INTRODUÇÃO ÀS DOUTRINAS DA GRAÇA.pptx bre

JosenildoGaldino4 46 views 7 slides Feb 02, 2025
Slide 1
Slide 1 of 7
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7

About This Presentation

Uma breve compreensão das principais doutrinas reformadas.


Slide Content

INTRODUÇÃO ÀS DOUTRINAS DA GRAÇA

DEFININDO O TERMO “DOUTRINAS DA GRAÇA” , é um termo que define 5 pensamentos acerca do ensino sobre salvação (soteriologia). Devemos fazer as seguintes perguntas: “ Como se dá salvação?” “qual o papel do ser humano na salvação?” “existe livre arbítrio?” “nós podemos perder a nossa salvação?” “Jesus morreu por todas as pessoas ou só por algumas?” “qual a condição Deus usou para nos escolher?”

COMO SURGIRAM ESSAS QUESTÕES? JÁ HAVIA ACONTECIDO A REFORMA. A reforma já havia se espelhado por toda a Europa e países baixos (Holanda). O mundo conhecido estava dividido entre dois pensamentos: catolicismo romano e protestantismo. Dentro do protestantismo havia algumas correntes que divergiam em algumas questões: Lutero, Calvino, Zwinglio. A Inglaterra ficou com o anglicanismo. A Alemanha com o Luteranismo. E os demais países, na grande maioria, abraçou as interpretações de Zwinglio e Calvino. Principalmente a Holanda e a Suíça ficaram com o pensamento calvinista.

DIVERGÊNCIA NA HOLANDA Armínio trouxe algumas ideias em sala de aula que divergiam com os pensamentos adotados pelas igrejas reformadas da Europa. Seus escritos trouxeram debates entre os alunos e após a sua morte, um grupo de alunos e professores, resolveram trazer suas ideias em debate na Holanda. Isso ficaria conhecido como “arminianismo”. Teólogo holandês e professor na universidade Leiden 1560-1609

DIVERGÊNCIA NA HOLANDA Ficaram assim conhecidos os alunos de Armínio que quiserem levantar um protesto contra alguns ensinos reformados, sobretudo o pensamento de João Calvino e as confissões de Fé. Suas objeções foram resumidas em 5 pontos. Por causa disso, foi organizado um sínodo na cidade de Dordrecht (Dort) entre 1618 -1619. OS CÂNONES DE DORT

OS CINCO PONTOS DOS REMONSTRANTES. LIVRE ARBÍTRIO. Mesmo após a queda, o homem continua tendo o “livre arbítrio” ELEIÇÃO CONDICIONAL. Fé preveniente e presciência Divina. EXPIAÇÃO UNIVERSAL. Cristo morreu por todos, mas sua morte é eficaz apenas para os que creem. GRAÇA RESISTÍVEL. O homem pode usar o “livre arbítrio para rejeitar a graça de Deus. PERDA DA SALVAÇÃO. Mais uma vez o “livre arbítrio” é usado para defender a ideia de que o homem pode perder a salvação. X OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO (DOUTRINAS DA GRAÇA) DEPRAVAÇÃO TOTAL. O arbítrio do homem foi comprometido pela sua depravação (Rm 3:10-12; Ef 2:1). ELEIÇÃO INCONDICIONAL. A eleição é baseada apenas na vontade Soberana de Deus (Ef 1:4,5; Rm 9:15-16) EXPIAÇÃO LIMITADA (EFICAZ) Cristo morreu de forma eficaz apenas para os eleitos (Jo 10:14,15; Mt 1:21; Mt 20:28; 26:28) GRAÇA IRRESISTÍVEL. A graça para a salvação é irresistível aos eleitos (Jo 6:37; Jo 6:44) PERSEVERANÇA DOS SANTOS. O calvinismo afirma que os eleitos serão preservados na fé até o fim.

TULIP T otal depravity U nconditional election L imited atonement I rresistible grace P erseverance of the saints
Tags