Havaianas

MicheleOliveira399330 228 views 34 slides Aug 28, 2021
Slide 1
Slide 1 of 34
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34

About This Presentation

História e marketing das Havaianas


Slide Content

PROJETO - MARKETING - TURMA ADM02 PROFESSOR: TIAGO ROMÃO DAVID ALEXANDER DA SILVA SILVESTRE GUILHERME ALVES MOREIRA JEFFERSON LUIZ DOS SANTOS OLIVEIRA LARISSA PARESQUI PINHEIRO MICHELE OLIVEIRA DA SILVA RENAN ALEXANDRINO DOS SANTOS

Havaianas é uma marca criada e fabricada pela empresa centenária São Paulo Alpargatas S.A. O nome foi emprestado do Havaí, que foi projetado por Hollywood como lugar dos sonhos dos anos 60. O primeiro par de havaianas foi criado em 1962, o design foi inspirado nos chinelos japoneses tradicionais chamado Zori , cujas solas são feitas de palha de arroz e as tiras de tecido. O grão de arroz inspirou também a textura da palmilha, feita com borracha macia e resistente.

De 1962 a 1994, as campanhas de mídia estavam centradas nas características tangíveis do produto. A expressão “não deformam, não soltam as tiras e não têm cheiro” se popularizou com Chico Anysio estrelando anúncios em TV, rádio e impresso, ora no papel de seus personagens ora como ele mesmo. Na esteira do sucesso das sandálias, veio a concorrência. Para combatê-la, a empresa passou a usar a assinatura “Legítimas, só as Havaianas”.

As propagandas  começaram a alertar os consumidores que não deveriam aceitar sandálias fajutas, só as legítimas. E tanto se falou em fajuta que a palavra foi parar no dicionário Aurélio como sinônimo de produto falsificado e de má qualidade.

Caixeiros-viajantes levavam as Havaianas para todo canto do país, estacionavam as suas caravanas e todos corriam para ouvir notícias da cidade grande e comprar um par de sandálias, que eram vendidas em sacos de plástico bem simples. A propaganda foi tão intensa que em meados de 1964, praticamente todo trabalhador tinha um par de Havaianas em casa.

Em 19 de Julho de 1966, a São Paulo Alpargatas S/A, registra patente do modelo: palmilha com forquilha ornamentadas. Provando a invenção do modelo e garantindo a exclusividade do produto. Até 1969, só existiam as tradicionais sandálias azuis e brancas, mas um erro de maquinário produziu Havaianas verdes que foram para o mercado e ganharam a aprovação imediata dos clientes. A empresa aproveitou a onda e passou produzir também pares amarelos, ferrugem e preto.

Nos seus primeiros anos de comunicação, a marca – cuja propaganda estava inicialmente a cargo da agência J.W.Thompson – introduziu ainda uma ferramenta de marketing no Brasil: o merchandising. Desta vez, quem deu voz à inciativa foi Jô Soares com o personagem mordomo Gordon, no humorístico Família Trapo.

Em 1980, o Ministério da Fazenda incluiu as sandálias na lista de produtos fundamentais para a vida do brasileiro, distribuindo o item nas cestas básicas.

A marca, que possui participação de 80% no mercado brasileiro de chinelos de borracha, e cerca de 50% das vendas da Alpargatas. Comercializa cerca de 162 milhões de sandálias anualmente, dos quais 10% são para mais de 80 países dos cinco continentes, podendo ser encontrada em mais de 200 mil pontos de venda. As exportações chegam a 22 milhões de pares (somente nos Estados Unidos está presente em 1.700 pontos de venda). A cada três brasileiros, dois em média consomem um par de "Havaianas" por ano.

As vendas da sandália de borracha Havaianas, produto de sucesso da Alpargatas, já representam metade do faturamento da companhia, que no ano passado foi de R$ 1,6 bilhão. O investimento em marketing da marca, de 12% a 13% do faturamento, tem mantido as Havaianas em trajetória de crescimento. O caminho para transformar as sandálias em artigo fashion foi longo, começou com a queda nas vendas e necessidade de mudança.

A chave do reposicionamento: Um dos pontos mais significativos da virada da Havaianas foi entender que ambos os públicos — tanto classes C quanto média/alta — eram importantes em número de vendas, afinal o produto conseguia atender as demandas de todos. O primeiro passo: alterações no produto A ideia com isso veio por meio de uma pesquisa de mercado que identificou que os consumidores optavam por utilizar o produto em casa. Por isso, novas opções trariam mais possibilidades, e então a marca investiu pesado em propagandas que reforçassem essa ideia. A parceria com AlmapBBDO auxiliou a alavancar o marketing do produto.

A linha das sandálias Havaianas cresceu de apenas um modelo até 1994 para mais de 90 modelos nos dias atuais, comercializadas em mais de 65 cores e 500 combinações de estampas. A primeira ação visível de posicionamento da marca foi a criação de novas cores com o modelo Havaianas TOP, lançadas em 1994. Até então os calçados possuíam apenas 3 opções de cores e não eram monocromáticos.

Foram criadas campanhas aspiracionais e divertidas com Luiz Fernando Guimarães mostrando personalidades como Vera Fischer com suas Havaianas – Propaganda 1994

1995 As Havaianas lançam o primeiro modelo de chinelo com estampa ● Lançamento das HAVAIANAS BABY, sandálias direcionadas para um público infantil, em tamanhos que vão do 17/18 ao 23/24, com feixe para prender ao calcanhar.

1997 ● Lançamento das  HAVAIANAS BRASIL , sandálias com uma pequena bandeira do Brasil na tira e listras nas cores verde e amarela em torno da base. Essa sandália logo se tornou objeto de desejo no exterior e motivo de orgulho para os brasileiros.

