Aula para Graduação sobre hábitos deletérios na disciplina de Ortodontia
Size: 16.11 MB
Language: pt
Added: Sep 23, 2025
Slides: 28 pages
Slide Content
Hábitos Deletérios Ortodontia II Amanda Gomes de Faria
HÁBITOS BUCAIS DELETÉRIOS Entende-se por hábito, um automatismo adquirido , inicialmente consciente, que de tantas vezes praticado torna-se inconsciente e passa a ser incorporado à personalidade.
DEPENDENDO SEMPRE DA: FREQUÊNCIA / DURAÇÃO/ INTENSIDADE Velini 2001
ETIOLOGIA DA MÁS OCLUSÕES Os hábitos bucais deletérios têm um papel importante como fator etiológico das má oclusões, interferindo no equilíbrio muscular.
A significância desse equilíbrio vai depender da intensidade , da frequência e da duração do hábito .
Classificação de Graber Di v id e o s fa to r es e t iol óg i c os em in t r í n seco s e e x t r ín s eco s . FATORES EXTRÍNSECOS (GERAIS) São fatores agindo à distância, muitas vezes durante a formação do indivíduo e que portanto são dificilmente controláveis pelo ortodontista, com exceção dos hábitos bucais. A- Hereditariedade Influência racial hereditária; Tipo facial hereditário; Influência hereditária no padrão de crescimento e desenvolvimento.
Classificação de Graber B- Moléstias ou deformidades congênitas L ábio leporino Paralisia cerebral C- Meio ambiente I nfluência pré-natal influência pós-natal D- Ambiente metabólico e enfermidades predisponentes A poliomielite, distrofia muscular, tireóide e paratireóide , são algumas moléstias que podem causar má oclusão.
Classificação de Graber E- Problemas dietéticos Raquitismo Beribéri F- Hábitos e Pressões Anormais G- Postura H- Acidentes e traumatismos Dilaceração coronária Duplicação da raiz Dilaceração radicular
Classificação de Graber FATORES INTRÍNSECOS (LOCAIS) São fatores mais diretamente relacionados à cavidade bucal e perfeitamente controláveis pelo dentista. Os fatores intrínsecos ou locais devem ser detectados e eliminados, para que a correção seja mantida e não ocorram recidivas . A- Anomalias de número D entes supranumerários A usências dentais B- Anomalias de tamanho Macrodentes Microdentes C- Anomalias de forma D entes conóides C úspides extras
Classificação de Graber D- Freios labiais e bridas mucosas E- Perda prematura de dentes decíduos Ocasiona diminuição do perímetro do arco e falta de espaço para a erupção do permanente. F- Retenção prolongada de dentes decíduos F alta de sincronia entre processo de rizólise e rizogênese . R igidez do periodonto . G- Erupção tardia dos dentes permanentes Causada pela presença de um dente supranumerário, raiz de um dente decíduo, barreira de tecido fibroso ou óssea. H- Via de erupção anormal Os dentes têm sua -via de erupção anormal por falta de espaço no arco dental .
Classificação de Graber I- Anquilose Provocada por algum tipo de lesão que, pelo rompimento da membrana periodontal, determina a formação de uma ponte óssea unindo o cemento à lâmina dura alveolar, retardando ou mesmo impedindo que o dente faça sua erupção. J- Cáries dentais Ocasiona perda do dente decíduo ou perda do ponto de contato, resultando em encurtamento do arco. K- Restaurações dentais inadequadas Ocasiona diminuição ou aumento do perímetro do arco.
