” – parte i
7˚ENCONTRO : “ A Missão que se encarna nas limitações humanas” Dar ênfase aos compromissos assumidos na semana anterior e à partilha do que foi colocado em prática - em todos os encontros – início Fato da vida: filho que diz nunca ter visto um cristão ao pai que fala sobre as marcas de um verdadeiro cristão. Aprendendo com a Palavra: Mc7,1-13 (Jesus diz aos fariseus e doutores da Lei que eles abandonam o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens) (Reflexão com o ditado popular: Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço).
É PRECISO ACOMPANHAR COM MISERICÓRDIA E PACIÊNCIA AS POSSÍVEIS ETAPAS DE CRESCIMENTO DAS PESSOAS . UM PEQUENO PASSO NO MEIO DE LIMITAÇÕES HUMANAS, PODE SER MAIS AGRADÁVEL A DEUS QUE A VIDA EXTERNAMENTE CORRETA DE QUEM TRANSCORRE OS SEUS DIAS SEM ENFRENTAR SÉRIAS DIFICULDADES (EG. n˚44).
Evangelii Gaudium ( A Alegria do Evangelho) “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida, enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças.” Papa Francisco
Não tenhamos medo de rever! (EG.n˚43) [...] “ Podem até ser belos, mas agora não prestam o mesmo serviço à transmissão do evangelho. O Papa Francisco quer uma Igreja que se renova, sem apegos a coisas que não ajudam mais a evangelizar. Discussão sobre normas da Igreja que, segundo o grupo, precisam ser revistas.
8 ˚encontro : “ Uma mãe de coração aberto ” Fato da vida: Portas abertas ( a mãe que deixa a porta da casa aberta, com a esperança da filha voltar e poder entrar sem dificuldade ). Aprendendo com a Palavra: Jo 10,7-16 ( Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor: conheço as minhas ovelhas ... Eu sou a porta. Quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá e encontrará pastagem . ( reflexão : igreja – corpo místico de Cristo - comunidade de amor )
Lá fora há uma multidão faminta e jesus repete-nos sem cessar: “dai-lhes vos mesmos de comer” nossa paróquia e nosso grupo são como uma mãe de coração aberto? Podemos melhorar? O que dizer dos que não são batizados e não recebem a eucaristia por causa de alguma norma?
9˚encontro : “ não a uma economia de exclusão Fato da vida: em busca do sapato perdido Empatia Aprendendo com a palavra: Tg 5,1-6 “Vocês condenaram e mataram o justo e ele não conseguiu defender-se” Sociedade capitalista: o ter prevalece sobre o ser. Ganância – poder – individualismo- falta de empatia
Desafios do mundo atual Estamos na era do conhecimento e da informação Desigualdade social Exclusão Economia da Exclusão Pessoas morrendo de frio, Comida sendo jogada no lixo A cultura do bem-estar anestesia-nos, a ponto de perdermos a serenidade se o mercado oferece algo que ainda não compramos, enquanto toadas estas vidas ceifadas por falta de possibilidades nos parecem um mero espetáculo que não nos incomoda de forma alguma (EG. n˚ 54)
As pessoas estão interessadas em participar da comunidade? E de grupo de reflexão? Se envolvem com outras pastorais?
“ Quanto mais precisamos de um dinamismo missionário que leve sal e luz ao mundo , muitos leigos temem que algu [ em os convide a realizar alguma tarefa apostólica e procuram fugir de qualquer compromisso que lhes possa roubar o tempo livre ” (EG. nº 81) Obrigada pelo seu sim ! Obrigada por ser coordenador (a) de Grupo de Reflexão !