Habitos-Deleterios aula graduação ortodontia

8sbwps9hf2 5 views 28 slides Sep 23, 2025
Slide 1
Slide 1 of 28
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28

About This Presentation

Aula para Graduação sobre hábitos deletérios na disciplina de Ortodontia


Slide Content

Hábitos Deletérios Ortodontia II Amanda Gomes de Faria

HÁBITOS BUCAIS DELETÉRIOS Entende-se por hábito, um automatismo adquirido , inicialmente consciente, que de tantas vezes praticado torna-se inconsciente e passa a ser incorporado à personalidade.

DEPENDENDO SEMPRE DA: FREQUÊNCIA / DURAÇÃO/ INTENSIDADE Velini 2001

ETIOLOGIA DA MÁS OCLUSÕES Os hábitos bucais deletérios têm um papel importante como fator etiológico das má oclusões, interferindo no equilíbrio muscular.

A significância desse equilíbrio vai depender da intensidade , da frequência e da duração do hábito .

Classificação de Graber Di v id e o s fa to r es e t iol óg i c os em in t r í n seco s e e x t r ín s eco s . FATORES EXTRÍNSECOS (GERAIS) São fatores agindo à distância, muitas vezes durante a formação do indivíduo e que portanto são dificilmente controláveis pelo ortodontista, com exceção dos hábitos bucais. A- Hereditariedade Influência racial hereditária; Tipo facial hereditário; Influência hereditária no padrão de crescimento e desenvolvimento.

Classificação de Graber B- Moléstias ou deformidades congênitas L ábio leporino Paralisia cerebral C- Meio ambiente I nfluência pré-natal influência pós-natal D- Ambiente metabólico e enfermidades predisponentes A poliomielite, distrofia muscular, tireóide e paratireóide , são algumas moléstias que podem causar má oclusão.

Classificação de Graber E- Problemas dietéticos Raquitismo Beribéri F- Hábitos e Pressões Anormais G- Postura H- Acidentes e traumatismos Dilaceração coronária Duplicação da raiz Dilaceração radicular

Classificação de Graber FATORES INTRÍNSECOS (LOCAIS) São fatores mais diretamente relacionados à cavidade bucal e perfeitamente controláveis pelo dentista. Os fatores intrínsecos ou locais devem ser detectados e eliminados, para que a correção seja mantida e não ocorram recidivas . A- Anomalias de número D entes supranumerários A usências dentais B- Anomalias de tamanho Macrodentes Microdentes C- Anomalias de forma D entes conóides C úspides extras

Classificação de Graber D- Freios labiais e bridas mucosas E- Perda prematura de dentes decíduos Ocasiona diminuição do perímetro do arco e falta de espaço para a erupção do permanente. F- Retenção prolongada de dentes decíduos F alta de sincronia entre processo de rizólise e rizogênese . R igidez do periodonto . G- Erupção tardia dos dentes permanentes Causada pela presença de um dente supranumerário, raiz de um dente decíduo, barreira de tecido fibroso ou óssea. H- Via de erupção anormal Os dentes têm sua -via de erupção anormal por falta de espaço no arco dental .

Classificação de Graber I- Anquilose Provocada por algum tipo de lesão que, pelo rompimento da membrana periodontal, determina a formação de uma ponte óssea unindo o cemento à lâmina dura alveolar, retardando ou mesmo impedindo que o dente faça sua erupção. J- Cáries dentais Ocasiona perda do dente decíduo ou perda do ponto de contato, resultando em encurtamento do arco. K- Restaurações dentais inadequadas Ocasiona diminuição ou aumento do perímetro do arco.

