Instrumentos Ópticos Observando à distância.pptx

REGIANEAPARECIDADAFO 7 views 27 slides Oct 21, 2025
Slide 1
Slide 1 of 27
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27

About This Presentation

Ciências


Slide Content

4 o BIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL: ANOS INICIAIS INSTRUMENTOS ÓPTICOS: OBSERVANDO À DISTÂNCIA CIÊNCIAS AULA 6 5 o

Reconhecer instrumentos ópticos utilizados para a observação do céu e entender o seu funcionamento. Instrumentos ópticos para a observação do céu.

Quando olhamos para a Lua, por que ela parece tão pequena se, na verdade, é bem maior do que parece? O que pode nos ajudar a vê-la maior? O que acontece com as imagens quando usamos uma lente para olhar algo de perto? Elas ficam maiores ou menores? VIREM E CONVERSEM

Os instrumentos ópticos são usados no nosso dia a dia e funcionam com base nas leis da óptica. Eles ajudam a ver melhor coisas muito pequenas, como bactérias, e também coisas muito distantes e grandes, como planetas e estrelas. Instrumentos ópticos Ilustração de um telescópio. CONTINUA...

Antes da invenção dos instrumentos ópticos, as pessoas estudavam o céu apenas com os olhos, por meio de uma observação cuidadosa. Elas observavam o movimento dos astros e, com o tempo, foram percebendo padrões, como o caminho dos planetas e a previsão de eclipses. Mas, para enxergar mais longe e com mais detalhes, foi preciso criar instrumentos ópticos, para melhorar e ampliar a visão do espaço. CONTINUA... Óptica é a parte da física responsável pelo estudo da luz, seus fenômenos e como ela interage com a matéria.

Com o passar do tempo, um homem chamado Hans Lippershey inventou a luneta . Mais tarde, por volta de 1609, Galileu Galilei melhorou esse instrumento para observar melhor o céu. A luneta criada por Galileu era um tubo com duas lentes que faziam as imagens parecerem mais próximas. Hans Lippershey – inventor da luneta terrestre. Galileu Galilei – inventor da luneta astronômica. CONTINUA...

Essas lunetas são chamadas, também, de telescópios refratores . São adequadas para ver planetas e satél ites. Esse instrumento permitiu grandes avanços e comprovações sobre o Universo. Galileu com seu telescópio. CONTINUA...

Depois de Galileu, por volta de 1668, Isaac Newton construiu um novo tipo de telescópio, chamado telescópio refletor . Ele usava um espelho curvo no lugar de uma lente especial, chamada objetiva. Esse tipo de telescópio é usado hoje em observatórios profissionais e passou a ser conhecido como telescópio newtoniano . Telescópio newtoniano.

A luneta é um instrumento óptico usado para observar objetos que estão muito distantes. A luneta Luneta antiga Luneta moderna CONTINUA...

A luneta pode ser classificada em: luneta terrestre : nela é formada uma imagem invertida. É capaz de captar corpos celestes a partir da superfície terrestre; inventada por Hans Lippershey; luneta astronômica : nela é formada uma imagem direta, sem estar invertida. É capaz de captar corpos celestes distantes; inventada por Galileu Galilei.

Os binóculos , geralmente, são usados por iniciantes, porque é fácil ajustar o foco no que se quer observar. Se possível, o ideal é usá-los com um tripé, para manter a imagem mais estável, já que pequenos tremores das mãos podem atrapalhar a visão. Os binóculos Pessoa usando um binóculo. Binóculo.

Os telescópios ajudam a enxergar objetos que são muito pequenos ou estão muito distantes no céu. Quanto maior a abertura do telescópio, melhor ele consegue ampliar e aproximar a imagem. Existem três tipos de telescópios que podem ser usados tanto por astrônomos profissionais quanto por pessoas que gostam de observar o céu por hobby , sendo: Telescópios Telescópio. CONTINUA...

Refratores : a captação e a concentração de luz no foco se dão por uma lente colocada no início do tubo. Refletores : a captação e a concentração de luz no foco se dão por meio de espelhos, geralmente dois deles. Catadióptricos : funcionam do mesmo jeito que os refletores, com o detalhe de terem na frente do tubo uma lente fina corretora que amplia o campo de visão.

Os telescópios espaciais são satélites artificiais usados para observar planetas, estrelas e outros corpos celestes, funcionando de forma parecida com os telescópios usados aqui na Terra. Telescópios espaciais Telescópio espacial Hubble.

