Higroscopicidade

16,470 views 23 slides Apr 15, 2013
Slide 1
Slide 1 of 23
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23

About This Presentation

Slide sobre higroscopicidade dos carboidratos.


Slide Content

Higroscopicidade Carboidratos: Funções e Propriedades dos Monossacarídeos.

O que é ? Os carboidratos (em especial os monossacarídeos) são higroscópicos, ou seja, em função do fato de serem capazes de ligar com a água através de suas hidroxilas, absorvem água do ar atmosférico. E dependendo do tipo de produto alimentício, a higroscopicidade pode ser benéfica, como no caso de pães e bolos, ou prejudicial como no caso das balas, açúcares e etc ..

Características A Higroscopicidade irá depender: da estrutura (número e disponibilidade de hidroxilas) da mistura de isômeros; pureza; E e stá relacionada diretamente com a presença de grupo -OH, que são capazes de ligar água - Pontes H2O;   Os açúcares impuros e xaropes absorvem mais; as impurezas dificultam as reações entre os açúcares e deixam livre a -OH que podem se unir à H2O. deixa o alimento “pegajoso”

Características A frutose é o monossacarídeo mais higroscópico. O fato da frutose absorver mais água do ambiente do que a glicose, apesar de ambos possuírem o mesmo número de hidroxilas, é atribuído à maior disponibilidade das hidroxilas da frutose. A higroscopicidade da frutose é responsável pela característica de pegajosidade em alimentos ricos nesse açúcar.

Higroscopicidade pode ser Favorável ou Desfavorável   Favorável : quando contribui para manutenção da umidade de alguns alimentos, produtos de padaria e confeitaria, formam uma camada superficial que limita a perda de água do alimento, como se fosse uma barreira. Desfavorável: produtos granulados ou em pó, nos quais a entrada de água leva à formação de aglomerados que limitam a posterior solubilidade dos açúcares.

Eflorescência: O oposto da  higroscopia  é a  eflorescência, propriedade de certos materiais de libertarem umidade no ambiente . Ou seja é a substância hidratada que  perde  água porque a pressão de vapor da água na substância é  maior  que a pressão de vapor da água no  ar .

Pisos Cerâmicos Ocorre através da evaporação de soluções salinas das suas superfícies: os depósitos acontecem quando os sais solúveis nos componentes das alvenarias, nas argamassas, e etc., são transportados pela água utilizada na construção ou através de infiltrações. Nesse local, ocorre a evaporação da água e a consequente precipitação dos sais, que se depositam na forma de pó ou manchas sobre a superfície.

Deliquescência: Quando o grau de absorção de água é extremamente elevado, o material começa-se a  dissolver  na própria água absorvida. Se um material possui esta característica ele é dito deliquescente. Ou seja  é um processo que ocorre quando a pressão de vapor da solução aquosa saturada da substância, é menor que a pressão de vapor da água no ar ambiente . Toda substância  deliquescente  é  higroscópica . Porém, nem toda substância  higroscópica  é  deliquescente .

Hidróxido de sódio O   hidróxido de sódio   também conhecido como  soda cáustica , é um  hidróxido cáustico  usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes,  alimentos e   biodiesel. Por sua alta reatividade o  hidróxido de sódio  é amplamente utilizado em reações químicas. Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por  eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.

Higroscopicidade nos Alimentos

Alimentos Desidratados

Alimentos Desidratados Nos alimentos desidratados, onde a água ocorre em proporções mais baixas , este componente é um dos mais importantes. A higroscopicidade é uma característica muito marcante nos alimentos em pó, sendo influenciada pelo conteúdo de umidade do próprio produto. No caso de pós de frutas , os açúcares (sacarose, glicose e frutose) são responsáveis por fortes interações com a molécula de água por causa dos terminais polares presentes nessas moléculas.

Polpas em pó Observa-se nas polpas em pó que a qualidade e a vida de prateleira têm forte dependência com o seu conteúdo de água, o qual exerce influência sobre a palatabilidade , digestibilidade , estrutura física e o manuseio. Deste modo, praticamente todos os processos deteriorativos que acontecem com os alimentos também são influenciados pela concentração e mobilidade da água presente. Além disso , as polpas em pó apresentam fácil reconstituição em água e baixa relação volume/massa , consequentemente economiza custos em embalagens e espaço de armazenamento .

Fibras Alimentares

Fibras Alimentares As fibras geram saciedade, pois absorvem água e formam um gel, que permanece mais tempo no estômago, auxiliando no emagrecimento. No intestino, as fibras absorvem as moléculas de gordura  e produzem compostos, que normalizam a síntese de colesterol pelo fígado. Também promovem a liberação mais lenta e constante de glicose, ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue. Refeições ricas em fibras exigem uma melhor mastigação, o que torna a digestão mais fácil, com nutrientes mais bem aproveitados. Fibras dão volume ao bolo fecal, facilitando sua passagem pelo intestino, evitando prisão de ventre.

Mel

Mel O Mel é bastante higroscópico, absorvendo, rapidamente, a umidade do ar. Dado que a difusão da água no Mel é lenta, a absorção de água concentra-se, inicialmente, na camada superficial em contato com o ar, estendendo-se o processo de diluição a toda a massa do Mel, à medida que ele envelhece. Recordando que, a partir de 19 % de água no Mel, a sua fermentação fica facilitada, resulta como evidente o interesse de o expor ao ar tão pouco quanto possível, durante a sua extração e embalagem, e como óbvia a necessidade de o conservar em embalagens que não permitam a entrada de ar. O mel, é o adoçante universal, melhora o rendimento físico e aumenta a resistência, são excelentes alimentos energéticos, substitui o açúcar, por ser de fácil digestão. É constituído por vitaminas: B, B1, B2, B5, B6, etc. Sais minerais: fósforo, potássio, magnésio, ferro, etc. Uma das grandes vantagens do mel é que ele se auto-conserva sem a necessidade de conservantes, acidulantes, etc.

Goma Xantana

Goma Xantana As gomas dissolvem-se ou dispersam-se em água e aumentam a viscosidade, são espessantes e podem ou nõa ser geleificantes . A goma xantana se destaca por ser higroscópica, e é totalmente solúvel em água, é ideal para a estabilização de dispersões aquosas, suspensões e emulsões. Em alguns alimentos enlatados, a goma susbstitui parcialmente o amido. Junto com a goma locusta , pode ser usada para preparar pudins á base de leite.

Madeira

Madeira   A madeira é um dos materiais mais higroscópicos, ela incha quando absorve água (até mesmo da umidade do ar) e contrai quando perde umidade (a secagem pode ser ao ar ou em secadores).  A celulose é o principal constituinte da parede celular e também responsável pelas suas propriedades mecânicas e higroscópicas. É um polímero natural de cadeia longa e linear, contendo moléculas de diferentes comprimentos, compostas de unidades de celobiose . A madeira tem pequena condutividade térmica devido a sua estrutura porosa. A condutividade elétrica também é baixa na madeira seca, entretanto, o teor de umidade influencia sobremaneira nas propriedades elétricas. Todavia, essas condutividades variam dependendo da densidade, direção das fibras, umidade

Experiência

Componentes: Ana Beatriz Filgueira Amorim Ana Beatriz Pereira de Melo Ana Karoline Abrantes Diogo Henrique Torres Moises Oliveira Lima José Policarpo Dantas Vilene Câmara de O. Sobrinha