GRUPOS NOMINAIS NO INGLES (NOMINAL GROUP) TEACHER: MÁRIO ANDRÉ REMOTE CLASS FOR THE 3 ND YEAR OF REGULAR HIGH SCHOOL.
Um dos aspectos da língua inglesa que mais podem gerar confusão para um estudante inicial, é a ordem dos grupos nominais, que difere bastante em relação à língua portuguesa. Observe o exemplo a seguir : Exemplo (1): A big and comfortable house . Na sentença do exemplo 1, temos um substantivo que agrega outros ao seu redor. Qual seria esse substantivo? É muito fácil de descobrir, visto que o vocabulário da sentença é bem simples. “Big” é uma palavra fácil. E “ comfortable ” é cognata. Ambas são adjetivos. Tirando, então, “a”, que você já viu que é artigo indefinido e “ and ” que é conjunção aditiva, sobra a palavra mais fácil de todas: “ house ”.
Se “ house ” é tão importante, então porque ela viria no final da sentença? Acontece que, em língua inglesa, esse tipo de organização de ideias é possível e desejável. Primeiro dão-se as características do substantivo, para então nomeá-lo. Em inglês, um nominal group significa , em geral, um substantivo cercado por palavras que, de alguma forma, o caracterizam. S ão expressões de caráter nominal que tem como elementos mais comuns substantivos e adjetivos . Um substantivo e um ou mais modificadores compõem um grupo nominal (do qual o substantivo é o núcleo). Num grupo nominal encontramos a headword (núcleo ou palavra principal) e os modifiers (modificadores ou palavras suportes). O núcleo é representado pelo substantivo e os modificadores são representados por artigos, numerais, pronomes, advérbios, adjetivos e substantivos também. A ordem dessas classes gramaticais nas frases não corresponde à estrutura do português. Veja: Electric Energy = Energia Elétrica United Kingdom = Reino Unido Private Investors = Investidores Privados State Government = Governo Estadual
As palavras destacadas nos exemplos abaixo são os núcleos:
Como em uma oração, um grupo nominal também tem um nome que é a idéia central ( main ou head ): um substantivo principal; precedido de premodifiers , ou seja, de outras palavras que o modificam. Os itens que vêm após o nome são chamados de postmodifiers . Estrutura básica de um grupo nominal:
Em um grupo nominal de mais de um constituinte o núcleo será o último elemento . Vejamos alguns exemplos de grupos nominais:
Exemplo (2): This five beautiful shiny Ane oranges resting on the table . ( E stas cinco lindas e brilhantes laranjas de Ane estão repousando sobre a mesa .) Todas as palavras do exemplo 2 convergem para oranges , modificando-a. Ou seja, aquelas “ oranges ” sobre a qual se falam não são qualquer “ oranges ”. Elas são “Five”, são “ beautiful ”, são “ shiny ” e são de “Ane”. Esses são os premodifieres . Além disso, aquelas “ oranges ” estão “ resting on the table ”. E não em qualquer outro lugar, portanto, esses são os postmodifiers .
A língua inglesa é bastante nominal, portanto, é muito comum o surgimento de grupos de palavras que giram em torno de substantivos . Isso se dá em parte por conta da flexibilidade que esses grupos nominais permitem no uso da língua, através do grande número de possibilidades de disposição de pré e de postmodifiers , em parte por causa de um recurso especial da língua chamado THEMATIC EQUATIVE . Ou seja, uma sentença A pode ser conjugada com uma sentença B de diferentes formas . Thematic equative é um recurso temático que permite o agrupamento por temas de duas ou mais sentenças independentes. Obs : THEME / REME : Tema e rema são úteis para nos ajudar a compreender como a informação é organizada em sentenças. O tema é o assunto principal da questão . O rema é aquilo que se fala sobre aquele tema . Numa ordem direta, o tema seria a primeira coisa a aparecer na questão e o rema seria tudo o mais que é dito sobre o tema. É possível que em um texto o rema de uma sentença torne-se o tema da sentença seguinte.
Exemplo (3) What the guests need for breakfast is an omelette . ( O que os hóspedes precisam para o café da manhã é uma omelete .) A sentença mais importante desse enunciado é o que está GRIFADO. É essa sentença que anuncia o conteúdo de toda a oração, ou seja, o que os “ guests ” precisam para o “ breakfast ”. O complemento do tema virá na oração a seguir: “ an omelette ”. Esse tipo de sentença pode funcionar como uma equação já explicada acima: Theme = Reme Por que uma equação? Porque o tema da questão, que aqui é o “ omelette ”, pode ser levado para qualquer parte da sentença e mesmo assim ela não perderá o sentido principal. Observe os exemplos a seguir: Exemplo (4): An omelette is what the guests need for breakfast. Exemplo (5) The guests need an omelette for breakfast. Há, evidentemente, uma variação semântica de acordo com a posição. Enquanto nos exemplos 3 e 4 tudo o que os hóspedes precisam é de uma omelete, no exemplo 5, o omelete é uma das coisas de que os hóspedes precisam para o café da manhã.
