História e evolução dos Materiais Dentários.pptx

saulo567233 13 views 28 slides Sep 05, 2025
Slide 1
Slide 1 of 28
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28

About This Presentation

História e evolução dos materiais dentário.


Slide Content

Matérias e Instrumentos Dentários Por Saulo Camera

Curiosidades

Classificação dos Matérias Dentários Os materiais dentários podem ser divididos basicamente em três tipos :

Moldagem

Materiais de Moldagem

Alginato O alginato odontológico é um material extraído de uma classe de algas marrons, sendo considerado de: Baixo custo; Simples manipulação, uma vez que permite uma boa fidelidade de reprodução dos detalhes das arcadas. Esse material é classificado como hidrocolóide irreversível, visto que, o pó contendo alginato ao ser misturado com a água, sofre um processo de geleificação, em decorrência de reações químicas. IDEAL para produção de modelos de estudo.

Apresentação Comercial O alginato é geralmente comercializado em formato de pó, que ao ser misturado com a água inicia o processo de geleificação. O material manipulado é levado à boca do paciente com auxílio de uma moldeira de estoque metálica para a realização da moldagem.

Materiais Utilizados

Gesso Odontológico O gesso odontológico é produzido através da calcinação do sulfato de cálcio di-hidratado (gipsita). A gipsita é extraída da natureza, aquecida por meio do processo de calcinação que desidrata e é moída passando a pó fino. O gesso em pó quando misturado com água, reconstitui a gipsita, formando uma pasta que endurece. O Gesso é misturado com água para ser utilizado no vazamento do modelo. Nesta fase utilizamos o Gesso Pedra (tipo III)

Apresentação comercial

Obtenção do modelo de gesso

Vídeos M oldagem com Alginato C onfecção de Modelo de Gesso

ELASTÔMEROS Os Elastômeros são do grupo dos matérias poliméricos que após a presa podem ser esticados e, depois que força é retirada, recuperam rapidamente suas dimensões originais. Possuem boa resistência ao rasgamento. Assemelham se a uma borracha natural e são indicados para moldagens finais de próteses unitárias e próteses parciais removíveis. Podem ser divididos quimicamente em 3 grupo: Siliconas (Adição e Condensação) Polissulfetos Poliéter

SILICONAS Os Silcones de são apresentados como matérias de baixa viscosidade (pasta base e pasta catalisadora) e alta viscosidade (Massa base). Adição Condensação Pasta Base constituído pelo Polímero Vinisiloxano . Pasta Base constituída pelo polímero Dimetilsiloxano Não Formam subprodutos na reação de polimerização por adição Após a reação de polimerização por condensação, o álcool etílico é formado e sua evaporação é responsável pela contração que ocorre no molde. Não podem ser manipulados com luva látex, pois o material interfere na reação de polimerização. Podem ser manipulados com luvas de vinil, ou nitrílicas. Pode ser manipulado com luva de látex.

SILICONAS Adição Condensação Indicado quando a precisão da cópia é essencial Indicado para moldagem menos crítica, menor custo e economia de tempo Pode vazar em 1 hora até 21 dias. Tem que vazar no máximo em 30 minutos. Posso vazar mais de uma vez, não perde dimensão. Não possa vazar mais de uma vez, pois perde dimensão por evaporação do álcool etílico.

POLISSULFETO e POLIÉTER Os POLISSULFETOS apresentam pasta base e pasta catalisadora, a pasta base é composta por MERCAPTANA multifuncional (-SH). Por isso, também são chamados de Mercaptana . A reação de polimerização produz água como subproduto e a perda dessa molécula tem efeito significativo na estabilidade dimensional do molde. O POLIÉTER apresenta apenas a pasta base e a pasta catalisadora, a pasta base é constituída por polímero de poliéter . Após a reação de polimerização por adição, não há formação de subprodutos, podendo vazar o molde em até 15 dias, pois não perde propriedade dimensional.

APRESENTAÇÃO COMERCIAL O Polissulfeto e o Poliéter são comercializados em duas pastas: BASE e catalisadora. Os Silicones de adição e condensação, além da pasta base e catalisadora, apresentam a massa base que são utilizados em conjunto pela técnica de dupla moldagem. O silicone de adição geralmente vem com um dispositivo de auto mistura

Realizar a moldagem do dente preparado para restauração metálica fundida por meio da técnica de dupla moldagem.

Realizar a moldagem do dente preparado por meio da técnica de dupla moldagem.

Realizar a moldagem do dente preparado por meio da técnica de dupla moldagem.

Realizar a moldagem do dente preparado por meio da técnica de dupla moldagem.

Vídeos Moldagem dupla silicone de adição Moldagem direta silicone de adição Moldagem dupla silicone de condensação

Obrigado!