J. P. LEÃO - Aula COMO EVITAR DEZ ERROS COMUNS DE PORTUGUÊS.pptx

ArushaOliveira 0 views 15 slides Oct 15, 2025
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

Como evitar erros em Português


Slide Content

COMO EVITAR DEZ ERROS COMUNS DE PORTUGUÊS Profa. Arusha Oliveira

Por que escrever é importante? Escrever bem não se resume apenas à difusão de ideias. É também uma habilidade, capaz de transmitir confiança. Um candidato, com um português impecável, por exemplo, causa imediatamente uma boa impressão, nos entrevistadores, obtendo uma grande vantagem perante seus concorrentes . Melhorar a sua habilidade de comunicação, por escrito, é uma questão de hábito. Quanto mais você treinar, mais familiarizado ficará com o Português e com as técnicas de redação. Para ajudar, vamos apresentar, a seguir, algumas dicas simples, que, pouco a pouco, aprimorarão essa habilidade.

Para escrever bem, é preciso, antes de mais nada, estimular o hábito da leitura. Quanto mais livros, jornais, revistas etc. você ler, mais acostumado ficará com a Língua Portuguesa e, inconscientemente, passará a escrever melhor . Além de melhorar a escrita, o hábito da leitura também é capaz de aumentar seus conhecimentos, tornando-o uma pessoa mais culta. Com isso, sua capacidade de argumentação e elaboração de ideias, habilidades muito visadas, no mercado de trabalho, também ampliam seus conhecimentos.

Como evitar dez erros comuns de português na hora de escrever uma redação

D ica 1: Haver ≠ A ver Jamais confunda o verbo “haver” com a expressão “a ver”. Lembre-se de que uma coisa não  tem nada a ver  com a outra ! Ex ¹.: Sem lutas, é impossível haver melhorias para o povo . Ex ².: Trabalhar duro tem tudo a ver com o sucesso.

Dica 2: Há ≠ A Um é um verbo; o outro, uma preposição, mas, por causa da pronúncia idêntica, é fácil embananar-se na hora de escrevê-los, não é? A dificuldade aumenta, quando “ há ” (Para quem não se lembra, é do verbo “haver ”). É usado para indicar o tempo passado, confundindo-se com a preposição “ a ”, que somente expressa uma distância (temporal ou espacial ). Ex ¹.: Há muito tempo, os dinossauros foram extintos . Ex ².: O supermercado mais próximo fica a 10 minutos daqui.

DICA 3: Haja ≠ Aja Sim, há ainda mais uma forma de fazer confusão com o verbo “ haver ” (haja paciência, não é?!), mas não precisa desistir de usá-lo para sempre, não! Na verdade, é bem fácil distingui-lo de “ aja ”, do verbo “agir”: é apenas verificar se pode trocar por “existir ”. Ex ¹.: Mesmo que haja (ou exista) algum risco, vale a pena investir nesse setor . Ex ².: Para que a empresa se recupere da crise, é necessário que a administração aja imediatamente.

Dica 4: Am ≠ Ão Cuidado para não confundir a terminação dos verbos do pretérito perfeito do indicativo com a terminação dos verbos conjugados no futuro do presente do indicativo: Ex.: Na frase, os funcionários pedir am   férias ( pretérito perfeito do indicativo) é diferente de “Os funcionários pedir ão  férias” (futuro do indicativo )

Dica 5: Mal ≠ Mau Atenção para não confundir  mau   com  mal . Caso fique com dúvida, na hora de escrever, basta lembrar-se de que “mau” é o contrário de bom; e “mal” é o contrário de bem. Ex ¹.: Ele chegou de mau humor . Ex ².: Roberto foi mal nos exames.

Dica 6: Mas ≠ Mais Não confunda “ mas ” com “ mais ”. Enquanto mas exerce função de conjunção adversativa, mais exerce o papel de advérbio de intensidade: Ex.: Ele precisa de mais tempo para descansar, mas a dura rotina de trabalho não o deixa.

Dica 7: Lhe dar ≠ Lidar Nada de trocar  lhe dar  por  lidar  e vice-versa. “ Trouxe flores para   lhe dar ” , e não “ Trouxe flores para   lidar ”. Ex ¹.: Eu não sei   lidar  com tantos problemas. Ex2.: Eu não sei  lhe dar  com tantos problemas.

Dica 8: Cuidado com a junção indevida de elementos Erros como  concerteza   (com certeza),  incomum   (quando o sentido pretendido é “em comum”),  encontra partida   (em contrapartida) e  apartir   (a partir) são comuns nas redações.

Dica 9: Vem ≠ Veem Os dois são verbos, mas se o primeiro (com um “e” só) é de “vir”, o segundo (com dois) é conjugação de “ ver ”. Ex ¹.: Você prometeu que vem me visitar amanhã . Ex ².: Eles não veem a hora de se encontrar de novo.

Dica 10: Acerca de ≠ Cerca de “ Acerca de ” é o mesmo que “sobre” ou “a respeito de”. Já “ cerca de ” vem da expressão em latim circa , podendo significar tanto “perto de”, quanto o velho e bom “mais ou menos”. Ex ¹.: Preciso falar com você acerca de um problema pessoal . Ex ².: Estima-se que a população mundial tenha chegado, hoje, a cerca de 7,4 bilhões de pessoas.

Com dúvidas? Sempre pesquise, leia e, também, converse com seus professores.
Tags