Instalações e construções para suinocultura Professor: Limeira . Disciplina: Instalações/Construções rurais Alunos: Elivelton Costa e Adalberto Venancio.
Introdução
Construções Em relação à estrutura física, o Setor de Suinocultura possui um total de 4 galpões , divididos nas seguintes unidades : Pré-corbertura, Gestação, Maternidade, Creche, Crescimento e Terminação.
Escolha do local O local deve se escolhido de tal maneira que se aproveite a circulação natural do ar e se evite a obstrução do ar por outras construções, barreiras naturais e artificias. As instalações deve ser feita em relação na principal direção do vento e Longe da civilização por causa do odor ( Cheiro ).
Orientação das baias A construção dos galpões será orientada no sentido Leste-Oeste de seu eixo maior, diminuindo a incidência da radiação solar tendo um maior conforto térmico para os animais.
Pré-cobrição e Gestação Baias coletivas: fêmeas de reposição até o primeiro parto; porcas a partir de 28 dias de gestação. Boxes individuais: Fêmeas desmamadas até 28 dias de gestação .
Pré-cobrição e Gestação Altura:1,05 m Largura: 0,63 m Comprimento: 2,20 m
Maternidade Utilizada para o parto e fase de lactação das porcas ;
Maternidade
Escamoteador Área: 0,80 m²; Altura: 80 cm; Porta de entrada: 25 cm a largura por 30 cm de altura;
Creche Destinada aos leitões desmamados; Instalação de cortinas nas laterais para permitir o manejo adequado da ventilação; As baias devem ser de piso ripado ou parcialmente ripado (onde os leitões irão defecar, urinar e beber água).
Creche
Crescimento e terminação Crescimento e terminação dos animais desde a fase que vai da saída da creche até a comercialização ; O piso das baias pode ser totalmente ripado ou 2/3 compacto e 1/3 ripado.
Crescimento e terminação
Cachaço Largura da baia: 6 m² Altura das paredes: 1,20 m Piso: 3,5% de declividade.