J. P. LEÃO - Aula COMO EVITAR DEZ ERROS COMUNS DE PORTUGUÊS.pptx
ArushaOliveira
0 views
15 slides
Oct 15, 2025
Slide 1 of 15
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
About This Presentation
Como evitar erros em Português
Size: 3.17 MB
Language: pt
Added: Oct 15, 2025
Slides: 15 pages
Slide Content
COMO EVITAR DEZ ERROS COMUNS DE PORTUGUÊS Profa. Arusha Oliveira
Por que escrever é importante? Escrever bem não se resume apenas à difusão de ideias. É também uma habilidade, capaz de transmitir confiança. Um candidato, com um português impecável, por exemplo, causa imediatamente uma boa impressão, nos entrevistadores, obtendo uma grande vantagem perante seus concorrentes . Melhorar a sua habilidade de comunicação, por escrito, é uma questão de hábito. Quanto mais você treinar, mais familiarizado ficará com o Português e com as técnicas de redação. Para ajudar, vamos apresentar, a seguir, algumas dicas simples, que, pouco a pouco, aprimorarão essa habilidade.
Para escrever bem, é preciso, antes de mais nada, estimular o hábito da leitura. Quanto mais livros, jornais, revistas etc. você ler, mais acostumado ficará com a Língua Portuguesa e, inconscientemente, passará a escrever melhor . Além de melhorar a escrita, o hábito da leitura também é capaz de aumentar seus conhecimentos, tornando-o uma pessoa mais culta. Com isso, sua capacidade de argumentação e elaboração de ideias, habilidades muito visadas, no mercado de trabalho, também ampliam seus conhecimentos.
Como evitar dez erros comuns de português na hora de escrever uma redação
D ica 1: Haver ≠ A ver Jamais confunda o verbo “haver” com a expressão “a ver”. Lembre-se de que uma coisa não tem nada a ver com a outra ! Ex ¹.: Sem lutas, é impossível haver melhorias para o povo . Ex ².: Trabalhar duro tem tudo a ver com o sucesso.
Dica 2: Há ≠ A Um é um verbo; o outro, uma preposição, mas, por causa da pronúncia idêntica, é fácil embananar-se na hora de escrevê-los, não é? A dificuldade aumenta, quando “ há ” (Para quem não se lembra, é do verbo “haver ”). É usado para indicar o tempo passado, confundindo-se com a preposição “ a ”, que somente expressa uma distância (temporal ou espacial ). Ex ¹.: Há muito tempo, os dinossauros foram extintos . Ex ².: O supermercado mais próximo fica a 10 minutos daqui.
DICA 3: Haja ≠ Aja Sim, há ainda mais uma forma de fazer confusão com o verbo “ haver ” (haja paciência, não é?!), mas não precisa desistir de usá-lo para sempre, não! Na verdade, é bem fácil distingui-lo de “ aja ”, do verbo “agir”: é apenas verificar se pode trocar por “existir ”. Ex ¹.: Mesmo que haja (ou exista) algum risco, vale a pena investir nesse setor . Ex ².: Para que a empresa se recupere da crise, é necessário que a administração aja imediatamente.
Dica 4: Am ≠ Ão Cuidado para não confundir a terminação dos verbos do pretérito perfeito do indicativo com a terminação dos verbos conjugados no futuro do presente do indicativo: Ex.: Na frase, os funcionários pedir am férias ( pretérito perfeito do indicativo) é diferente de “Os funcionários pedir ão férias” (futuro do indicativo )
Dica 5: Mal ≠ Mau Atenção para não confundir mau com mal . Caso fique com dúvida, na hora de escrever, basta lembrar-se de que “mau” é o contrário de bom; e “mal” é o contrário de bem. Ex ¹.: Ele chegou de mau humor . Ex ².: Roberto foi mal nos exames.
Dica 6: Mas ≠ Mais Não confunda “ mas ” com “ mais ”. Enquanto mas exerce função de conjunção adversativa, mais exerce o papel de advérbio de intensidade: Ex.: Ele precisa de mais tempo para descansar, mas a dura rotina de trabalho não o deixa.
Dica 7: Lhe dar ≠ Lidar Nada de trocar lhe dar por lidar e vice-versa. “ Trouxe flores para lhe dar ” , e não “ Trouxe flores para lidar ”. Ex ¹.: Eu não sei lidar com tantos problemas. Ex2.: Eu não sei lhe dar com tantos problemas.
Dica 8: Cuidado com a junção indevida de elementos Erros como concerteza (com certeza), incomum (quando o sentido pretendido é “em comum”), encontra partida (em contrapartida) e apartir (a partir) são comuns nas redações.
Dica 9: Vem ≠ Veem Os dois são verbos, mas se o primeiro (com um “e” só) é de “vir”, o segundo (com dois) é conjugação de “ ver ”. Ex ¹.: Você prometeu que vem me visitar amanhã . Ex ².: Eles não veem a hora de se encontrar de novo.
Dica 10: Acerca de ≠ Cerca de “ Acerca de ” é o mesmo que “sobre” ou “a respeito de”. Já “ cerca de ” vem da expressão em latim circa , podendo significar tanto “perto de”, quanto o velho e bom “mais ou menos”. Ex ¹.: Preciso falar com você acerca de um problema pessoal . Ex ².: Estima-se que a população mundial tenha chegado, hoje, a cerca de 7,4 bilhões de pessoas.
Com dúvidas? Sempre pesquise, leia e, também, converse com seus professores.