Introdução ao pensamento computacional PREFEITURA MUNICIPAL DE CUMARU DO NORTE-PA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VALDICELIA BRITO ANALISTA DE SISTEMAS E FORMADORA
INTRODUÇÃO A aplicação prática de Pensamento Computacional pode ser observada tanto na resolução de problemas básicos do cotidiano, como o planejamento das compras de uma família, quanto na resolução de problemas mais complexos, tais como a concepção de um sistema escolar, a logística de uma rede de abastecimento, a elaboração de um sistema de prevenção e erradicação de epidemias ou o envio de uma nave espacial para a Lua.
O pensamento computacional é uma estratégia que permite resolver problemas, de forma eficiente, criando soluções genéricas para problemas variados, pertencentes a uma mesma classe. Como habilidade humana, o pensamento computacional deveria ser desenvolvido desde a infância, assim como as demais disciplinas, não precisando, necessariamente, estar associado ao ensino da programação de computadores. Nesta formação Introdução à BNCC da Computação , vamos apresentar modos de trabalhar com o pensamento computacional em sala de aula, além de analisar como ele pode contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Vamos ver, ainda, os principais conceitos envolvidos no desenvolvimento de algoritmos de programação e algumas formas de representação de algoritmos, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico aplicado à solução de problemas. Queremos propiciar a você, educador, uma visão crítica e sistemática sobre esse tema.
O Pensamento Computacional se refere à capacidade de compreender, definir, modelar, comparar, solucionar, automatizar e analisar problemas (e soluções) de forma metódica e sistemática, por meio da construção de algoritmos. Apesar de ser um termo recente, vem sendo considerado como um dos pilares fundamentais do intelecto humano, junto com a leitura, a escrita e a aritmética, pois, como essas, serve para descrever, explicar e modelar o universo e seus processos complexos. O Pensamento Computacional envolve abstrações e técnicas necessárias para a descrição e análise de informações (dados) e processos, bem como para a automação de soluções. O conceito de algoritmo está presente em todas as áreas e está intrinsecamente ligado à resolução de problemas, pois um algoritmo é uma descrição de um processo (que resolve um determinado problema).
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. (BRASIL, 2017, p. 9).
DECOMPOSIÇÃO DIVISÃO DE PROBLEMAS EM PARTES MENORES Decomposição é um dos quatro pilares do pensamento computacional, que é uma forma de resolver problemas de forma eficiente e estruturada. A decomposição consiste em dividir um problema complexo em partes menores e mais gerenciáveis, para que seja mais fácil entendê-lo e resolvê-lo. O pensamento computacional é um conjunto de habilidades que inclui: Decomposição, Reconhecimento de padrões, Generalização ou abstração, Algoritmos. A decomposição é uma habilidade importante para o futuro da educação, pois ensina aos estudantes a assumir tarefas maiores e a delegar em projetos em grupo. Para ensinar a decomposição a crianças pequenas, pode-se pedir que elas dividam uma tarefa simples em pequenos passos, como escovar os dentes, fazer o café da manhã ou ler um livro. Para ensinar a decomposição a alunos mais velhos, pode-se pedir que eles construam algo mostrando apenas o projeto finalizado. A decomposição envolve a divisão de problemas complexos em partes gerenciáveis, ensinando os alunos a avaliar e entender todas as etapas necessárias. O reconhecimento de padrões, por sua vez, incentiva a busca por soluções com base em experiências passadas, promovendo eficiência e aprendizado com erros.
RECONHECIMENTO DE PADRÕES OBSERVAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE SIMILARIDADES, RECORRÊNCIAS E TENDÊNCIAS EM DADOS .
ABSTRAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS GERAIS QUE CRIAM PADRÕES, MANTENDO O FOCO NOS ASPECTOS ESSENCIAIS E IGNORANDO OS DETALHES MENOS IMPORTANTES, DE MODO QUE A SOLUÇÃO POSSA SER VÁLIDA PARA OUTROS PROBLEMAS DA MESMA NATUREZA.
ALGORITMOS DESENVOLVIMENTO DE INSTRUÇÕES, PASSO A PASSO PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SIMILARES.
EXEMPLO:
Vamos examinar agora um problema no qual faz-se necessário buscar soluções através do Pensamento Computacional