LIÇÃO 11 - Maria, mãe de jesus - uma serva humilde
3,276 views
28 slides
May 23, 2017
Slide 1 of 28
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
About This Presentation
Subsídios para lições bíblicas da CPAD elaborados pelo Pastor Natalino das Neves (IEADC-Sede).
Assista aos demais vídeos com estudos bíblicos e baixe os arquivos de slides referentes aos vídeos no blog:
http://goo.gl/PPDRnr
Size: 2.63 MB
Language: pt
Added: May 23, 2017
Slides: 28 pages
Slide Content
TEXTO AÚREO " Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela." (Lc 1.38)
VERDADE PRÁTICA Maria , mãe de Jesus, nos deixou um exemplo elevado de humildade e submissão à vontade de Deus.
LEITURA BÍBLICA Lucas 1.46-49
46 - Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 - e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48 - porque atentou na humildade de sua serva; pois eis que, desde agora, todas as gerações me chamarão bem-aventurada. 49 - Porque me fez grandes coisas o Poderoso; e Santo é o seu nome.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO Segundo a Bíblia, Maria , uma jovem humilde, foi escolhida por Deus para protagonizar o papel mais importante que uma mulher poderia receber. Maria foi a escolhida, dentre tantas mulheres que aguardavam a promessa de ser mãe do messias. Ela recebeu a missão de ser mãe de Jesus Cristo , aqu e le que veio ao mundo para salvar a humanidade . Maria foi escolhida pelas suas qualidades espirituais e morais .
PONTO CENTRAL Maria , a mãe de Jesus, é um exemplo de caráter humilde e submisso.
I - MARIA, A MÃE DE JESUS
1. Quem era Maria O nome de Maria era muito comum em seu tempo. Ela era da linhagem real, descendente do rei Davi (Mt 1.1). Ela foi esposa de José, o carpinteiro (Mt 1.15,16 ) : Ela estava comprometida em se casar com José quando atingisse a maioridade, por meio de um contrato matrimonial . Conquanto a relação sexual não fosse permitida nesse tipo de relacionamento, era como se Maria estivesse 'casada' com José ."
2. Suas qualidades e seu caráter Maria foi escolhida para ser mãe do Salvador, antes de tudo, por decisão divina. Mas também por suas qualidades espirituais e morais : Ela era virgem – valor de grande significado espiritual e moral da época ( Lc 1.26,27 ; Is 62.5). Segundo a Bíblia, ela permaneceu virgem até o nascimento de Jesus ( Mt 1.25 ; Is 7.14 ; Mt 1.22,23). Ela era agraciada – escolhida por Deus pela sua fidelidade ( Lc 1.28a). Tinha a presença do Senhor em sua vida ( Lc 1.28). B endita entre as mulheres – seu testemunho se destacava . No meio de tantos milhares de mulheres, em Israel, ser alcançada por tão grande deferência da parte de Deus era algo acima de qualquer pensamento humano.
SÍNTESE DO TÓPICO Maria , dentre tantas mulheres em Israel, foi a escolhida para gerar o Filho de Deus.
II - A ELEVADA MISSÃO DE MARIA
1. Deus a escolheu para ser a mãe do Salvador o ouvir tal saudação do anjo, Maria ficou perplexa: " Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, e eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus [...] (Lc 1.30,31). Dentre tantas mulheres, qual maior privilégio ser escolhida para ser a mão do Cristo? Privilégio que ela teve que guardar em segredo.
2. O anúncio de que seria a mãe do Salvador Admiração e espanto perturbaram sua mente ao receber a notícia de que seria a mãe do Salvador (Lc 1.34). O menino nasceria pela virtude do Espírito Santo (Lc 1.35). Maria não se acovardou diante dos desafios de ser mãe, não sendo ainda casada. Preferiu se submeter à vontade de Deus (Lc 1.38).
3. Maria, mulher e mãe Maria soube comportar-se como verdadeira mãe. Teve de se deslocar de Nazaré a Belém, para alistar-se o filho nasce em uma manjedoura ( Lc 2.1-5). Como entender o salvador prometido nascendo em uma manjedoura? Como mãe judaica, conduziu o filho em cumprimento aos preceitos da lei: Circuncidando-o ao oitavo dia (Lc 2.21); Levando-o para ser apresentado no Templo (Lc 2.22,23; Lv 12.4). Levando-o para participar d a festa da Páscoa (Lc 2.40,41). .
