Histórial dos sistemas operativos e Marcos históricos.pptx

519 views 15 slides Apr 21, 2024
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

Histórial e Marcos históricos dos sistemas operativos


Slide Content

A HISTORIA DOS SISTEMAS OPERATIVOS Um sistema Operativo define-se como um conjunto de programas que permitem uma interacção simplificada entre o utilizador e a maquina (Hardware). Esta interacção simplificada deve-se ao facto de um sistema operativo ser visto como uma maquina virtual (capaz de oferecer ao utilizador uma forma mais fácil de utilizar/programar a maquina) e ao mesmo tempo um gestor de recursos. Neste trabalho estão alguns dos sistemas operativos/marcos mais importantes da sua historia. Os primeiros sistemas de computação, no final dos anos 1940, não possuíam sistema operacional: as aplicações eram executadas diretamente sobre o hardware. Por outro lado, os sistemas de computação atuais possuem sistemas operacionais grandes, complexos e em constante evolução. A seguir são apresentados alguns dos marcos mais relevantes na história dos sistemas operacionais.

Primeira Geração (1945-1955) Válvulas e Painéis de Programação No início da Segunda Guerra Mundial, surgiram os primeiros computadores digitais, formados por milhares de válvulas, que ocupavam áreas enormes, sendo de funcionamento lento e duvidoso. O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital de propósito geral. Criado para a realização de cálculos balísticos, sua estrutura possuía 17.468 válvulas, 10 mil capacitores, 70 mil resistores e pesava 32 toneladas. Quando em operação era capaz de realizar cinco mil adições por segundo. Segunda Geração ( 1955-1965 Transistores e Sistemas em Lote (batch) A criação do transistor e das memórias magnéticas contribuiu para o enorme avanço dos computadores da época.

O transistor permitiu o aumento da velocidade e da confiabilidade do processamento; as memórias magnéticas permitiram o acesso mais rápido aos dados, maior capacidade de armazenamento e computadores menores . Surgiram os primeiros sistemas operacionais, para tentar automatizar as tarefas manuais até então realizadas e as primeiras linguagens de programação, como Assembly e Fortran. Os programas deixaram de ser feitos diretamente no hardware, o que facilitou enormemente o processo de desenvolvimento de programas. Surgiu o processamento em batch, em que um lote (batch) de programas e de dados era submetido ao computador por vez . Terceira Geração (1966-1980 ) Circuitos Integrados e Multiprogramação Por meio dos circuitos integrados e, posteriormente, dos microprocessadores, foi possível viabilizar e difundir o uso de sistemas computacionais por empresas, devido à diminuição de seus custos de aquisição.

Houve um aumento no poder de processamento e diminuição no tamanho dos equipamentos. A evolução dos processadores de entrada/saída permitiu que, enquanto um programa esperasse por uma operação de leitura/gravação, o processador executasse um outro programa. Para tal, a memória foi dividida em partições, em que um programa esperava sua vez para ser processado. A essa técnica de compartilhamento da memória principal e processador deu-se o nome de multiprogramação . Quarta Geração (1981-1990) Houve grandes avanços em termos de hardware, software e telecomunicações como consequência da evolução das aplicações, que necessitavam cada vez mais de capacidade de processamento e armazenamento de dados.

Sistemas especialistas, sistemas multimídia, bancos de dados distribuídos, inteligência artificial e redes neurais são apenas alguns exemplos da necessidade cada vez maior de informação e de capacidade de processamento. O conceito de processamento distribuído é explorado nos sistemas operacionais, de forma que suas funções estejam espalhadas por vários processadores através de redes de computadores . MARCOS DA HISTORIA DO SISTEMAS OPERATIVOS Anos 40: cada programa executava sozinho e tinha total controle do computador. A carga do programa em memória, a varredura dos periféricos de entrada para busca de dados.

