Insdustrialização do japão

FrancieleFernandes4 465 views 23 slides Feb 15, 2018
Slide 1
Slide 1 of 23
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23

About This Presentation

JAPÃO- ORIGEM DO SOL NASCENTE


Slide Content

Industrialização do Japão Daiane Ribeiro Emily Kainy Eduarda Lima Franciele Fernandes Maria Juliana Rita de Cássia

Japão- 日本 Capital: Tóquio Área: 377.899 km² População: 127,3 milhões de pessoas Densidade demográfica: 336,8 hab / km² PIB: 5,6 trilhões de dólares

Japão- 日本 É um país insular da Ásia Oriental. Localizado no Oceano Pacífico, a leste do Mar do Japão, da República Popular da China, da Coreia do Norte, da Coreia do Sul e da Rússia, se estendendo do Mar de Okhotsk , no norte, ao Mar da China Oriental e Taiwan, ao sul. Os caracteres que compõem seu nome significam "Origem do Sol", razão pela qual o Japão é às vezes identificado como a "Terra do Sol Nascente".

Localização Industrial Principais regiões industriais estão localizadas nas ilhas de: Honshu Hokkaido Shikoku Kyushu

Hokkaido Capital: Sapporo Região: Hokkaido Ilha: Hokkaido Área: 83 452,47 km² (1.º) População Total: 5.507.746 (2010 ) Densidade populacional: 68 hab /km² Distritos: 66 Municípios: 21

Localização Industrial Hokkaido tem a maior área do Japão dedicada à agricultura. É a província que lidera na produção de arroz e captura de peixe, tendo também um lugar de destaque na produção de vegetais hortícolas. Ainda que exista alguma atividade industrial (produção de pasta de papel, fermentação de cerveja — a cerveja Sapporo — e indústria alimentar), a maior parte da população está empregada no sector de serviços. A indústria do turismo tem um papel de relevo ao atrair, principalmente, campistas de todo o Japão.

ORIGENS DO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO- 日本 Imperador Mutsu - Hito Era Meiji (Era das luzes) (1868- 1912) No inicio do século XX o Japão passou por um problema estrutural. Expandir território Em 1937 inicia uma confrontação total com a China, que estende-se até a 2ª Guerra Mundial

ORIGENS DO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO- 日本 Em 1941, o Japão ataca de surpresa a base naval de Pearl Harbor (Havaí ) Em resposta, em 1945 os EUA lançam as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki. A única saída do Japão é render-se, fato que acontece com a assinatura, em setembro de 1945, sendo oficializada a rendição do Japão.

ORIGENS DO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO- 日本 Do séc. XVII ao séc. XIX o Japão foi governado pelo clã Tokugawa . Em 1639, sob o Xogunato Iyemitsu (regime militar feudal), iniciou-se um período que impedia tanto a imigração quanto a emigração. Em 1853 os Estados Unidos aportam no Japão. Em 1854 os EUA forçam a abertura do Japão através da assinatura do tratado de Kanagawa . Em 1868 é dado fim ao domínio do clã Tokugawa . Dada a expansão estratégica estadunidense iniciada no final do séc. XIX, o Japão se torna um país muito importante do ponto de vista da divisão internacional do trabalho .

Entretanto, os interesses da elite japonesa se chocam com os interesses estrangeiros e o Japão inicia um período de viabilização da sua industrialização com intervenção do Estado na economia e do militarismo. A industrialização e modernização só irá ocorrer efetivamente em 1868 com o fim do Xogunato e restauração do império com ascensão do imperador Mitsu-Hito , dando início à Era  Meiji = era das luzes (1868 a 1912). Por conta dessas políticas modernizantes implantadas pela Era Meiji o Japão passou por um vertiginoso processo de industrialização. Mas enfrentava problemas estruturais, como escassez de energia e matérias-primas, e limitado mercado interno. Para suprir esses problemas o Japão se lança a busca de novos territórios, principalmente na Ásia e Pacífico, investindo maciçamente em seu fortalecimento militar .

