Introdução ao pensamento computacional 7.0.pptx

semedascom777 33 views 14 slides Jan 31, 2025
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

Introdução ao Pensamento Computacional


Slide Content

Introdução ao pensamento computacional PREFEITURA MUNICIPAL DE CUMARU DO NORTE-PA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VALDICELIA BRITO ANALISTA DE SISTEMAS E FORMADORA

INTRODUÇÃO A aplicação prática de Pensamento Computacional pode ser observada tanto na resolução de problemas básicos do cotidiano, como o planejamento das compras de uma família, quanto na resolução de problemas mais complexos, tais como a concepção de um sistema escolar, a logística de uma rede de abastecimento, a elaboração de um sistema de prevenção e erradicação de epidemias ou o envio de uma nave espacial para a Lua.

O pensamento computacional é uma estratégia que permite resolver problemas, de forma eficiente, criando soluções genéricas para problemas variados, pertencentes a uma mesma classe. Como habilidade humana, o pensamento computacional deveria ser desenvolvido desde a infância, assim como as demais disciplinas, não precisando, necessariamente, estar associado ao ensino da programação de computadores. Nesta formação Introdução à BNCC da Computação , vamos apresentar modos de trabalhar com o pensamento computacional em sala de aula, além de analisar como ele pode contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Vamos ver, ainda, os principais conceitos envolvidos no desenvolvimento de algoritmos de programação e algumas formas de representação de algoritmos, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico aplicado à solução de problemas. Queremos propiciar a você, educador, uma visão crítica e sistemática sobre esse tema.

O Pensamento Computacional se refere à capacidade de compreender, definir, modelar, comparar, solucionar, automatizar e analisar problemas (e soluções) de forma metódica e sistemática, por meio da construção de algoritmos. Apesar de ser um termo recente, vem sendo considerado como um dos pilares fundamentais do intelecto humano, junto com a leitura, a escrita e a aritmética, pois, como essas, serve para descrever, explicar e modelar o universo e seus processos complexos. O Pensamento Computacional envolve abstrações e técnicas necessárias para a descrição e análise de informações (dados) e processos, bem como para a automação de soluções. O conceito de algoritmo está presente em todas as áreas e está intrinsecamente ligado à resolução de problemas, pois um algoritmo é uma descrição de um processo (que resolve um determinado problema).

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. (BRASIL, 2017, p. 9).

DECOMPOSIÇÃO DIVISÃO DE PROBLEMAS EM PARTES MENORES Decomposição é um dos quatro pilares do pensamento computacional, que é uma forma de resolver problemas de forma eficiente e estruturada. A decomposição consiste em dividir um problema complexo em partes menores e mais gerenciáveis, para que seja mais fácil entendê-lo e resolvê-lo. O pensamento computacional é um conjunto de habilidades que inclui: Decomposição, Reconhecimento de padrões, Generalização ou abstração, Algoritmos. A decomposição é uma habilidade importante para o futuro da educação, pois ensina aos estudantes a assumir tarefas maiores e a delegar em projetos em grupo. Para ensinar a decomposição a crianças pequenas, pode-se pedir que elas dividam uma tarefa simples em pequenos passos, como escovar os dentes, fazer o café da manhã ou ler um livro. Para ensinar a decomposição a alunos mais velhos, pode-se pedir que eles construam algo mostrando apenas o projeto finalizado. A decomposição envolve a divisão de problemas complexos em partes gerenciáveis, ensinando os alunos a avaliar e entender todas as etapas necessárias. O reconhecimento de padrões, por sua vez, incentiva a busca por soluções com base em experiências passadas, promovendo eficiência e aprendizado com erros.

RECONHECIMENTO DE PADRÕES OBSERVAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE SIMILARIDADES, RECORRÊNCIAS E TENDÊNCIAS EM DADOS .

ABSTRAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS GERAIS QUE CRIAM PADRÕES, MANTENDO O FOCO NOS ASPECTOS ESSENCIAIS E IGNORANDO OS DETALHES MENOS IMPORTANTES, DE MODO QUE A SOLUÇÃO POSSA SER VÁLIDA PARA OUTROS PROBLEMAS DA MESMA NATUREZA.

ALGORITMOS DESENVOLVIMENTO DE INSTRUÇÕES, PASSO A PASSO PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SIMILARES.

EXEMPLO:

Vamos examinar agora um problema no qual faz-se necessário buscar soluções através do Pensamento Computacional

referências https://www.youtube.com/@Aprendiz21 https://lms.ev.org.br/mpls/WebCds/cds.aspx?action=launch&ERL=9809D272-4159-4797-B0B4-F37DDEB67CD0&SID=pizmw4l5pieb0ygy1yjocnno&AL=True&ResumeMode=CP&DCM=ALL&TzOffSet=-3&ServerID=1&LID=00000000-0000-0000-0000-000000000000 https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb https://www.ev.org.br/entrar
Tags