Anos 50: os sistemas de computação fornecem “bibliotecas de sistema” (system libraries) que encapsulam o acesso aos periféricos, para facilitar a programação de aplicações . CTSS (Compatible Time-Sharing System) – 1961 1961: o grupo do pesquisador Fernando Corbató, do MIT, anuncia o desenvolvimento do CTSS – Compatible Time-Sharing System [Corbató et al., 1962], o primeiro sistema operacional com compartilhamento de tempo . Multics (Multiplexed Information and Computing Service) – 1964 1964: Multics (Multiplexed Information and Computing Service) - Foi o primeiro Sistema operativo a ser desenvolvido com uma interface gráfica que imprimia para um ecrã o feedback facilitando ao utilizador a compreensão do que se passava dentro da maquina.

IBM OS/360 – 1965 1965: a IBM lança o OS/360, um sistema operacional avançado, com compartilhamento de tempo e excelente suporte a discos. 1965: um projeto conjunto entre MIT, GE e Bell Labs define o sistema operacional Multics, cujas ideias inovadoras irão influenciar novos sistemas durante décadas. UNIX – 1969 1969: Ken Thompson e Dennis Ritchie, pesquisadores dos Bell Labs , criam a primeira versão do UNIX Unix é um sistema operativo que foi criado por Ken Thompson , Dennis Ritchie, Douglas Mcllroy e Peter Weiner , que trabalhavam nos Laboratórios Bell. Uma característica que tornou o UNIX único foi o facto de este ser multi-utilizador, ou seja, era capaz de executar, concorrente e independentemente, várias aplicações pertencentes a dois ou mais utilizadores.

O Unix possibilita que vários utilizadores usem o mesmo computador simultaneamente geralmente por meio de terminais. Cada terminal é composto de um monitor, um teclado e, eventualmente, um rato/mouse. Apple OS – 1978 1978: O Apple OS é o primeiro sistema operativo criado pela Apple e é baseado no kernel UNIX titulado XNU, É destinado exclusivamente aos computadores da Apple e que combina a experiência adquirida com a tradicional GUI QDOS ( Quick and Dirty Operating System ) / DOS ( Disk Operating System ) - 1980 1980: QDOS década de 1980, Bill Gates Comprou o Sistema Operativo QDOS e muda o nome para DOS ( Disk Operating System ). Depois venderam a licença para a IBM fazendo com que naquela época fosse o Sistema Operativo padrão dos computadores da IBM.

MS-DOS 1982 1982 MS-DOS é acrónimo de MicroSoft Disk Operating System é um sistema operativo comprado pela Microsoft para ser usado na linha de computadores IBM PC. O dono e criador original do projecto QDOS - Quick and Dirty Operating System , é a empresa Seattle Computer Systems , que foi inicialmente uma tentativa de criar um concorrente do estabelecido Sistema Operacional CP/M que rodasse no recémlançado processador 8086 da Intel. Mac OS 1.0 - 1984 1984: a Apple lança o sistema operacional Mac OS 1.0 para os computadores da linha Macintosh, o primeiro a ter uma interface gráfica totalmente incorporada ao sistema Microsoft 1.0 - 1985 1985: primeira tentativa da Microsoft no campo dos sistemas operacionais com interface gráfica, através do MS-Windows 1.0. Em 1985 a Microsoft, numa jogada de querer "roubar" o sistema de janelas da Apple, Bill Gates fez-se de "amigo" e juntou-se à Apple sendo depois ele mesmo lançou o seu novo sistema operativo, o Windows 1.0 que também funcionava com um sistema de janelas, só que com algumas alterações/diferenças.

Minix - 1987 1987: Andrew Tanenbaum , um professor de computação holandês, desenvolve um sistema operacional didático simplificado, mas respeitando a API do UNIX, que foi batizado como Minix 1987: IBM e Microsoft apresentam a primeira versão do OS/2, um sistema multitarefa destinado a substituir o MS-DOS e o Windows. Mais tarde, as duas empresas rompem a parceria; a IBM continua no OS/2 e a Microsoft investe no ambiente Windows . Linux - 1991 1991: Em Helsinki, Linus Torvalds , um estudante de graduação finlandês, começou o projeto que mais tarde se tornaria o nucleo LINUX. Inicialmente era um emulador de Terminal, o qual Torvalds usava para acessar os grandes servidores UNIX da universidade. Ele escreveu um programa especificamente para o hardware que estava usando e independente de um sistema operacional porque queria usar as funções de seu novo computador com um processador 80386. O desenvolvimento foi feito no MINIX usando o GNU C compiler , lançando na rede Usenet o núcleo 0.01, logo abraçado por centenas de programadores ao redor do mundo.