Ao contrário dos outros instrumentos, os radiotelescópios não captam a luz, mas sim as ondas de rádio que vêm de alguns astros. Radiotelescópios Radiotelescópio.

Querem conhecer um pouco mais sobre o telescópio espacial Hubble? Então, assistam ao vídeo e viajem nessa história!! Hora do vídeo! https://youtu.be/njBd0idGp1k?si=IPR34zoLanzkOqN2

1. Assinale a alternativa que melhor define o que são instrumentos ópticos na astronomia. (A) São instrumentos usados para visualizar apenas os planetas. (B) São instrumentos que diminuem as imagens. (C) São instrumentos que apenas captam o som de objeto distante. (D) São instrumentos criados para ampliar e melhorar a visão do espaço.

Correção 1. Assinale a alternativa que melhor define o que são instrumentos ópticos na astronomia. (A) São instrumentos usados para visualizar apenas os planetas. (B) São instrumentos que diminuem as imagens. (C) São instrumentos que apenas captam o som de objeto distante. (D) São instrumentos criados para ampliar e melhorar a visão do espaço.

2. Quem sou eu dos instrumentos ópticos? Não uso lente nenhuma pra mostrar o que há no céu. Dois espelhos bem brilhantes me ajudam a enxergar. Mostro estrelas lá no fundo, sem nem ter que piscar. Vivo a luz a refletir e a ampliar. Tenho duas lentes juntinhas, uma pra cada olhar. Sou fácil de usar, até pra quem vai começar. Com um tripé eu fico firme, sem a imagem balançar. Ajudo o céu de perto a enxergar.

Não uso lente nenhuma pra mostrar o que há no céu. Dois espelhos bem brilhantes me ajudam a enxergar. Mostro estrelas lá no fundo, sem nem ter que piscar. Vivo a luz a refletir e a ampliar. Tenho duas lentes juntinhas, uma pra cada olhar. Sou fácil de usar, até pra quem vai começar. Com um tripé eu fico firme, sem a imagem balançar. Ajudo o céu de perto a enxergar. Telescópio Refletor Binóculo Correção 2. Quem sou eu dos instrumentos ópticos?

Preencha a tabela com algumas características de cada instrumento óptico. Luneta Binóculo Telescópio Telescópio espacial Radiotelescópio

Preencha a tabela com algumas características de cada instrumento óptico. A resposta é pessoal, mas espera-se que o estudante tenha como base os conhecimentos apresentados durante a aula. Sugestão: Luneta Binóculo Telescópio Telescópio espacial Radiotelescópio Pode ser classificada em luneta terrestre e astronômica. Geralmente é usado por iniciantes, porque é fácil ajustar o foco no que se quer observar. Quanto maior sua abertura, melhor ele consegue ampliar e aproximar a imagem. É um satélite artificial usado para observar planetas, estrelas e outros corpos celestes. Capta ondas de rádio que vêm de alguns astros.

Reconhecemos instrumentos ópticos utilizados para a observação do céu e entendemos o seu funcionamento.

Escolha um dos instrumentos ópticos apresentados durante a aula, pesquise um pouco mais sobre ele e escreva tudo o que você sabe sobre ele. Na próxima aula, confira com seus colegas e mostre para o professor. _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ AGORA É COM VOCÊ!

LEMOV, D. Aula nota 10 3.0 : 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2023. MUNDO EDUCAÇÃO. Luneta . Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/lunetas-telescopios.htm#:~:text=A%20luneta%20%C3%A9%20capaz%20de,ocular%20(na%20extremidade%20oposta) . Acesso em: 12 maio 2025. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista , 2019. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf . Acesso em: 5 maio 2025. UFRGS. Refrator ou refletor . Disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/telesc/node2.htm . Acesso em: 12 maio 2025. UOL. Sondas espaciais. Máquinas exploram o universo . Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/sondas-espaciais-maquinas-exploram-o-universo.htm . Acesso em: 12 maio 2025.

Lista de imagens e vídeos Slide 1 – Imagem de capa: SEDUC-SP. Slides 3, 4, 6 a 9, 11, 12, 14 e 15 – © Getty Images. Slide 16 – O INCRÍVEL PONTINHO AZUL. Telescópio Hubble – observando o espaço...do espaço . Disponível em: https://youtu.be/njBd0idGp1k?si=IPR34zoLanzkOqN2 . Slide 16 – GIF inserido pela ferramenta oferecida pelo Google Slides.
Tags