1998 ● Modelos, músicos e jogadores brasileiros estavam no radar mundial por conta da Copa do Mundo da FIFA. Por hábito, a maioria usava Havaianas e era fotografada por paparazzi com as sandálias nos pés. A web ajudou espalhar esse hype – e o mundo todo começou a querer usar as legítimas brasileiras

1999 ● As Havaianas continuam se espalhando pelo mundo. Começam a ser distribuídas oficialmente na Espanha, Portugal, Itália, França, Inglaterra, EUA, República Dominicana e Japão.

2000 ● Entre a ameaça do bug do milênio e muita ansiedade, uma certeza: Havaianas nos pés dos brasileiros no Réveillon do milênio. E um modelo especial foi criado: a primeira sandália que brilhava no escuro.

2001 Nasce a SPECIAL COLLECTION : Havaianas super especiais com detalhes exclusivos como cristais e malhas de metal costuradas à mão por artesãs no Nordeste. Uma coleção única e sofisticada feita por mãos brasileiras para os pés do mundo inteiro.

2003 ● Lançamento das  HAVAIANAS FLASH , que possuem diferentes formas de tiras e estampas. Existem as inúmeras variações como Hit, Indian, Urban , Fresh , Way, Way Etnics e Tresse (modelos com tiras trançadas e em cores quentes).

2004 ● Lançamento das  HAVAIANAS IPÊ , modelos com estampas de animais em extinção feitas em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), onde 7% das vendas líquidas são destinadas ao instituto. Essa parceria teve início com uma coleção formada por sandálias que ilustravam o peixe-boi, o mico leão de cara-preta e o papagaio de cara-roxa. Já no ano seguinte, houve a renovação da coleção com novas espécies como a arara, o muriqui e a onça. Houve também o lançamento da coleção filhotes para as crianças, devido aos inúmeros pedidos dos consumidores.

● Lançamento das  HAVAIANAS HIGH , modelos com saltos em diferentes cores e estampas.

2006 ● Lançamento das  HAVAIANAS SLIM , simples, com tiras mais finas e delicadas e solado baixo. Possui duas variações, a Slim , lisa contando apenas com variação de cores, e a Slim Season , com tiras e estampa floral dourada. Rapidamente esse modelo caiu no gosto do público feminino e se tornou um ícone da marca.

2007 ● Os indicados ao Oscar receberam um par de havaianas desenvolvido exclusivamente para a festa durante a cerimônia de premiação, em Los Angeles. O modelo, avaliado em US$ 1,5 mil, tem as tiras com estrelas em ouro branco cravejadas de diamantes. Em homenagem aos astros, o solado também apresenta pequenas estrelas.

● Ainda em 2007, estreia operação própria no mercado americano com a abertura de um escritório nos Estados Unidos

2008 ● I naugura escritórios comerciais na Espanha e, no ano seguinte, no Reino Unido, na França e na Itália, seguindo sua estratégia de internacionalização.

2009 ● As Havaianas lançam uma parceria com a ONG Conservação Internacional para apoiar projetos no Arquipélago Abrolhos. Assim, 7% das vendas dos chinelos exclusivamente criados para essa parceria, são revertidos para a organização.

2010 ● Por causa do clima não propício para o uso das sandálias durante o ano todo fora do país, foi lançada na Europa a SOUL COLLECTION – uma linha de tênis casuais e alpargatas com a “alma de Havaianas”, traduzida no solado exclusivo: uma palmilha das legítimas.

2015 ● Havaianas lança a primeira coleção de roupas

2019 Campanha mundial “ Let´s Summer/Partiu verão” incentivar o público a aproveitar o "espírito do verão brasileiro " nos cinco continentes, em qualquer época do ano.

No Brasil, a partir de 2008 a rede de Franquias das Havaianas padronizou os pontos de vendas. Sendo possível encontrar todos os produtos da marca em um só lugar em um ambiente descontraído, colorido, moderno com todo o astral que a marca traz consigo. Lojas em localizações nobres sem contar os quiosques, uma versão “ express ” da marca, mas que não deixa nada a desejar os clientes/fãs da marca. Possuindo toda a linha das sandálias, desde a mais simples até uma customizada com cristais Swarovski. Além da coleção de bolsas e também toalhas, chaveiros, pins, meias e óculos.

https://www.alpargatas.com.br/#/conheca-empresa https://havaianas.com.br/history.html http://marcas.meioemensagem.com.br/havaianas/ https://exame.com/negocios/a-trajetoria-centenaria-da-dona-da-havaianas-em-11-imagens/ https://museudapropaganda.com/2018/06/17/alpargatas-1962/ https://www.havaianas-store.com/ pt /historia#:~: text =O%20nome%20Havaianas%20foi%20emprestado,feitas%20de%20palha%20de%20arroz.&text=A%20Havaianas%20pela%20estrada%20fora,trabalhadores%20do%20Brasil%20usavam%20Havaianas . http://newtrendprojects.blogspot.com/2015/02/historia-da-havaianas-da-marca.html https://www.estudioroxo.com.br/blogpulsar/como-havaianas-construiu-uma-marca-global/#:~:text=A%20estrat%C3%A9gia,flex%C3%ADveis%20aos%20gostos%20dos%20consumidores https://rockcontent.com/br/blog/case-havaianas/ http://www.anosdourados.blog.br/2018/02/imagens-anuncio-sandalias-havaianas.html https://www.havaianas-store.com/pt/blog-lets-summer http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/havaianas-as-legtimas.html https://www.clubedecriacao.com.br/ultimas/lets-summer/