Slide especificamente criado com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos estudantes e/ou até mesmo dos profissionais, da área odontológica, sobre: HISTOLOGIA DENTAL.
Size: 379.05 KB
Language: pt
Added: Jun 07, 2014
Slides: 11 pages
Slide Content
HISTOLOGIA DENTAL ASB Fábio Tavares
É O ESTUDO DOS TECIDOS QUE COMPÔEM O ELEMENTO DENTÁRIO. HISTOLOGIA DENTAL
COMPOSIÇÃO DO ORGÃO DENTAL. DENTE ESMALTE POLPA (POLPA DENTÁRIA) DENTINA
PERIODONTO DE PROTEÇÃO: GENGIVA DE SUSTENTAÇÃO: CEMENTO LIGAMENTO PERIODONTAL OSSO ALVEOLAR ALVÉOLO
ESMALTE TECIDO MAIS SUPERFICIAL DO DENTE E MAIS MINERALIZADO DO CORPO, SENDO A SUBSTÂNCIA MAIS DURA DO CORPO HUMANO. É TRANSLUCIDO E DE POUCA ESPESSURA. POSSUI 96% DE MATÉRIA INORGÂNICA. ESTRUTURA MAIS DURA E DENSAMENTE MINERALIZADA. MAIS QUE O OSSO! TRANSLÚCIDO; RESPONSÁVEL PELA COR DO DENTE; 2 A 4% DE MATÉRIA ORGÂNICA E ÁGUA.
ELEMENTOS MINERAIS-CRITAIS DE PATITA NAS FORMAS DE : HIDRÓXI-APATITA E CARBONATO-APATITA; ORGANIZADO EM: PRIMAS DE ESMALTE; ESPESSURA VARIANDO ENTRE 2 E 3 MM, ONDE O MÁXIMO SE ATINGE NAS BORDAS INCISAIS DOS DENTES ANTERIORES E NOS ÁPICES DAS CÚSPIDES DO POSTERIORES.
DENTINA TECIDO INTERMEDIÁRIO DO DENTE E ENERVADO ATRAVÉS DOS CANALICULOS DENTINÁRIOS, POR ISSO APRESENTA SENSIBILIDADE DOLOROSA. É AMARELADO E COMPÔE A MAIOR PARTE DO DENTE. POSSUI 65% DE MATÉRIA INORGÂNICA. DE CONFROMAÇÃO SEMELHANTE À DO DENTE, ESTRUTURA QUE DÁ COR AOS DENTES;
RELACIONA-SE: INTERNAMENTE:POLPA, EXETERNAMENTE: ESMALTE 65 A 75% DE SUBSTÂNCIAS MINERAIS (MATERIAL INORGÂNICO SEMELHANTE AO DO ESMALTE) ; 25% DE SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS( PROTEÍNAS DO GRUPO DOS COLAGENOS); ORGANIZADO EM: TÚBULOS E CANALÍCULOS, QUE DESEMPENHAMPAPEL IMPORTANTE NA CONDUÇÃO DE ESTÍMULOS; MAIOR SUSCEPTIBILIDADE À CÁRIE; ESPESSURA VARIANDO ENTRE 2 E 5 MM.
POLPA CONSTITUÍDA BASICAMENTE DE TECIDO CONJUTIVO FROUXO; RICAMENTE INERVADA E VASCULARIZADA; VASOS: ARTERÍOLAS E VÊNULAS; FILETES NERVOSOS: RESONSÁVEIS PELA SENSIBILIDADE DO DENTE; FUNÇÃO: DEFESA
CEMENTO TECIDO QUE ENVOLVE A RAIZ DO DENTE. É CONSTITUIDO DE 50% DE MATÉRIA INORGÂNICA. É RESPONSÁVEL PELA FIXAÇÃO DO DENTE NOS MAXILARES POR SER ELE QUE CONECTA-SE COM OS LIGAMENTOS PERIODONTAIS.