SÍNTESE DO TÓPICO Embora ainda fosse uma menina, Maria recebeu da parte de Deus uma elevada missão
III - O SEU PAPEL NO PLANO DA SALVAÇÃO
1. Maria deu à luz "a semente da mulher Conhecido no cristianismo como “protoevangelho” : " E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gn 3.15). D iz Paulo: " mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos" (Gl 4.4,5 ).
2. Maria não é redentora Nos ensinos do Novo Testamento não existe nenhuma base para considerar Maria como redentora, ou mediadora entre Jesus e os homens. O ensino de que Maria é redentora e mediadora provém do dogma, estabelecido no Concílio de Éfeso, realizado em 431 d.C . Na verdade, Maria foi a mãe do Filho de Deus encarnado.
3. Maria não é mediadora Não se pode negar a honra e os privilégios que Deus concedeu a Maria de Nazaré . Todavia, tem alguns ensinos sobre Maria que não tem base bíblica para ser aceito: Assunção de Maria - o Papa Pio XII, em sua bula Munificentíssimo Deus (de 1º de novembro de 1950) diz que Maria "... foi levada de corpo e alma para a glória do céu ". Maria morreu como qualquer outro ser humano. Intercessão de Maria - " Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem" (1 Tm 2.5). "... o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós" (Rm 8.34 ). Suprema autoridade de Maria - Jesus disse que todo o poder lhe foi dado no céu e na terra (Mt 28.18 ).
SÍNTESE DO TÓPICO O papel de Maria no plano da salvação era de extrema grandeza .
CONSIDERAÇÕES FINAIS
CONSIDERAÇÕES FINAIS Nesta lição nós aprendemos que: Maria, foi escolhida dentre as mulheres para ser a mãe do Salvador, sob a graça de Deus e pelas suas qualidades espirituais e morais. Ela assume essa grande responsabilidade com intuito de fazer a vontade de Deus. Maria merece todo o respeito, a honra e o reconhecimento de seu papel, no plano de Deus em relação à humanidade. Entretanto, nã o há qualquer base bíblica para que lhe rendamos culto, adoração, ou a considerarmos mediadora entre Deus e os homens, pois esse papel é exclusivo de Jesus Cristo , Nosso Senhor.
REFERÊNCIAS ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Bíblico Teológico . 8ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999. BERGSTÉN, Eurico. Teologia Sistemática . Rio de Janeiro: CPAD, 1999 . BÍBLIA DE ESTUDO APLICAÇÃO PESSOAL . Rio de Janeiro: CPAD, 2003 . COLSON, Charles & PEARCEY, Nancy. E Agora Como Viveremos? Rio de Janeiro: CPAD, 2000. COMENTÁRIO BÍBLICO BEACON. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. DEVER, M. A Mensagem do Antigo Testamento . Rio de Janeiro: CPAD, 2008. LIÇÕES BÍBLICAS ADULTOS - PROFESSOR . O Caráter do Cristão: moldado pela Palavra de deus e provado como ouro. Comentarista Elienai Cabral. 4º Trim. Rio de Janeiro: CPAD, 2017 .
REFERÊNCIAS LIMA , Elinaldo Renovato de. O Caráter do Cristão : moldado pela Palavra de deus e provado como ouro. Rio de Janeiro: CPAD, 2017. NEVES, Natalino das. Educação Cristã Libertadora . São Paulo: Fonte Editorial, 2013. NEVES, Natalino das. Justiça e Graça : um estudo da doutrina da salvação na Epístola aos Romanos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015. PALMER, Michael D. (Ed.). Panorama do Pensamento Cristão . Rio de Janeiro: CPAD, 2001. RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo . 10ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012 RICHARDS, Lawrence. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento . Rio de Janeiro: CPAD, 2007 .
Pr. Natalino das Neves www.natalinodasneves.blogspot.com.br Facebook : www.facebook.com/natalino.neves Contatos: [email protected] (41) 98409 8094 (TIM)