Lição 5 Aliança Mosaica

Cleonilson10 4,082 views 25 slides Apr 29, 2016
Slide 1
Slide 1 of 25
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25

About This Presentation

ALIANÇA MOSAICA


Slide Content

01 05 2016

OBJETIVOS : Conhecer o Objetivo e o Propósito da Aliança Mosaica. Compreender a importância dos dez mandamentos em sua época. Entender o propósito dos Sacrifícios e Ofertas no Antigo Testamento

PALAVRA INTRODUTÓRIA : A primeira metade do livro de Êxodo envolve a redenção divina da nação eleita de Israel da servidão egípcia. Deus realizou esta façanha em três etapas: Redenção – Redenção  é o  ato ou efeito de redimir ou remir ,  que significa reabilitação , reparo, salvação .  É o ato de adquirir de novo, de resgatar, de tirar do poder alheio, do cativeiro. É livrar-se de um passo arriscado. (Êx.12:31-15:21).

PALAVRA INTRODUTÓRIA : 2. Libertação – vem do grego “ sotero “ e significa “livramento, salvação ” . João 10:10 diz: O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância . (Êx.12:31-15:21). 3. Preservação – Preservados da fome na terra do Egito, Deus cuida deles na caminhada e na Nova Terra. (Êx.15:22-18:27)

1. ANTIGO TESTAMENTO, BERÇO DA ANTIGA ALIANÇA : Algumas pessoas foram visitadas por Deus e receberam dele preciosas instruções: Adão, Abel, Sete, Enoque, Noé, Melquisedeque , Abraão, Balaão , Naamã , Jó. Faz-nos refletir sobre a extraordinária função do ensino oral. A Igreja primitiva anunciava o Evangelho da Graça sem o Novo Testamento, com os ensinos orais de Jesus e dos seus apóstolos.

1.1 A Unidade das Escrituras Quando estudamos o Antigo Testamento escritos por diferentes autores, cerca de 40, em diferentes épocas, e em gêneros literários distintos: históricos, poéticos, sapienciais (que contém sentenças morais) e proféticos . Deus se revelou ao homem de que forma? Adão – no jardim Noé – Manda fazer a arca (aliança de salvação) Abraão – Pai de uma grande nação Moisés – Libertador

1.1 A Unidade das Escrituras Juízes – julgavam a nação Sacerdotes – Ensinavam o povo, levavam as questões a Deus. Profetas – Transmitiam a vontade de Deus Ninguém se contradiz. A Palavra de Deus é viva e eficaz. E hoje, como Deus se revela ao homem?

1.1.1. A mensagem divina complementa-se de forma qualitativa Na “antiguidade” muitas nações elegeram para si falsos e inanimados mediadores, - símbolos e/ou esculturas, - entre eles e o Criador. O AT é o instrumento por meio do qual o Senhor revela como o homem deve relacionar-se com Ele, sempre apontando para Cristo. Lev. 19:04  Não vos volteis para os ídolos, nem façais para vós deuses de fundição, Eu sou o Senhor vosso Deus.

1.1.2. A mensagem divina complementa-se de forma quantitativa O Antigo Testamento apresenta um quadro geral de: Como Tudo Começou (Gênesis e Êxodo) Como Tudo Aconteceu (Livros Históricos) Como Tudo Deve Ser (Livros da Lei) Como Tudo Será (Proféticos e Escatológicos) Alento e Sabedoria na Caminhada para os Céus (Poéticos e Sapienciais)

2. A ALIANÇA MOSAICA A Aliança Mosaica em si é o conjunto de revelações divinas de caráter ético e moral que formou as leis, os princípios e os valores da Nação Israelita e posteriormente algumas das bases do Cristianismo. Exemplo: Dt.5:1-10. Moisés teve êxito em sua missão: ele livrou os hebreus da mão de Faraó e o povo partiu em direção à terra que mana leite e mel. Toda nação para crescer e prosperar precisa organizar-se. Com Israel não foi diferente.