1993: a Microsoft lança o Windows NT, o primeiro sistema 32 bits da empresa, que contava com uma arquitetura interna inovadora . UNIX - 1993 1993: lançamento dos UNIX de código aberto FreeBSD e NetBSD . Newton OS - 1993 1993: a Apple lança o Newton OS, considerado o primeiro sistema operacional móvel, com gestão de energia e suporte para tela de toque . AT&T - 1995 a AT&T lança o Plan 9, um sistema operacional distribuído VMWare - 1999 1999: a empresa VMWare lança um ambiente de virtualização para sistemas operacionais de mercado. Windows XP - 2001 2001 : Windows XP é uma família de sistemas operativos de 32 e 64 bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritório.

MacOS X - 2001 2001: a Apple lança o MacOS X, um sistema operacional com arquitetura distinta de suas versões anteriores, derivada da família UNIX BSD. Ubuntu - 2004 2004 : Ubuntu é um sistema operativo de código aberto, construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian . O Ubuntu diferencia-se do Debian por ter versões lançadas semestralmente, por disponibilizar suporte técnico nos 9 meses seguintes ao lançamento de cada versão (as versões LTS – Long Term Support – para desktop recebem 5 anos de suporte, e para servidor recebem 5 anos de suporte ) Minix 3 - 2005 2005: lançado o Minix 3, um sistema operacional micro-núcleo para aplicações embarcadas. O Minix 3 faz parte do firmware dos processadores Intel mais recentes. Windows Vista - 2006 2006: lançamento do Windows Vista.

IOS - 2007 2007: lançamento do iPhone e seu sistema operacional iOS, derivado do sistema operacional Darwin. O sistema operacional foi apresentado com o iPhone na Macworld Conference & Expo a 9 de Janeiro de 2007 e lançado no mês de Junho. Inicialmente, as aplicações de terceiros não eram permitidas. Steve Jobs argumentou que os desenvolve-dores poderiam criar aplicativos na web que "se comportam como aplicações nativas no iPhone ". Android - 2007 2007: lançamento do Android , um sistema operacional baseado no núcleo Linux para dispositivos móveis. 2008 : O Android é um sistema operativo baseado no núcleo Linux e actualmente é desenvolvido pela empresa de tecnologia Google. Com uma interface de utilizador baseada na manipulação directa , o Android é projectado principalmente para dispositivos móveis com ecrã táctil como smartphones e tablets . O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objectos virtuais e também de um teclado virtual .

Windows Phone - 2010 2010: Windows Phone , SO para celulares pela Microsoft. Windows 10 – 2015 2015: Microsoft lança o Windows 10 . Windows 11 - 2021: 2021: Microsoft lanca o windows 11. Actualmente - 20 24 Com o avançar dos anos os Sistemas Operativos foram evoluindo e hoje os sistemas operativos da Apple e a Microsoft com o MacOS Sonoma e o Windows 11, respectivamente , tem dominado o mercado dos computadores pessoais. O Sistema operativo Android também tem evoluindo e tendo hoje o Android 14.0 Nougat para dispositivos moveis tal como a Apple com o seu iOS 17.4 , estes que são a principal procura do consumidor para dispositivos moveis.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Concluindo, é bastante importante conhecer o passado acerca dos sistemas operativos e como eles foram evoluindo ao longo dos anos e as voltas que houveram até aos dias de hoje e o quanto complicado foi ate chegar aos SO que dominam os dias de hoje. OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA!