Vítor Santos e Patrick Monteiro 7ºH Himalaias Escola EB2/3 De Vialonga Nº :23 e Nº :18
Índice: Como é formada os Himalaias; Como é a formação das Montanhas; Qual é o clima nos Himalaias; O Que Formam Os Himalaias; Qual a Origem dos Himalaias; Bibliografia.
Os Himalaias São: Fonte de duas das maiores bacias hidrográficas : a bacia do rio Indo e a bacia do Ganges-Bramaputra. Aproximadamente 1 000 milhões de pessoas vivem nas bacias hidrográficas de rios que nascem no Himalaias. Entretanto, a densidade populacional dos Himalaias é muito baixa e poucos são os centros populacionais, sobretudo na vertente meridional. O Himalaias influencia também fortemente o clima , a vegetação e a distribuição dos animais.
Nos Himalaias: Em outras épocas do ano, a corrente passa directamente pelo cume e os ventos podem soprar com a força de um furacão de 189 km/h e a temperatura despenca para algo em torno de 73 graus Célsius negativos. O fato de que há um terço a menos de oxigénio no ar em comparação ao nível do mar, o trabalho dos “aventureiros do Everest”.Não é nada fácil.
O Que Formam os Himalaias: Os Himalaias formam um grande sistema montanhoso, que incluem o Himalaias propriamente dito, o Caracórum , o Hindu Kush e o Pamir . Este sistema estende-se por cinco diferentes nações: Juntas estas cordilheiras, o sistema montanhoso do Himalaias é o teto do mundo, e lar dos picos mais altos do planeta, o Monte Everest (8 848 m) e (8 611 m) K2. Somente no Himalaias há mais de 100 picos excedendo os 7 200 m de altitude.
Os Himalaias: Abrange em cinco países ( Índia , China , Butão , Nepal , e Paquistão ) e contém a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest . significa "morada da neve". Os Himalaias espalham-se, de oeste para leste, do vale do rio Indo ao vale do rio Bramaputra , formando um arco de cerca de 2500 km de extensão e com uma largura variando de 400 km no oeste, na região da Caxemira -Tibete , a 150 km no leste, na região do Tibete - Arunachal Pradesh .
Origem: O Himalaia está entre as formações montanhosas mais jovens do planeta. De acordo com a moderna teoria das placas tectônicas , sua formação é resultado de uma colisão continental, ou então, pelo processo de orogenia (isto é, processo de formação de montanhas) entre os limites convergentes entre as placas Indo-australiana e da Eurásia . A colisão iniciou-se no Cretáceo Superior há cerca de 70 milhões de anos, quando a placa Indo-australiana se moveu rumo ao norte e colidiu com a placa da Eurásia. Há cerca de 50 milhões de anos, com a movimentação rápida da placa Indo-australiana , a junção já havia se estabelecido.
Bibliografia As imagens e os textos sobre os Himalaias foram retiradas do Google.