Historia das maquinas termicas

4,816 views 11 slides Nov 24, 2013
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

UMA BREVE HISTÓRIA DA

MÁQUINAS TÉRMICAS são máquinas capazes  de converter   calor  em trabalho . ? OQUE SÃO   funcionam em ciclos e utilizam duas fontes com temperaturas diferentes, uma fonte quente que é de onde recebe calor e uma fonte fria que é para onde o calor que foi rejeitado é direcionado.

NA GRÉCIA ANTIGA TEODOROS (cerca de 530 a.C) o primeiro a utilizar o poder de expansão do ar quente ao introduzir um sistema de aquecimento central no mais famoso templo da Deusa Diana em Éfeso na Ásia. fenômenos sobre a expansibilidade térmica do ar também foram objeto de estudo por parte dos gregos como: AGRIGENTO (c.490-c.430) ESTRATÃO DE LÂMPSACO (C.340-C.270) PHILON DE BIZÂNCIO (C.300- ? ) 3

NA ERA CRITÃ HERON DE ALEXANDRIA (20 d.C - ?) descreve um dispositivo semelhante ao termômetro. em sua obra intitulada  Pneumática apresenta a descrição de uma  máquina a vapor  – a  Eolípila . Muitas informações desse período se perderam por consequência da destruição da Biblioteca de Alexandria. FUNCIONAMENTO DA EOLÍPILA

NA IDADE MODERNA Somente quinze séculos depois da  Eolípila , apareceram novos trabalhos com o vapord´água  e, desta vez, para usá-lo a seu serviço.

diante disso em 1698, o inventor e engenheiro inglês Thomas  Savery  desenvolveu um tipo de  máquina a vapor , que era um dispositivo que produzia vácuo pela condensação de vapor  d´água . a  máquina de  Savery  foi aperfeiçoada por Thomas Newcomen , em 1705, ao construir cilindros polidos nos quais pistões se ajustavam.  A primeira  máquina a vapor com dois cilindros  foi projetada inventor russo Ivan  Ivanovich   Polzunov   em 1763. Depois de praticamente desmatar sua floresta, a Inglaterra passou a usar o carvão mineral como fonte de energia . No entanto era uma tarefa penosa para quem a realizasse.

A limitação da máquina de  Newcomen   foi analisada pelo engenheiro escocês James Watt.

As máquinas a vapor inventadas até então apresentavam rendimento muito baixo, cerca de 5 a 7 por cento. IDADE COMTEMPORÂNEA Nesse ciclo, conhecido como  ciclo de Carnot , o calórico era transformado em “força mecânica” e essa transformação dependia apenas da diferença de temperatura absoluta entre a da  fonte quente  (caldeira: T 1 ) e a da  fonte fria  (condensador: T 2 ).

9 em 1834 representou   ciclo de Carnot graficamente. demonstrou , matematicamente, que a produção de  trabalho  na  máquina   dependia somente da diferença de temperatura absoluta entre os reservatórios térmicos. e também que a máquina e o gás utilizado na máquina retornavam ao seu estado inicial, no final de cada ciclo, com o calórico sendo conservado nesse ciclo.     A  máquina de Carnot  foi estudada pelo físico francês  Benoit-Pierre-Émile   Clapeyron .

10 1794 1838 1876 Utilizava mistura de gás , carvão e ar   1883 Utilizava combustível líquido leve   Alguns motores de combustão interna Os irmãos Wright utilizaram um motor de quatro cilindros em linha nos seus primeiros voos   aéreos . !

11 Sistema refrigerador (1854) Turbina a vapor(1883) Ar condicionado (1902) Geladeira doméstica (1913)
Tags