historia da enfermagem (Ana nery) 2.pptx

LuizMiguelGuajajara 159 views 18 slides Jan 25, 2024
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

saude saude saude


Slide Content

HISTORIA DA ENFERMAGEM NO BRASIL Prof : Luiz Miguel Guajajara da silva Grajaú- MA 2022

    ANA NERY A PIONEIRA DA ENFERMAGEM Nascida em 13 de dezembro de 1814 em Vila de Cachoeira do Paraguaçu, no estado da Bahia, Ana Justina Ferreira Nery era filha de Luísa Maria das Virgens e José Ferreira de Jesus.

OBSERVAÇÕES : Pioneiro  é a palavra usada para descrever alguém que é  o primeiro a abrir caminho  através de uma região  mal conhecida . 

Ana Nery nasceu no interior da Bahia, onde viveu com seus pais até os 23 anos, quando casou com Isidoro Antônio Neri, capitão de fragata da Marinha.

Aos 23 anos, se casou com Isidoro Antônio Néri, com quem teve três filhos: Justiniano, Isidoro, que viraram médicos e Pedro Antônio, que seguiu carreira militar.

Em 1843, quando Ana estava então com 29 anos, seu marido morreu a bordo do veleiro Três de Maio, no estado do Maranhão. Seus três filhos ainda eram pequenos e ela precisou cuidar deles sozinha.

ANOS DEPOIS Viúva ,  Ana Nery viu seus filhos e seus irmãos serem convocados para a Guerra do Paraguai. Ela então escreveu ao presidente da província uma carta em que oferecia seus serviços como enfermeira enquanto durasse o conflito.

A GUERRA DO PARAGUAI Na Guerra do Paraguai, Ana se candidatou como voluntária, oferecendo sua ajuda para cuidar dos feridos na guerra. E assim nasceu a primeira enfermeira do Brasil.

Partiu da Bahia em 1865, para auxiliar o Exército, que era pequeno e contava com pouco material. Começou seu trabalho no hospital de Corrientes, onde havia, nessa época, cerca de seis mil soldados internados e algumas poucas freiras vicentinas.

DOENÇAS QUE ANA NÉRI ENFRENTOU: Durante a guerra Ana Néri enfrentou o caos da saúde no país quando as doenças da época eram a   Cólera, febre Tifoide , Disenteria, Malária e Varíola . Além dos feridos

PÓS GUERRA Trabalhou até o fim da guerra, na qual perdeu um de seus filhos e um sobrinho, que se alistara como voluntário da pátria. Mulher que possuía alguns recursos, montou na própria casa onde morava, uma enfermaria.

Ana Néri faleceu em 1880 no dia 20 de maio aos 65 anos No Rio de janeiro, em 31 de março de 1926, pelo decreto n21.268, O governo deu denominação de Ana Néri a escola de enfermeiro de Departamento Nacional de Saúde pública, que passou a pertencer à Universidade do Brasil”, como ensino superior, desde o decreto n2 8.393, de 17 de dezembro de 1945.

Através do regulamento aprovado pela RESOLUÇÃO 218/99, ficou firmado que a simbologia aplicada à Enfermagem, juntamente com seus significados, seria: Lâmpada: caminho;   Cobra: conhecimento; Cruz: ciência; Seringa: técnica;

Símbolo: lâmpada O significado da transmissão da lâmpada foi de revitalização à memória de Florence Nightingale, precursora da Enfermagem moderna.

“HINO DA ENFERMAGEM” Resolução COFEN-265/2001 Institui Canção Símbolo da Enfermagem. O Conselho Federal de Enfermagem - COFEN, no uso de suas atribuições legais e regimentais;

ARTIGOS INSTITUÍDOS PELO COFEN E COREN Art. 1º - Instituir a Música "Amor e Luz", vencedora do Festival Nacional sobre Profissionais da Vida, de autoria de W. Luz e N. Farias, como Canção Símbolo da Enfermagem Brasileira. Art. 2º- A letra da Canção citada no dispositivo anterior, é parte anexa do presente ato.

Os  Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem  (COFEN/ CORENs ) constituem uma autarquia vinculada ao Ministério do Trabalho. O Conselho Regional de Enfermagem (Coren), é uma entidade autônoma de interesse público, na esfera da fiscalização do exercício profissional.

OBRIGADO!!