Hidráulica e pneumática

13,494 views 19 slides May 19, 2015
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

Hidraulica e Pneumatica


Slide Content

Hidráulica e Pneumática

Introdução Sabemos que é possível transformar energia elétrica em energia mecânica através de motores elétricos. Mas será que apenas os motores elétricos são capazes de fornecer energia mecânica?

Introdução Vemos exemplos desde a antiguidade de outras formas de obter trabalho mecânico sem o uso da eletricidade, como no caso das rodas d’água. A roda é acionada por um fluído (água) a qual irá acionar outro componente. Deste modo vemos que há outras possibilidades de se obter energia mecânica sem a energia elétrica.

Introdução Desta forma, podemos usar fluidos (líquidos ou gases) sob pressão para produzir energia mecânica. Com o passar dos tempos dois tipos de fluidos foram escolhidos para participar desta transformação: o óleo e o ar. Portanto tem-se por definição a hidráulica como sendo o ramo da tecnologia que estuda a transformação da energia contida em um fluido (óleo) em trabalho. Já a pneumática se dá quando temos energia armazenada em outro fluido (o ar) a ser convertida em trabalho.

Introdução Para se aprofundar no estudo da hidráulica e pneumática é importante se conhecer alguns conceitos básicos. Pressão É a razão entre uma força aplicada em uma área. Sua unidade no sistema internacional de unidades é newton/m 2 que recebe o nome de pascal.  

Introdução Compressibilidade A compressibilidade é uma variação do volume por unidade de variação de pressão. É a propriedade que a matéria apresenta quando sofre a ação de forças adequadamente distribuídas, tendo seu volume diminuído.

Introdução Expansibilidade O ar ocupa o lugar onde ele é colocado. Por sua qualidade expansiva, seu volume é variável e ele facilmente se adapta a qualquer recipiente onde é colocado.

Introdução Vantagens do sistema hidráulico É um sistema de fácil instalação , flexibilidade ; permite rápida e suave inversão de movimento ; possibilidades de variações micrométricas na velocidade ; são sistemas auto-lubrificados ; tem pequeno peso e tamanho em relação a potência assumida ; são de fácil proteção ; o óleo hidráulico é um excelente trocador de calor...

Introdução D esvantagens do sistema hidráulico Seu custo é mais elevado ; baixo rendimento pois transforma energia elétrica em mecânica , mecânica em hidráulica , e finalmente hidráulica em mecânica ; vazamentos internos e externos ; perigo de incêndio , pois o óleo mineral normalmente é inflamável.

Introdução Vantagens do sistema pneumático O ar é comprimido por um compressor e armazenado em um reservatório, não sendo assim necessário que o compressor trabalhe continuamente, mas sim, somente, quando a pressão cair a um determinado valor mínimo ajustado em um pressostato . O ar comprimido não apresenta perigos de explosão ou incêndio, e mesmo que houvesse explosão por falha estrutural de um componente, tubulação, man­gueira, ou mesmo do reservatório de ar comprimido, a pressão do ar utilizado em pneumática é relativamente baixa (6 a 12bar), enquanto em hidráulica trabalha­-se com pressões que chegam à ordem de 350 bar. Uma vez que o fluido de utilização é o ar comprimido, não há risco de po­luição ambiental, mesmo ocorrendo eventuais vazamentos nos elementos mal vedados . É um meio de trabalho que permite alta velocidade de descolamento, em condições normais entre 1 e 2m/s, podendo atingir 10m/s.

Introdução Desvantagens do sistema pneumático A compressibilidade é uma característica não apenas do ar, mas também de todos os gases, que impossibilita a utilização da pneumática com velocidades uniformes e constantes . Sempre que o ar é expulso de dentro de um atuador, após seu movimento de expansão ou retração, ao passar pela válvula comutadora, espalhando-se na atmosfera ambiente, provoca um ruído relativamente alto.

Atuadores

Com o passar do tempo o homem criou e aperfeiçoou mecanismos cuja função é transformar a energia contida em um fluido (pressão) em energia mecânica. Esses são chamados de atuadores. Os atuadores que utilizam fluido sob pressão podem ser classificados quanto a diferentes critérios. Atuadores

Quanto ao fluido utilizado: Peneumático (ar comprimido); Hidráulico (óleo). Atuadores

Quanto ao movimento: Linear; Rotativo. Atuadores

Atuadores lineares São conhecidos como cilindros ou pistões. Eles realizam apenas deslocamentos axiais e em alguns casos podem ter movimentos combinados. Atuadores

Atuadores Rotativos Podem ser angulares ou contínuos. Os atuadores angulares são mais conhecidos como cilindros rotativos, ´já os rotativos são mais conhecidos como motores pneumáticos ou hidráulicos. Basicamente estes atuadores podem ser de dois tipos: de cremalheira ou de aletas rotativas. Atuadores

Atuadores Rotativos Cremalheira Atuadores

Atuadores Rotativos Aleta rotativa Atuadores
Tags