AltairMoissAguilar
1,520 views
18 slides
Nov 20, 2014
Slide 1 of 18
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
About This Presentation
História
Size: 3.39 MB
Language: pt
Added: Nov 20, 2014
Slides: 18 pages
Slide Content
I ndochina Península Indochinesa Prof. Altair Aguilar
HISTORIA Historicamente , os países do Sudeste da Ásia foram influenciados culturalmente pela China e pela Índia, mas sobretudo por esta última. No Vietnã, no entanto, ocorreu o contrário. A influência indiana é residual e veio através da civilização e da grande população chinesa.
Este era um reino hinduísta que ocupava a parte centro-sul do atual Vietnã, e existiu entre o século VII e 1832, entrando em declínio a partir do século X, por pressão do Dai Viet, senhores do atual Vietnam do Norte. Em 1832, foi anexado pelo imperador vietnamita Minh Mang.
Religião A principal religião nesses países é o Budismo Theravada ou Hinayana. O Budismo Mahayanaé predominante no Vietnã, enquanto na Malásia e Singapura a população se distribui entre budistas, hinduístas, cristãos e muçulmanos.
Delimitação No sentido estrito, a Indochina abrange apenas o território da antiga Indochina Francesa, incluindo: Camboja Vietnã Laos Em sentido amplo, pode incluir também:
Cultura da Indochina Vietnã O teatro vietnamita combina dança, mímica, música, canções e declamação num só espetáculo. Costumam ser montagens muito vistosas e originais, desde os mais tradicionais aos mais modernos. Numerosas companhias atuam constantemente por todo o país. Um dos espetáculos mais atrativos é o das "Marionetes de Água", onde narram-se histórias simples através de marionetes sobre água e que são manejadas com destreza por homens e mulheres ocultos trás o cenário .
A música tradicional vietnamita combina as influências provenientes da China e da Índia. Os instrumentos típicos são o violino monocorde (lan dóc huyen) e a cítara vietnamita. Cada etnia possui seu estilo musical particular, seus trajes típicos e instrumentos.
Guerra da Indochina Ao terminar a segunda guerra mundial, Ho CHI Minh decretou a independência fundando a república democrática do Vietnã
A França não aceitou a independência , dando inicio a guerra da indochina (1946-1954). Na conferencia de Genebra a França reconheceu a independência da região, que foi dividida em 3 países Camboja Laos e Vietnã
A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em 1975. As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja. Esta guerra pode ser enquadrada no contexto histórico da Guerra Fria .
O Vietnã havia sido colônia francesa e no final da Guerra da Indochina (1946-1954) foi dividido em dois países. O Vietnã do Norte era, comandado por Ho Chi Minh, possuindo orientação comunista pró União Soviética. O Vietnã do Sul, uma ditadura militar, passou a ser aliado dos Estados Unidos e, portanto, com um sistema capitalista.
Principais causas da guerra A relação entre os dois Vietnãs, em função das divergências políticas e ideológicas, era tensa no final da década de 1950. Em 1959, vietcongues (guerrilheiros comunistas), com apoio de Ho Chi Minh e dos soviéticos, atacaram uma base norte-americana no Vietnã do Sul. Este fato deu início a guerra. Entre 1959 e 1964, o conflito restringiu-se apenas ao Vietnã do Norte e do Sul, embora Estados Unidos e também a União Soviética prestassem apoio indireto.
Intervenção militar dos Estados Unidos Em 1964, os Estados Unidos resolveram entrar diretamente no conflito, enviando soldados e armamentos de guerra. Os soldados norte-americanos sofreram num território marcado por florestas tropicais fechadas e grande quantidade de chuvas. Os vietcongues utilizaram táticas de guerrilha, enquanto os norte-americanos empenharam-se no uso de armamentos modernos, helicópteros e outros recursos.
Invasão norte-vietnamita No final da década de 1960, era claro o fracasso da intervenção norte-americana. Mesmo com tecnologia avançada, não conseguiam vencer a experiência dos vietcongues. Para piorar a situação dos Estados Unidos, em 1968, o exército norte-vietnamita invadiu o Vietnã do Sul, tomando a embaixada dos Estados Unidos em Saigon. O Vietnã do Sul e os Estados Unidos responderam com toda força. É o momento mais sangrento da guerra.
Resultados da Guerra
Crianças fugindo desesperadas
Pessoas fugindo
O conflito deixou mais de 1 milhão de mortos (civis e militares) e o dobro de mutilados e feridos. A guerra arrasou campos agrícolas, destruiu casas e provocou prejuízos econômicos gravíssimos no Vietnã.