2.1. A Gande Questão da Nação recém-liberta do cativeiro egípcio Deus liberta o seu povo da escravidão egípcia e se revela como o Soberano Senhor. Como um povo que convivera por tantos anos com as práticas de uma nação idólatra deveria portar-se diante do Criador, dos seus compatriotas e do resto do mundo? A Aliança Mosaica explica como a nação deveria se organizar sob o governo divino. O papel da Aliança era ensinar como as pessoas redimidas deveriam viver neste mundo.

2.2. A Lei Mosaíca A Lei Mosaica é composta por um código de leis, formado por cerca de 600 disposições, ordenanças e proibições. Pode ser considerado: Um Código Religioso – Previa as obrigações do povo, levitas, sacerdotes e Sumo Sacerdotes em relação a Deus. Normatização Sócio-Educativa – Previa as normas de convivência coletiva. Visava manter puro e incontaminado o povo por meio do qual nos seria apresentado o Salvador.

2.2.1. Elementos compreendidos na Torah O que você entende por Torah ? O que é o Decálogo? Os dez mandamentos – regulamentam as relações interpessoais e com Deus. As ordenanças civis e religiosas – explicam detalhadamente o significado dos dez mandamentos para Israel. As leis cerimoniais – relativas ao serviço sacerdotal, e ao ministério no Tabernáculo (templo).

2.2.1. Elementos compreendidos na Torah

3. O DECÁLOGO Podemos dizer que a essência do Antigo Testamento reside nos dez mandamentos. Escritos pela mão de Deus. Êx.31:18;34:12

3.1. A Divisão do Decálogo Os quatro primeiros mandamentos dizem respeito ao relacionamento com Deus e os outros seis tratam do relacionamento com os outros indivíduos. Instituição do Monoteísmo – Um Relacionamento exclusivo. Proibição de dar a Deus uma representação visível. Proibição ao uso incorreto do Nome de Deus para fins Ilegítimos e Egoístas.

3.1. A Divisão do Decálogo 4) Santificação do sétimo dia. (Ter um momento diferenciado com Deus) 5) Honrar Pai e Mãe. Proibição à Violação da Vida Humana. Fidelidade no relacionamento Conjugal. Proibição à violação dos direitos e exploração social. Proibição ao Falso Testemunho. Proibição de possuir o que não é nosso.

3.1.1. O ponto central do Decálogo Os dois principais mandamentos bíblicos, tanto na Antiga como na Nova Aliança: Dt.6:05 Mc.12:28-31

4 . SACRIFÍCIOS E OFERTAS NO NOVO TESTAMENTO Alguns teólogos acreditam que a ideia de sacrifício surgiu a partir do socorro de Deus ao pecado do Homem, quando matou um animal para cobrir a vergonha do homem. Gn.8:20 e Jó 1:5

4 .1. Tipos de Sacrifícios e Ofertas na Aliança Mosaica A lei Mosaica previa sacrifícios e ofertas e estes deviam ser oferecidos exclusivamente a Deus. Êx.22:20. Estes Sacrifícios e Ofertas giravam em torno do perdão dos pecados e do retorno da comunhão com o Criador, nunca em torno da ideia de salvação eterna.

4 .1. Tipos de Sacrifícios e Ofertas na Aliança Mosaica

4 .2. A Ineficácia das Ofertas para a Salvação Eterna Os sacrifícios no Antigo Testamento eram imperfeitos e incompletos , toda vez em que alguém pecasse, deveria repetir o ritual. Hebreus 09:11-14 No Novo Testamento eles cumpriam a função de apontar para Cristo, o Redentor.

CONCLUSÃO No monte Sinai, Israel tornou-se uma nação eleita e santa ao entrar em um relacionamento de aliança com Deus. Israel foi colocada em uma posição privilegiada, porém tinha a missão de mediar as bênçãos de Deus às nações do mundo. Israel deveria ser santa, a busca pela santidade significa um relacionamento ininterrupto de fidelidade e confiança em Deus.
Tags