INCÊNDIO VEICULAR princípios e fundamentos.pptx

AlexandreRodrigues273391 7 views 31 slides Nov 02, 2025
Slide 1
Slide 1 of 31
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31

About This Presentation

Incêndio Veicular


Slide Content

INCÊNDIO VEICULAR Elaborado por: MAJ BM Leandro – CIOI 07 Apresentação : SD BM S. Rodrigues – COI 58

OBJETIVOS Conhecer os principais riscos envolvendo incêndio veicular; e Conhecer as técnicas de abordagens para os principais tipos de veículos.

PRINCÍPIOS BÁSICOS SEGURANÇA DE TODOS DA GUARNIÇÃO!!! Preservação da vida – Retirar vítimas de um veículo incendiado ou protege-las é PRIORIDADE ; 3. Proteção do patrimônio – Minimizar os danos já causados pelo incêndio, isolando o que ainda não foi queimado.

RISCOS A fumaça proveniente de qualquer combustão SEMPRE será tóxica.

MITIGAÇÃO DO RISCO ESTAR DEVIDAMENTE EQUIPADO COM EPI E EPRA (EPI 1)

RISCOS O tanque de combustível pode “explodir”

MITIGAÇÃO DO RISCO EPI 1!

RISCOS Vários componentes dos automóveis possuem metais pirofóricos em sua constituição.

MITIGAÇÃO DO RISCO Uso do EPI 1 é fundamental; Água em grande volume, de forma direta na peça será capaz de extinguir as chamas (manter uma distância segura).

RISCOS O veículo pode estar levando qualquer tipo de carga inflamável, explosiva, etc ; Bem como haver vazamento de combustível.

MITIGAÇÃO DO RISCO Estacionar a viatura ladeira acima, e em distância segura do veículo incendiado; Se aproximar sempre com um jato chuveiro a 60º; e EPI 1

RISCOS O veículo incendiado pode se deslocar (por menor que seja a inclinação)

MITIGAÇÃO DO RISCO Estacionar a viatura ladeira acima, e em distância segura do veículo incendiado; Se aproximar sempre com um jato chuveiro a 60º; Estabilizar o veículo em chamas (calço ou, na falta, furar os pneus); e EPI 1.

RISCOS Peças pressurizadas podem explodir.

MITIGAÇÃO DO RISCO ????

RISCOS Veículo energizado por fiação de alta tensão.

RISCOS Atropelo.

Veículos do Corpo de Bombeiros são atingidos por carreta desgovernada e arremessados em rio no extremo sul da BA RISCOS Isolar e sinalizar o local da ocorrência para evitar acidentes secundários!

MITIGAÇÃO DO RISCO Sinalização da via. Recomenda-se 1m equivalente à velocidade da via (se a via for de 80 km/h a sinalização deve estar à 80 m de distância.

ABORDAGEM AOS VEÍCULOS INCENDIADOS São as primeiras medidas específicas a serem adotadas para a realização do combate a incêndio em veículos. ( CBMSC )

1- SEGURANÇA Tráfego de veículos; Energia elétrica (fonte externa de energia); Isolamento do local (raio de 30m no mínimo, podendo ser maior em caso de produtos perigosos, por exemplo); Proteção térmica e respiratória; Estabilização do veículo; e Sistemas internos do próprio veículo incendiado (acionamento de airbag e etc ).

2- RECONHECIMENTO Verificar se há vítimas; Direção do vento; Riscos envolvidos (eventuais cargas perigosas, GNV, etc ); Verificar nível de propagação do incêndio; e Melhor ponto de aproximação para estabilizar o veículo.

3- ESTABELECIMENTO Utilizar uma adutora, um divisor e duas linhas, cada linha deve ter ao menos 02 lances (se o efetivo for reduzido, diminuir uma linha).

4- SALVAMENTO Salvar vítimas SEMPRE será prioridade; Não havendo como retirar a vítima, o veículo deve ser estabilizado e uma linha usada para proteger a vítima e o bombeiro (mesmo que seja o mangotinho )

5- APROXIMAÇÃO E COMBATE Canhão monitor, lance de maior diâmetro e etc podem ser usados para reduzir a temperatura em casos mais severos. Em havendo possibilidade, a aproximação deve se dar com vento pelas costas e ladeira à baixo. Em pontes ou garagens a aproximação fica limitada. Atenção ao solo para identificar vazamento de fluidos.

5- APROXIMAÇÃO E COMBATE

5- APROXIMAÇÃO E COMBATE Realizar a aproximação usando jato chuveiro (60º) em direção à base da chama e a vazão de acordo com a quantidade de energia liberada pelo foco (quanto maior energia, usar maior vazão). O BM deve levar o calço e calçar o veículo como primeira ação; Combater da parte não atingida em direção à atingida; SALVAR VÍTIMA PRÓXIMA OU NO INTERIOR DO VEÍCULO É PRIORIDADE; Realizar pequena abertura no capô e combater assim, antes de abrir completamente.

6- RESCALDO Usar jato mole até dizimar as possibilidades de reignição .

CAMINHÃO COM PRODUTOS PERIGOSOS

CAMINHÃO COM PRODUTOS PERIGOSOS Produto Perigoso é toda substância ou elemento que por sua característica de volume e periculosidade, representa um risco além do normal à saúde, à propriedade e ao meio ambiente durante sua extração, fabricação, armazenamento, transporte ou uso. (CBMSC); Isolar a área e identificar a carga (parar a vtr à 100m de distância, identificar a carga e seguir com o preconizado na ABIQUIM); e Resfriar o tanque (Caminhão-tanque) é uma medida importante em caso de estar envolto em chamas (evitar BLEVE).

CAMINHÃO COM PRODUTOS PERIGOSOS
Tags