Modificadores e sua classificação Os modificadores de grupos nominais em inglês podem ser artigos, numerais, pronomes, advérbios, adjetivos e substantivos . Observe novamente os grupos nominais e suas classificações:
A diferença entre esses modificadores e os complementos é que estes completam o sentido do nome , são necessários. Já modificadores , no entanto, são opcionais, pois dão apenas informações adicionais . “ Obs : Relative Clauses nada mais são do que sentenças ( frases ) que informam algo relacionado a alguém ou algo ( ex : The woman who called you is my sister. ( A mulher que te ligou é minha irmã . )” Como já dissemos anteriormente, em língua inglesa você tem certa liberdade de decisão quanto ao lugar em que irá colocar o modificador na sentença, por isso você pode encontrar sentenças que variam, como as expostas no exemplo 9 , sem, no entanto, ter perda ou alteração de sentido . Veja: Exemplo (14) - We rowed the boat vigorously . ( Nós remamos o barco vigorosamente .) - We vigorously rowed the boat. ( Nós remamos vigorosamente o barco .) - Vigorously we rowed the boat. ( Vigorosamente nós o barco com vigor) O mais importante é que o modifier é sempre colocado o mais próximo possível da palavra ou das palavras que modificará.
Observe abaixo os tipos de modificadores:
Já Determinantes são os artigos, pronomes demonstrativos, numerais, pronomes possessivos e quantificadores. Esses elementos são, em geral, colocados antes do substantivo. Artigos (a, an , the ); Numerais (ordinais/cardinais); Pronomes indefinidos, Demonstrativos ( this , these , that , those ) e Possessivos; Exemplo (8): They are two wonderful women . No exemplo 8 acima, podemos identificar um pronome, “ they ”, e um numeral, “ two ”, que determinam a pessoa do verbo e a quantidade de pessoas de que se fala. Mas observe também: GRUPOS NOMINAIS SEM DETERMINANTES GRUPOS NOMINAIS COM MAIS DE UM DETERMINANTE
VAMOS RELEMBRAR? Em inglês, o grupo nominal mais simples tem a seguinte formação: Grupo nominal = Adj + Subst ( núcleo) Ex : Black Sheep Há, ainda, outros casos de grupos nominais em inglês, como vimos acima, em que os últimos substantivos do grupos são os seus respectivos núcleos: IMPORTANTE: O que devemos lembrar quando nos deparamos com grupos nominais em inglês nos textos que lemos: Precisamos delimitar onde começa e onde termina um grupo nominal na frase (deixar os verbos para fora do grupo nominal); Precisamos ler “de trás para frente” os grupos nominais, pois os núcleos geralmente aparecem na última posição do grupo nominal; Precisamos SEMPRE lembrar que a tradução de uma língua para outra nunca é feita com o mesmo número de palavras ou com a mesma posição das palavras.
Vamos buscar alguns exemplos de uso dessas estruturas nos textos de língua inglesa? Observe o fragmento exposto no exemplo 6, a seguir. ___________________________________________________________________________________ “It is hard to imagine how a creature without language would think, but one may suspect that a world without any kind of language would in some ways resemble a world without money — a world in which actual commodities , rather than metal or paper symbols for the value of these, would have to be exchanged. How slow and cumbersome the simplest sale would be , and how impossible the more complex ones !” ___________________________________________________________________________________ “É difícil imaginar como uma criatura sem linguagem pensaria, mas pode-se suspeitar que, um mundo sem qualquer tipo de linguagem, se assemelharia de alguma forma a um mundo sem dinheiro – um mundo no qual mercadorias reais , em vez de símbolos de metal ou papel para o valor destes, teria de ser trocado. Quão lenta e complicada seria a venda mais simples , e quão impossíveis as mais complexas !” _______________________________________________________________________________________ Observe os agrupamentos nominais sublinhados no texto: “ a ) actual commodities b) metal or paper symbols c) slow and cumbersome the simplest sale would be”. Em cada um desses agrupamentos nominais há uma headword , ou seja, um substantivo principal. Qual seria? Vamos a eles : a) commodities b ) symbols c ) sale Há também palavras que remetem a esse substantivo, modificando-o ou caracterizando o. Assim, as commodities são actual , o s symbols são de metal ou paper e a s simple sales são slow e cumbersome .