Fatores extrínsecos Alguns exemplos:
Fatores intrísecos Alguns exemplos:
OS HÁBITOS ORAIS DELETÉRIOS PODEM SER DIVIDIDOS EM: Sucção N ão Nutritiva:(sucção de chupeta, sucção digital ); hábitos de morder (objetos, lábios, onicofagia e bruxismo) e h ábitos funcionais(respiração bucal, deglutição atípica e interposição de língua)
DEGLUTIÇÃO ATÍPICA Origina-se basicamente de um desequilíbrio da musculatura entre a cinta muscular perioral e a língua . As causas mais prováveis das deglutições atípicas são : Desequilíbrio do controle nervoso Tonsilas inflamadas Macroglossia
DEGLUTIÇÃO ATÍPICA COM PRESSÃO ATÍPICA DE LÁBIO (interposição labial) Ocorre em pacientes que, aguarda em repouso, os lábios não entram em contato . COM PRESSÃO ATÍPICA DE LÍNGUA E m pacientes com este tipo de problema, no momento de deglutir, os dentes não entram em contato. Tipo I: Não causa deformidades Tipo II: Com pressão lingual anterior Tipo III: Com pressão lingual lateral Tipo IV: Pressão lingual anterior e lateral Classificação:
HÁBITO DE POSTURA As deformidades dos arcos podem ser causadas também pelas pressões anormais de posturas ao dormir ou sentar-se. O mais comum é o hábito de apoiar o rosto sobre a mão ou descansar o rosto sobre o antebraço durante o sono . O tipo de má oclusão causado por este hábito geralmente é unilateral e localizado no arco superior.
ONICOFAGIA O hábito de roer as unhas geralmente é uma substituição ao ato da sucção do dedo ou da chupeta . – Infecções na mucosa (higiene) – Micro-fraturas e desgastes no esmalte dentário
RESPIRAÇÃO BUCAL A respiração bucal normalmente se associa a pacientes com interposição de língua e de lábio, As causas da respiração bucal podem ser: O bstruções das vias aéreas superiores ; Desvios do septo ; I nflamação da membrana basal, Adenóides
SUCÇÃO DO DEDO A sucção do polegar provoca, na grande maioria das vezes, uma mordida aberta anterior e distalização da mandíbula, ocasionada por pressão exercida pela mão e braço . Se a criança tem realmente o hábito da sucção é porque tem necessidade psicoemocional deste ato, pelo menos inicialmente. Os hábitos bucais estão intimamente relacionados com o estado emocional da criança e ela o executa nos momentos de angústia ou ansiedade.
SUCÇÃO DE CHUPETA OU MAMADEIRA Sucção anormal, levando á incorreta atuação dos músculos periorais . Causando: Mordida Aberta Overjet acentuado Altera a postura e tonicidade dos músculos da boca Altera o padrão de respiração de nasal para bucal.
SUCÇÃO DO LÁBIO Sobremordida acentuada Vestibuloversão dos incisivos superiores Linguoversão dos incisivos inferiores
BRUXISMO Normalmente ligado a fatores psicológicos e distúrbios de sono Provoca : Abrasão do esmalte dentário Espasmos musculares Disfunção de ATM Perda dimensão vertical
TRATAMENTO Preventivo Medidas preventivas em odontopediatria , orientações pais , palestras, campanhas educativas Interceptativo Tratamento o rtodôntico das alterações oclusais Após a remoção do hábito de sucção de chupeta e/ou mamadeira há possibilidade de AUTO CORREÇÃO da mordida aberta, sobretudo nas crianças de até 4 anos. O QUANTO ANTES REMOVIDO, mais fácil a auto correção .
AMAMENTAÇÃO A juda no desenvolvimento motor oral adequado. Mínimo de 6 meses. Quanto menor o período de amamentação, maior a possibilidade da criança adquirir hábitos. E com hábitos , possibilidade de má oclusão . • A mamadeira satisfaz nutricionalmente mais rápido, mas não satisfaz o instinto da sucção
Hábitos mais prevalentes: Mamadeira - chupeta - sucção digital Alteração oclusal mais prevalente: Mordida aberta - mordida cruzada posterior
REFERÊNCIAS https:// www.scielo.br/scielo.php?pid=S2317-17822017000300302&script=sci_arttext https:// www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-18462011005000060&script=sci_arttext&tlng=pt VELLINI, F., COTRIN-FERREIRA, F.A., COTRIN-FERREIRA, A. Ortodontia Clínica. Tratamento com aparelhos fixos. Artes Médicas, 1ª Edição, São Paulo 2013. 7.