PALESTRA ESPÍRITA - Uma reflexão sobre o mandamento de Deus - Honrai Vosso Pai e Vossa Mãe.
Size: 2.51 MB
Language: pt
Added: Oct 22, 2018
Slides: 18 pages
Slide Content
HONRAI A VOSSO PAI E A VOSSA MÃE Evangelho Segundo o Espiritismo – CAP XIV
TIPOS DE FAMÍLIA FAMÍLIA MATERIAL FAMÍLIA ESPIRITUAL
FAMÍLIA ESPIRITUAL E FAMÍLIA CORPORAL MATERIAL ESPIRITUAL Estabelecida por laços sanguíneos. Decorre exclusivamente de afinidade e de comunhão de ideias e valores. O parentesco corporal é estabelecido a partir da necessidade de aprendizado e de refazimento de erros do passado. A parentela espiritual é facilmente identificável. Pode, ou não, ser composta de Espíritos afins, ditos parentes espirituais. São as pessoas que se busca e tem prazer na companhia umas das outras. Elas tem valores em comum e seu relacionamento é tranquilo e prazeroso. Redação do Momento Espírita – Disponível no livro Momento Espítita , v.8ed, FEP em 5/3/2014
QUEM É MINHA MÃE E QUEM SÃO MEUS IRMÃOS Quando Jesus chegou em casa, lá reuniu-se uma multidão tão grande de pessoas que nem mesmo puderam completar sua refeição. Ao saberem disso, seus parentes saíram para prendê-Lo, pois diziam: "Ele perdeu o Espírito ". Sua mãe e Seus irmãos chegaram, e , ficando do lado de fora, mandaram chama-Lo. O povo que estava sentado ao seu redor lhe disse: "Sua mãe e seus irmãos estão lá fora e chamam por Você". Jesus então respondeu : "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E olhando para aqueles que estavam ao Seu redor, disse: "Eis aqui Minha mãe e Meus irmãos, pois quem quer que faça a vontade de Deus, é Meu Irmão, Minha irmã e Minha mãe". (Marcos, 3:20, 21 e 31 a 35, Mateus, 12:46 a 50.) A FAMÍLIA SE IDENTIFICA PELO TRABALHO! PELA MISSÃO!
Parentesco Corporal e Parentesco Espiritual – Dever dos Pais Não são os pais que criam o Espírito do filho, eles apenas lhes fornecem o corpo de carne . Além de gerar o corpo, os pais são os responsáveis pelo desenvolvimento intelectual e moral dos filhos , AJUDANDO-OS A PROGREDIR . (L.E. 203) Os Espíritos que encarnam numa mesma família, como parentes próximos, são quase sempre espíritos simpáticos entre si e unidos por relações anteriores . Essas relações se manifestam pela afeição que existe entre eles durante a vida terrena. Pode acontecer também que os Espíritos sejam completamente estranhos uns aos outros ou separados por antipatias igualmente anteriores , e que se manifestam por aversões mútuas . Enquanto estiverem encarnados na Terra, essas aversões serão para eles uma grande provação. Os verdadeiros laços de família não são os laços de sangue, mas sim os laços de simpatia e afinidade de pensamentos, que unem os Espíritos.
Existem, portanto, duas espécies de famílias: as famílias por Laços Espirituais e as famílias por Laços Corporais . As famílias que se unem por Laços Espirituais possuem um relacionamento duradouro e se fortalecem pela purificação de seus membros. Assim, elas continuarão se relacionando no Mundo dos Espíritos e na Terra, por meio das inúmeras encarnações da alma . (L.R. 204) A união das famílias por Laços Corporais é frágil como a própria matéria e termina com o tempo . Muitas vezes essa união se desfaz moralmente já na existência atual. Foi isto o que Jesus quis ensinar quando disse a seus discípulos: "Eis aqui Minha mãe e Meus irmãos", ou seja, minha família pelos Laços do Espírito , “Pois quem quer que faça a vontade de Meu Pai que está nos Céus, é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe".
O mandamento: “Honrai a vosso pai e a vossa mãe” é um corolário da lei geral de caridade e de amor ao próximo, visto que não pode amar o seu próximo aquele que não ama a seu pai e a sua mãe; mas, o temo honrai encerra um dever a mais para com eles: o da piedade filial . (Allan kardec , O Evangelho Segundo o Espiritismo, 118.ed , p.233-234). O QUE É HONRAR PAI E MÃE ?
Honrar a seu pai e a sua mãe, não consiste apenas em respeitá-los; é também assisti-los na necessidade; é proporcionar-lhes repouso na velhice; é cercá-los de cuidados como eles fizeram conosco, na infância . PIEDADE FILIAL
PIEDADE FILIAL Sobretudo para com os pais sem recursos é que se demonstra a verdadeira piedade filial. Será então aos pais velhos e fracos que cabe servir a filhos jovens e fortes ? Ter-lhes-á a mãe vendido o leite , quando os amamentava? Contou porventura suas vigílias , quando eles estavam doentes, os passos que deram para lhes obter o de que necessitavam?
