História do axé_(1)

ELOIZE32 13,997 views 7 slides May 19, 2014
Slide 1
Slide 1 of 7
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

História do axé

O Axé , ou axé music é um   gênero musical  surgido no estado da Bahia  na década de 1980  durante as manifestações populares do carnaval    de Salvador , misturando frevo  pernambucano, ritmos afro-brasileiros, reggae , merengue , forró, maracatu e outros ritmos afro-latinos . 

- A palavra "Axé" é uma saudação religiosa usada no candomblé e na umbanda, que significa "Energia positiva" .    ela foi anexada à palavra em inglês music pelo jornalista  Hagamenon Brito para formar um termo que designaria pejorativamente aquela música dançante com aspirações internacionais. Essa trilha sonora da folia de Salvador rapidamente se espalhou pelo país e fortaleceu-se como indústria, produzindo sucessos o ano inteiro.

O início do Axé : As origens do carnaval como conhecemos hoje estão  na década de 1950, quando Dodô e Osmar  começaram a tocar o Frevo pernambucano em guitarras elétricas de producão propria ( batizadas de guitarras baianas).Nascia o trio elétrico, atração do carnaval baiano que Caetano Veloso chamou a atenção nos anos 1975 na canção "atrás do trio elétrico".  Eles tocavam ritmos afro como o ijexá e o samba (utilizando alguns instrumentos musicais da percussão, comuns nas baterias das escolas de samba do Rio).

O album O Canto da Cidade, de Daniela mercury, é considerado o responsável por levar o axé ao público brasileiro. 

No início da década 90 a música baiana ganhava novas caras, Ricardo Chaves (com a música "É o Bicho") e Daniela Mércury (com o "Canto da Cidade") consolidaram o ritmo e quebraram as últimas resistências do sul do país. As rádios, que eram dominadas pela música estrangeira começaram a dar prioridade para o artista nacional. O ritmo ganhou novo fôlego com a inclusão do samba de roda baiano. É o Tchan e Terra Samba são os grandes responsáveis pela chamada de "terceira onda da música baiana". 

Hoje já são vários os grupos de Axé que Dançam pelo Brasil e ajudam a fortalecer ainda mais esse seguimento cultural originalmente brasileiro. E as músicas estão se tornando cada vez mais diversificadas dentro do estilo com o surgimento de várias bandas também. Junto com esse movimento musical que dominou a década de 90 para frente, veio acompanhando as danças que eram no começo realizadas pelos dançarinos que faziam os shows junto com os cantores. Dai acabou indo para as academias de ginástica e dança com o intuito de que a população pudesse aprender as coreografias. Dessa forma poderem dançar junto com seus ídolos nos lugares de espetáculos onde iam. Criou-se campeonatos desse estilo de dança e hoje é praticado por muitos dançarinos pelo Brasil todo .