INTRODUÇÃO Iremos fazer um estudo sobre o ligamento cruzado anterior (LCA) onde é uma estrutura fundamental no joelho, que acomete principalmente os atletas. Utilizaremos um exemplo da atleta Gabi Guimarães.
VIDEO DA ATLETA GABI GUIMARÃES, JOGADORA DE VÔLEI https://www.youtube.com/watch?v=I08H2GQiKls
OBJETIVO O objetivo deste estudo é avaliar o ligamento cruzado anterior, através dos exames de Imagem, Raio-X, Tomografia e Ressonância.
Situação problema Paciente Gabi Guimarães de 29 anos jogadora de vôlei caiu de mau jeito durante partida válida pela segunda rodada da Superliga e sofreu uma grave lesão, onde rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo na qual foram reconstituídos, e o menisco foi suturado.
ANATOMIA O ligamento cruzado anterior é uma importante estrutura que tem como principal função a estabilização do joelho. Portanto, pacientes que tem uma lesão (ruptura) desse ligamento, frequentemente apresentam dificuldade de realizar determinadas atividades físicas. Devido à instabilidade articular decorrente da ruptura ligamentar, o paciente fica mais suscetível a apresentar outras lesões no joelho lesionado, como as lesões de menisco e da cartilagem.
Possível CAUSA Uma das possíveis causas que pode ocorrer a lesão é o vôlei, pois a grande maioria das lesões esportivas relacionadas ao ligamento cruzado anterior são lesões que ocorrem durante uma súbita mudança de direção com um pé plantado, caindo incorretamente de um salto ou parando rapidamente.
SINTOMAS Os sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes logo após o trauma são: Dor no joelho Inchaço no joelho Insegurança para atividades Perda de força na perna Incapacidade de descarregar o peso na perna Dificuldade para movimentar o joelho Instabilidade no joelho
PRINCIPAIS MÉTODOS DE IMAGEM UTILIZADO: Os principais métodos a ser utilizados de inicio será o Raio x, para verificar se há uma fratura no momento do trauma. Constatado que não há fratura, realizaremos uma tomografia identificado a lesão dos ligamentos o paciente será submetido a cirurgia e para isso é necessário a ressonância. RAIOX TOMOGRAFIA RESSONÂNCIA
diagnóstico Por ser uma lesão traumática, o paciente deve sempre procurar auxílio médico logo após, principalmente com o objetivo de afastar lesões mais graves e que demandam um tratamento com certa urgência, como as fraturas. Especificamente para o diagnóstico da lesão do ligamento cruzado anterior, o exame físico ortopédico contém manobras especiais com o objetivo de perceber a instabilidade decorrente da lesão ligamentar. Para uma confirmação diagnóstica, a ressonância magnética é o exame mais aconselhado. Após o diagnóstico, o mais importante inicialmente não é o tratamento definitivo da lesão, e sim o controle da dor e "inchaço" do joelho do paciente, permitindo que o mesmo recupere o movimento normal da articulação.
TRATAMENTO O tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior pode ser tentado incialmente com fisioterapia. Porém, a cirurgia para reconstrução ligamentar acaba sendo o tratamento mais aconselhado, principalmente nos pacientes mais jovens, mais ativos fisicamente e naqueles pacientes que experimentam com frequência uma sensação de instabilidade no joelho durante as atividades diárias ou mesmo esportivas. Nesse tipo de paciente, o risco de outras lesões é mais alto, e por isso opta-se pela cirurgia. O objetivo da cirurgia é restaurar a anatomia e a biomecânica normal do joelho e permitir que o paciente volte a praticar esportes sem o risco de novas lesões.