Fatores extrínsecos Alguns exemplos:

Fatores intrísecos Alguns exemplos:

OS HÁBITOS ORAIS DELETÉRIOS PODEM SER DIVIDIDOS EM: Sucção N ão Nutritiva:(sucção de chupeta, sucção digital ); hábitos de morder (objetos, lábios, onicofagia e bruxismo) e h ábitos funcionais(respiração bucal, deglutição atípica e interposição de língua)

DEGLUTIÇÃO ATÍPICA Origina-se basicamente de um desequilíbrio da musculatura entre a cinta muscular perioral e a língua . As causas mais prováveis das deglutições atípicas são : Desequilíbrio do controle nervoso Tonsilas inflamadas Macroglossia

DEGLUTIÇÃO ATÍPICA COM PRESSÃO ATÍPICA DE LÁBIO (interposição labial) Ocorre em pacientes que, aguarda em repouso, os lábios não entram em contato . COM PRESSÃO ATÍPICA DE LÍNGUA E m pacientes com este tipo de problema, no momento de deglutir, os dentes não entram em contato. Tipo I: Não causa deformidades Tipo II: Com pressão lingual anterior Tipo III: Com pressão lingual lateral Tipo IV: Pressão lingual anterior e lateral Classificação:

HÁBITO DE POSTURA As deformidades dos arcos podem ser causadas também pelas pressões anormais de posturas ao dormir ou sentar-se. O mais comum é o hábito de apoiar o rosto sobre a mão ou descansar o rosto sobre o antebraço durante o sono . O tipo de má oclusão causado por este hábito geralmente é unilateral e localizado no arco superior.

ONICOFAGIA O hábito de roer as unhas geralmente é uma substituição ao ato da sucção do dedo ou da chupeta . – Infecções na mucosa (higiene) – Micro-fraturas e desgastes no esmalte dentário

RESPIRAÇÃO BUCAL A respiração bucal normalmente se associa a pacientes com interposição de língua e de lábio, As causas da respiração bucal podem ser: O bstruções das vias aéreas superiores ; Desvios do septo ; I nflamação da membrana basal, Adenóides

SUCÇÃO DO DEDO A sucção do polegar provoca, na grande maioria das vezes, uma mordida aberta anterior e distalização da mandíbula, ocasionada por pressão exercida pela mão e braço . Se a criança tem realmente o hábito da sucção é porque tem necessidade psicoemocional deste ato, pelo menos inicialmente. Os hábitos bucais estão intimamente relacionados com o estado emocional da criança e ela o executa nos momentos de angústia ou ansiedade.

SUCÇÃO DE CHUPETA OU MAMADEIRA Sucção anormal, levando á incorreta atuação dos músculos periorais . Causando: Mordida Aberta Overjet acentuado Altera a postura e tonicidade dos músculos da boca Altera o padrão de respiração de nasal para bucal.

SUCÇÃO DO LÁBIO Sobremordida acentuada Vestibuloversão dos incisivos superiores Linguoversão dos incisivos inferiores

BRUXISMO Normalmente ligado a fatores psicológicos e distúrbios de sono Provoca : Abrasão do esmalte dentário Espasmos musculares Disfunção de ATM Perda dimensão vertical

TRATAMENTO Preventivo Medidas preventivas em odontopediatria , orientações pais , palestras, campanhas educativas Interceptativo Tratamento o rtodôntico das alterações oclusais Após a remoção do hábito de sucção de chupeta e/ou mamadeira há possibilidade de AUTO CORREÇÃO da mordida aberta, sobretudo nas crianças de até 4 anos. O QUANTO ANTES REMOVIDO, mais fácil a auto correção .

AMAMENTAÇÃO A juda no desenvolvimento motor oral adequado. Mínimo de 6 meses. Quanto menor o período de amamentação, maior a possibilidade da criança adquirir hábitos. E com hábitos , possibilidade de má oclusão . • A mamadeira satisfaz nutricionalmente mais rápido, mas não satisfaz o instinto da sucção

Hábitos mais prevalentes: Mamadeira - chupeta - sucção digital Alteração oclusal mais prevalente: Mordida aberta - mordida cruzada posterior

REFERÊNCIAS https:// www.scielo.br/scielo.php?pid=S2317-17822017000300302&script=sci_arttext https:// www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-18462011005000060&script=sci_arttext&tlng=pt VELLINI, F., COTRIN-FERREIRA, F.A., COTRIN-FERREIRA, A. Ortodontia Clínica. Tratamento com aparelhos fixos. Artes Médicas, 1ª Edição, São Paulo 2013. 7.
Tags