LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

Lenereis 58,275 views 31 slides Aug 30, 2011
Slide 1
Slide 1 of 31
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31

About This Presentation

Slide apresentado no Curso de Psicopedagogia do IESB, na disciplina Deficiência Auditiva, pela Profª Dulcilene Saraiva Reis, nos dias 06 e 07/08/2011


Slide Content

Língua Brasileira de Sinais Profª Dulcilene Saraiva Reis

Lei nº 10.436, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. A língua de sinais é visual-espacial.

A língua portuguesa é oral-auditiva . A língua de sinais é baseada nas experiências visuais das comunidades surdas mediante as interações culturais surdas.

A língua portuguesa constitui-se baseada nos sons. A língua de sinais utiliza as referências anafóricas através de pontos estabelecidos no espaço que exclui ambiguidades que são possíveis na língua portuguesa.

A língua de sinais não tem marcação de gênero, enquanto que na língua portuguesa o gênero é marcado a ponto de ser redundante.

A língua de sinais atribui um valor gramatical às expressões faciais. Esse fator não é considerado como relevante na língua portuguesa, apesar de poder ser substituído pela prosódia.

Jeito “Surdo” de Escrever

LIBRAS

“ FLORESTA TER MUITOS ANIMAIS FLORES FRUTAS MUITO FELIZ AQUI FLORESTA TAMBÉM VIVER LOBO MAU CAÇADOR” LIBRAS

Língua e Linguagem Língua : Sistema de comunicação comum a uma comunidade linguística. LIBRAS FSL ASL

Linguagem Sistema constituído por elementos que podem ser Gestos , Sinais , Sons , Símbolos ou Palavras . Representam conceito de comunicação, ideias , significados e pensamentos. É o estudo científico da língua. A linguagem difere o Homem dos outros animais.

VARIAÇAÕ DIALETAL NO PORTUGUÊS E NA LIBRAS Dialetos: Se refere a dimensão geográfica, pois envolvem as variações regionais. Língua Portuguesa Macaxeira Mandioca Aipim

Libras “MAS”

EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS Bater as Botas Morrer, Falecer

Pedra no Sapato Ter um problema por resolver.

Pôr as barbas de molho Precaver-se

Uma mão lava a outra Trabalhar em equipe ou para o mesmo fim.

Alfabeto

Propagandas em Libras

Por que a Libras é importante? As línguas de sinais são línguas NATURAIS, ricas e complexas, e a gesticulação espontânea NÃO é Língua de sinais . Estas línguas têm parâmetros, normas e regras próprias: sua gramática deve ser respeitada . O estudo dos termos técnicos e científicos devem ser estudados nas escolas, visando registro e sistematização das mesmas: dicionários . Quais as alterações a nível cerebral que uma língua natural proporciona para nossa inteligência?

Como dever ser realizado? Preferencialmente por um professor que também tenha a Libras como sua língua natural ou outro professor que use esta língua fluentemente em seu cotidiano . O professor também com surdez favorecerá ao aluno melhor percepção de si enquanto ser integral em formação: questão do modelo . Deve trabalhar a partir de um contexto: seja imagético ou vivencial . O acolhimento e a avaliação ao aluno são fundamentais para o início do processo.

E a Família? Tem que estar envolvida INTRINSECAMENTE no processo: sua participação e aprendizado é fundamental para que ocorram as trocas simbólicas necessárias ao desenvolvimento intelectual . Deve fazer parte TOTALMENTE desse processo, percebendo-se como agente de transformação do futuro da criança . Gestores podem fazer os encaminhamentos políticos e institucionais necessários para que esta família possa se organizar e PARTICIPAR ATIVAMENTE: o poder público também é responsável.

Sugestões Didáticas Maquetes Materiais concretos Filmes Slides Filmagens Livros didáticos e paradidáticos.

Não ouvir é só um detalhe. Pior que não ouvir é fechar os olhos quando se pode ver.