INFORMÁTICA A PLICADA A ENFERMAGEM Enfermeira Elayne Azevedo
INTRODUÇÃO A Informática em Enfermagem é a área de conhecimento que estuda a aplicação dos recursos tecnológicos no ensino, na prática, na assistência e no gerenciamento do cuidado. A formação do enfermeiro é entendida não somente para técnicas e aspectos teóricos.
O QUE É INFORMÁTICA NA ENFERMAGEM ?
HISTÓRIA DO SURGIMENTO Por volta de 1960 nos Estados Unidos, surgiram sistemas computacionais de grande porte para uso hospitalar , usados apenas para o desenvolvimento de funções administrativas tais como: cobrança, pagamento, contabilidade e estatísticas fiscais; No início da década de 70, os computadores foram substituídos para o de uso pessoal , trazendo a expansão do uso de sistemas de informação hospitalar para a área clínica com a finalidade de comunicar e armazenar os dados históricos do paciente. (HANNA H; BA LL; EDWARDS, 1994); Diversas pesquisas demonstraram que os enfermeiros nessa época, também apresentavam atitudes negativas frente ao uso de computadores.
1982 surgiu , nos Estados Unidos , o conceito de Sistemas de Informação em Enfermagem 1990 F ormação de enfermeiros com tais habilidades .
FORMA DE USO E A TENDÊNCIA PARA A ENFERMAGEM
COMPETÊNCIAS Os profissionais de informática em saúde são responsáveis por diversas atividades , como : Desenvolver, instalar e avaliar novas tecnologias aplicáveis à saúde; Desenvolver, instalar e avaliar sistemas que forneçam aos pacientes acesso aos seus respectivos registros de saúde Analisar a interação entre usuários e os sistemas
Em 2003, o Instituto de Medicina (IOM) dos Estados Unidos propôs as cinco competências mais importantes a serem desenvolvidas por todos os profissionais de saúde. > Prestação de assistência centrada no paciente. > Trabalho com equipes interdisciplinares. > Medicina baseada em evidência. > Foco na qualidade do cuidado. > Informática em saúde. COMPETÊNCIAS
A IMPLEMENTAÇÃO DA INFORMÁTICA E A SEGURANÇA DO CLIENTE E PRESTADOR Assegurar a qualidade e continuidade do trabalho nos diferentes plantões, através do registro a assistência de enfermagem computadorizado ; Documentação do paciente antes baseada em a notações, manuais , muitas vezes desorganizadas , inconsistentes , difícil de ler e entender; Assegurar o profissional da enfermagem dos cuidados e técnicas realizadas ao paciente através dos registros;
Fornece acesso imediato ao prontuário do paciente , não sendo necessário interromper a prestação o do cuidado p ara confirmar ou procurar informações ou dados clínicos do cliente; Balanço hídrico automático; registro da medicação administrada ; histórico de enfermagem ; plano de cuidado eletrônico; Prescrição de enfermagem, padronização da informação , a produção de uma documentação melhorada para propósitos legais e de pesquisa.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) Portaria Nº 002/2008, A BEn Nacional , Gestão 2007/2010 PEP – PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE SI-PNI : O PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO
PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS Prática sistemática e organizada; modernização, economizando tempo ; R ecursos financeiros, energia, além de aumentar a produtividade e satisfação do trabalhador ; (ÉVORA, 1998). A adoção de novos equipamentos levam a maior automatização e a necessidade de redesenho do processo de produção , além da reorganização do fluxo de informação por meio de um raciocínio lógico e o repensar as rotinas para racionalizar as tarefas/serviços. (ÉVORA, 1998).
>> RESUMO A informática em saúde tem evoluído como uma disciplina e como uma profissão cada vez mais comum nas organizações de saúde do mundo todo. A informática em saúde incorpora processos, ferramentas , teorias e conceitos de áreas do conhecimento heterogêneas como ciência da informação, ciência da computação, ciência cognitiva e ciências da saúde medicina, biologia, saúde pública . Os profissionais de informática em saúde utilizam ferramentas de tecnologia da informação para gerenciar e comunicar dados, informações, conhecimento e sabedoria, a fim de auxiliar o processo de decisão em saúde. O objetivo da informática em saúde é dar suporte aos profissionais envolvidos na assistência e pesquisa em saúde visando melhorar a saúde nos níveis molecular individual e populacional. Este capítulo explora as definições e a evolução histórica da área de informática em saúde no Brasil e no mundo.
>>> CONSIDERAÇÕES FINAIS O desenvolvimento da informática em saúde é fortemente influenciado pela evolução das áreas da saúde e de TI, bem como pelas tentativas de regulamentação do mercado por entidades governamentais, sendo esta uma realidade dentro e fora do Brasil.
>> PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO ■ O que é informática em saúde e qual é a diferença fundamental entre informática em saúde e tecnologia da informação? ■ O que faz a informática aplicada ɦ saúde diferente da informática aplicada a uma empresa de manufatura? ■ Por que a informática em saúde é importante para profissionais de saúde e como ela pode contribuir para a prestação de assistência em saúde ? ■ Quais são as principais áreas e subáreas que compõem a disciplina de informática em saúde e qual é a interseção entre elas ? ■ Quais foram os eventos históricos mais relevantes para o surgimento do PEP ? ■ Quais foram os fatores fundamentais para a adoção universal do PEP nos Estados U nidos e quais fatores contribuem para a sua baixa adoção no Brasil? ■ Qual estratégia deve ser adotada pelo Brasil para aumentar a adoção do PEP? Quais os pontos positivos e negativos dessa estratégia?
A enfermagem não é apenas uma profissão, exige dedicação, amor, vocação e respeito pela vida humana.