Hans christian oersted (1777-1851)

FilipaFonseca 9,280 views 8 slides Jan 20, 2013
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

Física 11º Ano


Slide Content

Hans Christian Oersted (1777-1851) Pai do Eletromagnetismo

Descoberta do Electromagnetismo O Eletromagnetismo é o nome que se dá ao conjunto de teorias que Maxwell, apoiado em outras descobertas, desenvolveu e unificou para explicar, através da qual Maxwell conseguiu explicar a relação direta entre a energia elétrica e o poder do magnetismo. Descobriu que toda corrente elétrica produz um Campo Magnético; isso, pois o movimento das cargas elétricas possui um sentido. Quando associamos um íman a uma corrente elétrica, ativamos então uma força eletromagnética.

Hans Christian Oersted (1777-1851) Físico e químico dinamarquês. Descobriu que as correntes elétricas podem criar campos magnéticos. Foi a partir do momento em que conheceu Johann Wilhelm Ritter , um físico que acreditava na existência de uma ligação entre eletricidade e magnetismo que as conversações entre ambos levaram Oersted ao estudo da física. Teve um contributo fundamental para o avanço da Ciência no séc.. XIX

Eis a grande descoberta… Durante uma palestra, Oersted desenvolveu uma experiência que forneceu evidências que o surpreenderam. Enquanto preparava os seus materiais, reparou que a agulha de uma bússola deflectia do norte magnético quando a corrente elétrica da bateria que estava a usar era ligada e desligada. Com este mero acaso, Oersted fez uma grande descoberta: a relação direta entre eletricidade e magnetismo.

Experiência de Oersted A sua experiência foi feita da seguinte maneira: Primeiramente coloca-se um fio condutor retilíneo ligado a uma bateria, inicialmente com a chave aberta para que não haja fluxo de corrente elétrica, e uma bússola com a agulha pararelelamente abaixo do fio, como a figura 1.

Experiência de Oersted Fechando-se a chave veremos que a agulha da bússola irá girar, e invertendo o sentido da corrente veremos que a agulha irá girar para o sentido oposto, figuras 2 e 3. Desta forma, Oersted provou que um fio condutor percorrido por corrente elétrica gera ao seu redor um campo magnético, cujo o sentido depende do sentido da corrente, figura 4.

Conclusão… Quando a agulha de uma bússola é colocada próxima de uma corrente elétrica, essa agulha é desviada de sua posição. Ora, uma agulha magnética, suspensa pelo centro de gravidade, só entra em movimento quando está em um campo magnético. O deslocamento da agulha só se explica pela formação de um campo magnético em torno do condutor percorrido por corrente elétrica. Foi essa a primeira vez que se observou o aparecimento de um campo magnético juntamente com uma corrente elétrica.
Tags