guia de estudo 8º ano FQ - ondas sonoras e som.pptx
ssuseradf9ac1
0 views
19 slides
Oct 02, 2025
Slide 1 of 19
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
About This Presentation
Resumo sobre o som para fisico quimica de 8º ano
Size: 9.17 MB
Language: pt
Added: Oct 02, 2025
Slides: 19 pages
Slide Content
Som Físico-química 8ºano
O que é? Sensação auditiva que é produzida por vibrações mecânicas que podem ser captadas pelo ouvido humano. No vazio não existe propagação do som. Acústica Vibração mecânica Estudo do som. Elemento vibratório que origina de um meio material. Esse meio tem de ter um estímulo ou uma perturbação para emitir ondas sonoras.
Produção Existem vários instrumentos musicais para produzir som/ música. Esses instrumentos podem produzir som de várias maneiras e, por isso, classificam-se em: Instrumentos de cordas Instrumentos de sopro Instrumentos de precursão
Propagação Para existir som tem de haver um meio material ( sólido, líquido ou gasoso) onde este se propague. Período, T, da fonte sonora Frequência, f, d a fonte sonora Intervalo de tempo que a corda demora a efetuar uma oscilação completa. Indica o número de vibrações/ oscilações feitas por uma fonte sonora por unidade de tempo. A sua unidade de tempo é o Hertz . 1 Hertz = 1 vibração por segundo 1 Hertz =
A propagação do som no ar acontece através das partículas do ar que estão próximas da fonte sonora. Essas partículas afastam-se da sua posição de equilíbrio e propagam-se por outras partículas de ar criando zonas mais densas e menos densas . As partículas do ar, ao vibrarem, provocam: Zonas de compressão: Zona onde o ar fica mais denso, com mais moléculas. Zonas de rarefação: Zona onde o ar fica menos denso, com menos moléculas.
Velocidade Fatores de que depende o som Meio Temperatura Quanto maior é a temperatura, maior é a vibração dos corpúsculos e, por isso, maior é a velocidade. V som (sólidos) > V som (líquidos) > V som (gasoso) Quanto melhor se transmite um som, maior é a velocidade do som nesse meio.
A velocidade calcula-se dividindo a distância percorrida pelo tempo que o som levou a percorrê-lo.
Atributos Intensidade Altura Timbre Energia emitida pelo som. Mede-se em decibel (dB) e diminui à medida que distância à fonte sonora aumenta. Permite distinguir os sons agudos dos graves e está relacionada com a frequência. Permite diferenciar uma fonte sonora de outra, tendo elas frequência (altura) e intensidade iguais. O diapasão é o único instrumento que produz som puro. Os sons complexos resultam da mistura de frequências puras.
Ondas sonoras São ondas mecânicas , pois são uma perturbação que se propaga através de um meio. Resultam da compressão e rarefação alternadas das partículas do meio.
Tipos de ondas Longitudinais Transversais Produzem-se quando se comprime e estiva uma mola, originando zonas de compressão e rarefação. As vibrações dão-se na mesma direção em que a onda se propaga. Produzem-se quando se oscila verticalmente as extremidades de uma corda, originando cristas e vales. As vibrações dão-se perpendicularmente à direção da propagação. As ondas sonoras são sempre ondas mecânicas longitudinais , pois resultam de compressão e rarefação das moléculas de ar.
Caraterísticas das ondas Amplitudes (A) Comprimento de onda ( ) Período (T) Frequência (f) Velocidade (v) Afastamento máximo em relação à posição de equilíbrio. Mede-se em (m). Distância, na horizontal, entre dois picos, ou entre dois vales. Mede-se em metros (m). Tempo de uma vibração completa. Mede-se em segundos (s). Número de vibrações por segundo. M ede-se em hertz. Unidade SI é o metro por segundo (m/s)
Espetro sonoro Conjunto de todos os sons audíveis e não audíveis pelo ser humano.
Para descrever a sensibilidade do ouvido humano aos sons. Usa-se uma grandeza, que se mede em decibéis. Nível de intensidade sonora ou nível sonoro Escala de decibéis dB corresponde ao nível de intensidade sonora mínima detetada pelo ouvido humano. 120 dB corresponde ao nível de intensidade sonora máximo suportável pelo ouvido humano. Limiar da audição. Limiar da dor.
Ouvido humano Ouvido médio Ouvido interno Ouvido externo Possuí a cadeia de ossículos – martelo, bigorna e estribo. Função: Amplifica as vibrações. Martelo Bigorna Estribo Constituído pela orelha (pavilhão auditivo), canal auditivo e membrana do tímpano. Função: Recebe as vibrações. Caracol com células nervosas que ligam ao nervo auditivo. Função: Converte as vibrações em sinais elétricos a enviar ao cérebro.
Fenómenos acústicos Reflexão do som Ocorre sempre que ao longo da sua propagação, as ondas emitidas encontram uma superfície dura e lisa, voltando para trás. Ao encontrar o obstáculo forma um ângulo de incidência e quando é refletido forma um ângulo de reflexão . Se o ângulo de incidência é 0º, o ângulo de reflexão será também 0º - o som volta para trás sem mudar de direção. Se o ângulo de incidência é maior que 0º, o ângulo de reflexão terá o mesmo valor, logo o som volta para trás mudando de direção.
A intensidade do som refletido numa superfície é sempre menor à intensidade do som que nela incide. Sendo assim, a energia perdida pelos corpúsculos é absorvida pela superfície, dizendo-se que existe absorção do som . Se a superfície é muito lisa e dura há pouca absorção do som e a intensidade do som refletido é praticamente igual à do som incidente. Se a superfície é rugosa e pouco dura há muita absorção do som e a intensidade do som refletido é bastante menor do que o som incidente.
Tipos de reflexão Eco Ressonância Reverberação Consegue-se distinguir o som emitido do som refletido, tendo obrigatoriamente um intervalo de 0,1s. A fonte sonora tem de estar a uma distância de pelo menos 17m do obstáculo. Acontece quando a propagação do som se reflete e existe sobreposições de ondas sonoras. Acontece quando se tem a sensação de prolongamento do som. Nestes casos o obstáculo encontra-se a menos de 17m da origem do som.
Aplicação de reflexão de ultrassons: Ecolocalização dos animais. Sonar Ecografias
Refração do som Acontece quando o som passa de um meio material para outro, alterando a sua velocidade e direção. Neste caso, também acontece absorção do som, por isso, a intensidade do som refratado é sempre menor do que a intensidade do som incidente.