Quem são eles? “Almas queridas que viajaram das estâncias do passado , pelas vias da reencarnação, desembarcaram no presente, através dos teus braços, suplicando-te auxílio e renovação . “São aqueles mesmos companheiros de alegria e sofrimento , culpa e resgate, nas existências passadas, em cujo clima resvalaste em problemas difíceis de resolver .” “ Os filhos não te pedem apenas dinheiro ou reconforto no plano físico. Solicitam-te igualmente assistência e rumo, apoio e orientação.” (Espíritos Diversos, Vida em vida, 2. ed., p. 92-93). OS FILHOS
A INGRATIDÃO DOS FILHOS A ingratidão é um dos frutos mais diretos do egoísmo. Revolta sempre os corações honestos. Mas, a dos filhos para com os pais apresenta caráter ainda mais odioso. Acolhei-os , portanto, como irmãos; auxiliai-os, e depois, no mundo dos espíritos, a família se felicitará por haver salvo alguns náufragos que, a seu turno, poderão salvar outros. – Santo Agostinho.
INFELIZ daquele que esquece sua dívida para com aqueles que o sustentaram na infância , aqueles que com a vida material lhe deram também a vida moral e que, muitas vezes , se submeteram a duras privações para lhe assegurar o bem-estar. INFELIZ DO INGRATO , porque será punido com a ingratidão e o abandono . Será atingido em suas afeições mais caras , algumas vezes já na vida presente , mas certamente em outras existências em que sofrerá o que fez os outros sofrerem . É bem verdade que alguns pais descuidam-se de seus filhos e não são para eles o que deveriam ser. Cabe a Deus puni-los. Não cabe aos filhos censurá-los, porque talvez eles mesmos fizessem por merecer pais assim. O erro que se comete em relação a estranhos pode ser considerado apenas uma FALTA LEVE , mas o mesmo erro cometido em relação aos pais pode ser considerado UM CRIME , pois nesse caso existe falta de CARIDADE e INGRATIDÃO.
A missão materna resume-se em dar sempre o amor de Deus, o Pai de Infinita Bondade , que pôs no coração das mães a sagrada essência da vida. Sacrificar-se-á de todos os modos ao seu alcance, sem quebrar o padrão de grandeza espiritual da sua tarefa, DEVERES DA MÃE TERRESTRE pela paz dos filhos, ensinando-lhes que toda dor é respeitável, que todo trabalho edificante é divino, e que todo desperdício é falta grave. Buscará na piedosa Mãe de Jesus o símbolo das virtudes cristãs, transmitindo aos que a cercam os dons sublimes da humildade e da perseverança, sem qualquer preocupação pelas gloríolas efêmeras da vida material.”
“Mães! Abraçai o filho que vos dá desgostos e dizei convosco mesmas: Um de nós dois é culpado. Fazei-vos merecedoras dos gozos divinos que Deus conjugou à maternidade , ensinando aos vossos filhos que eles estão na Terra para se aperfeiçoar, amar e bendizer.” OS PAIS E A EDUCAÇÃO DOS FILHOS “Façam como o bom jardineiro, que corta os rebentos defeituosos à medida que os vê apontar na árvore. Se deixarem se desenvolvam o egoísmo e o orgulho, não se espantem de serem mais tarde pagos com a ingratidão.” “Quando os pais hão feito tudo o que devem pelo adiantamento moral de seus filhos, se não alcançam êxito , não têm de que se inculpar a si mesmos e podem conservar tranquila a consciência.” (Allan Kardec, O Evangelho segundo o Espiritismo, 118, ed., p. 240-242).
“Quando deixa a Terra, o Espírito leva consigo as paixões ou as virtudes inerentes à sua natureza e se aperfeiçoa no espaço, ou permanece estacionário, até que deseje receber a luz. “Após anos de meditações e preces, o Espírito se aproveita de um corpo em preparo na família daquele a quem detestou, e pede aos Espíritos incumbidos de transmitir as ordens superiores permissão para ir preencher na Terra os destinos daquele corpo que acaba de formar-se .” O processo de escolha da família na Terra
O QUE FAZER? Culto do Evangelho no Lar Respeito Mútuo Paciência no Lar “ O culto do Evangelho em casa deve unir-se à matéria lecionada em classe, na iluminação da mente em trânsito para as esferas superiores da Vida .” (Autores Diversos, O espírito da verdade, 2. ed ., p . 42). “ Ensina-lhes o amor ao trabalho, a fidelidade ao dever, o devotamento à compreensão e o cultivo da misericórdia .” (Emmanuel, Irmão, p. 28-29). “A fim de que não se te desvinculem violentamente do amor , caminhando talvez sem defesa ao encontro de tragédias passionais evitáveis.” ( Emmanuel, Inspiração , p. 46-47).
“Tratar todos os homens como quereríeis que ele vos tratassem.” ( Lucas,6:31)