Evolução da Informática Geração 4 TIS-003 Diana Silva; Hugo Marques; Ivan Emídio; João Santos; Marco Casquinha
Introdução Neste trabalho proposto na disciplina de Arquitectura de Computadores, leccionada pelo formador Luís Charneca, iremos abordar o tema “Evolução da Informática”, aprofundando especialmente a 4ª Geração . Grupo constituído por 5 elementos, do qual faz parte : Diana Silva Hugo Marques Ivan Emídio João Santos Marco Casquinha.
( 1971-1981 ) – 4º Geração 1971 O primeiro microprocessador, o Intel 4004 1971 O primeiro e-mail é enviado 1971 Redes LAN sem fios (Wireless) 1972 A Bell Laboratories desenvolve a popular linguagem de programação C 1972 Surge a Ethernet 1975 A Microsoft é fundada por Bill Gates e Paul Allen 1976 Surgem as drives de 5.25 ” 1981 Nasce a noção do ctrl+alt+del 1980 A primeira drive de 3.5” 1981 Dá-se início ao desenvolvimento do MS-DOS
Microprocessador 1980 A quarta geração de computadores caracteriza-se pelo uso do microprocessador . O microprocessador é a CPU (Central Processing Unit) dos computadores, ou seja, Unidade Central de Processamento .
CPU S igla inglesa de “Central Processing Unit”, que em Português, significa “Unidade Central de Processamento”. Também conhecido como processador, a CPU que corresponde ao cérebro do computador, onde é feita a maior parte dos cálculos.
Principais processadores desenvolvidos na 4ª geração O Intel 4004 foi o primeiro processador lançado em um único chip de silício. Ele trabalhava com 4bits, sendo desenvolvido para o uso em calculadoras, operando com o clock máximo de 0.78 Mhz.
Arquitectura x86 (década de 70) A arquitectura x86, lançada em meados da década de 70, ainda serve como base para uma boa parte dos computadores actuais. O primeiro processador que aproveitou todo o seu potencial foi o Intel 8086, de 1978.
Principais características Introdução dos microprocessadores; Desenvolvimento dos computadores pessoais (PC); Evolução dos diversos componentes (hardware e software); Computadores pessoais e estações de trabalho; Sistemas operacionais MS-DOS, Windows e UNIX; Sistemas operacionais de rede; Evolução dos dispositivos diversos componentes (hardware e software); Micro- programação
Evolução da comunicação – Pré historia Desde os Inicio dos Tempos o Homem tenta comunicar com os semelhantes. No inicio os Homens comunicavam através de gestos e gritos, mas a linguagem tem vindo a evoluir em paralelo com a espécie humana, para além da linguagem e da fala, o homem primitivo deixou-nos ainda outro legado, as pinturas rupestres. Naqueles tempos imemoriais contavam as suas historias fazendo desenhos na parede dos locais que habitavam. Mais tarde o homem inventou a escrita, começaram a usar a pedra, a cerâmica e o papiro para escrever.
Futuro- Computador quântico É uma máquina que executa os seus processamentos, baseados nas propriedades quânticas da matéria, criando um novo e revolucionário modo de armazenar e tratar dados . A teoria do Computador Quântico dentro da ciência da computação existia desde a época de Albert Einstein, mas somente nos anos 80 foram feitas as primeiras tentativas de se construir algo semelhante ao magnífico computador quântico.
Tabela de Equivalência entre Qubits e Bits Qubits (Tecnologia Quântica) Bits (Tecnologia Eletrônica) 1 qubit 2 bits 2 qubits 4 bits 3 qubits 8 bits 5 qubits 32 bits 10 qubits 1.024 bits = 1 Kilo Bit 20 qubts 1.048.576 bits = 1 Giga bit 30 qubits 1.073.741.824 bits = 1 Tera bit
Computador ADN Foi quando em 1994, inspirado pelo livro Biologia Molecular dos Genes, de James Watson, um dos codescobridores do ADN, o cientista da computação Leonard Adleman sugeriu ser possível construir um computador baseado no ADN, o Ácido Desoxirribonucleico.
Esta tecnologia pode ser usada para armazenamento. Cada núcleo de informação pode entregar até quatro dados A, T, C ou G, que combinados formam aminoácidos. Então o processamento não seria mais binário (0 ou 1), mas poderia ter diversas possibilidades, dependendo unicamente da quantidade de aminoácidos programados e poderia até se aproximar do processamento dos computadores quânticos. Cada bit de informação seria de um tamanho molecular, e teria a estabilidade quase permanente dessas moléculas. Uma gota de ADN seria capaz de guardar trilhões de bits de informação: muito mais memória em muito menos espaço.
Esta tabela possui sete cidades codificadas com a respectiva sequência de ADN Cidade Sequência de ADN Lisboa TTGGCTAAGGTAAACGTCACC Porto TTGGCCGTCGGCGCAGTC Coimbra TTGAGCGTCAAGGATAACGGCACC Faro TTGAGCACGACCGGAACAGTA Viseu TTGAAAACCGGCGTC Chaves TTGGGAAAGGTAACAGAA Évora GGAGTCGGCACC
Conclusão Concluímos que em cerca de 10 anos , a tecnologia tem evoluído muito mais rápido do que há 100 anos atrás. Aquilo a que nós chamamos futuro, talvez esteja mais perto do que nós pensamos ou imaginamos.