RECONSTRUÇÃO INDÚSTRIAL APÓS A 2° GUERRA MUNDIAL Mesmo arrasado, após o término da 2ª Guerra Mundial o Japão se tornou a segunda maior potência mundial, essa recuperação ficou conhecida como MILAGRE JAPONÊS . O Japão viveu um novo momento após a 2ª Guerra Mundial, quando recebeu maciços investimentos dos EUA, principalmente em tecnologia. A tradição da honra japonesa foi primordial para a industrialização .

RECONSTRUÇÃO INDÚSTRIAL APÓS A 2° GUERRA MUNDIAL Parecia ser o fim do Japão, mas aconteceu o contrário. Com uma organização esplêndida, fez-se um novo Japão. Onde essa organização ganhou nome como milagre japonês. Foram tantas mudanças sem esquecer o passado, onde perderam praticamente tudo! Mas com diversos investimentos, o Japão cresceu.

RECONSTRUÇÃO INDÚSTRIAL APÓS A 2° GUERRA MUNDIAL O Japão prosperou muito após a Segunda Guerra Mundial devido à/ao : Ajuda militar e financeira dos Estados Unidos; Política de controle populacional; Prioridade à educação e ao domínio da tecnologia: Produção voltada para a exportação.

RECONSTRUÇÃO INDÚSTRIAL APÓS A 2° GUERRA MUNDIAL O sistema educacional foi um dos fatores muito importantes que ajudou na reconstrução industrial do Japão, por ser extremamente qualificado. Com isso, o país conseguiu se apoiar em seu sistema educacional de grande qualidade para fazer com o quê conseguisse forma um grande número de profissional técnicos e de cientistas altamente qualificados, que serviram de mão de obra para reerguer a nação nipônica.

Dados- 日本 A indústria japonesa é responsável por 27% do PIB do país. Empregando 34% da população.

Dados- 日本

Dados- 日本 Maiores indústrias Manufatureira Automobilística Eletrônica Petroquímica Farmacêutica Robótica

Dados- 日本 MANUFATUREIRA : atualmente foca em bens de alta tecnologia e de precisão, tais como instrumentos óticos, veículos híbridos e robótica. É composta por indústrias como automobilística, eletrônica de computadores, semicondutores, cobre, ferro e aço . AUTOMOBILÍSTICA: É uma das maiores indústrias do mundo. Abriga um grande número de empresas que produzem carros, veículos de construção, motocicletas e motores. O Japão esteve entre os três países com maior produção de carros desde a década de 60.

Dados- 日本 ELETRÔNICA: É a maior indústria de eletrônica de consumo do mundo apesar da participação das empresas japonesas gradativamente ter caído devido à competição com a Coreia do Sul e Taiwan. As empresas japonesas têm sido responsáveis por um grande número de importantes inovações . PETROQUÍMICA: Crescimento constante devido a produção de plásticos, poliestireno e polipropileno. Os preços dos produtos petroquímicos permaneceram altos devido à demanda crescente nas economias em desenvolvimento da Ásia.

Dados- 日本  FARMACÊUTICA : Os fabricantes líderes ativamente desenvolveram novas drogas, tais como aquelas para doenças degenerativas e geriátricas. As empresas farmacêuticas estabeleceram redes tripolares conectando Japão, Estados Unidos e Europa ocidental para coordenar o desenvolvimento de produtos .  ROBÔTICA : É um dos países do mundo que mais investem em tecnologia, robótica e microeletrônicos. O Japão detém o recorde de ter os robôs mais avançados do setor industrial.

Dados- 日本 O Japão é o terceiro maior mercado automotivo. Tendo como principais marcas a Toyota, Nissan, Honda, Suzuki, entre outros . A indústria eletrônica do Japão é a maior indústria de eletrônica de consumo do mundo. Suas principais empresas são: Panasonic, sony , Nintendo, Subaru . A indústria militar japonesa, embora represente uma fatia pequena do PIB, é um setor importante da economia . O japão é o maior produtor mundial de barcos, caminhões, motos, televisores, câmeras fotográficas, motores diesel, robôs industriais, entre outros .

O Ultimo samurai , é um filme excelente pra quem quer conhecer a história industrial do Japão Sugestão

FIM!
Tags