Livro projeto telaris capitulo 17 ciencias 6º ano

3,184 views 27 slides Sep 09, 2015
Slide 1
Slide 1 of 27
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27

About This Presentation

Aulas sobre o capitulo da unidade 4 com explicações de cada tópico resumindo os pontos mais importantes de cada parte de estudo para ajudar os professores e os alunos a compreenderem melhor cada assunto deste livro tão incrível.


Slide Content

Estrelas, constelações e galáxias As constelações As estrelas As galáxias Explorando o espaço 17 Capítulo

As constelações Uma   constelação é uma região n o céu onde se encontra um grupo de estrelas, que parecem estar próximas umas das outras, ligadas por traços imaginários, que formam determinados desenhos no céu .

As constelações  São conhecidas 88 constelações, que podem ser classificadas em: Boreais  - São vistas apenas o hemisfério norte . como por exemplo , Ursa Maior, Ursa Menor, Cassiopeia ou Andrómeda. Austrais  - São vistas apenas no hemisfério sul . como por exemplo, o Cruzeiro do Sul, Triângulo Austral, Pavão ou Centauro. Zodiacais -  São vistas na sua maioria nos dois hemisférios .

As constelações do zodíaco C onstelação de Touro

As constelações do zodíaco C onstelação de Libra

As constelações do zodíaco C onstelação de Gêmeos

As constelações do zodíaco C onstelação de Á ries

As constelações do zodíaco C onstelação de Aquário

As constelações do zodíaco C onstelação de Capricórnio

As constelações do zodíaco C onstelação de Sagitário

As constelações do zodíaco C onstelação de Escorpião

As estrelas As estrelas "nascem" a partir de nebulosas constituídas, em grande parte, por gases, poeira e partículas sólidas.

As estrelas O brilho das estrelas é produzido por parte de sua energia, que se irradia pelo espaço sob a forma de luz. As estrelas não duram para sempre. Elas "nascem", evoluem e "morrem". Esse mesmo processo ocorrerá com o Sol , pois ele também é uma estrela.

As estrelas Pode parecer estranho, mas quando olhamos para as estrelas, estamos vendo o passado delas. Se a estrela estiver bem longe, bem longe mesmo, ela pode até nem mais existir da forma como a conhecemos hoje - e inclusive ter se transformado em outro corpo celeste. Quando observamos uma estrela, estamos captando a luz que ela emitiu para o espaço.

As estrelas A luz é uma forma de energia que viaja com a incrível velocidade de cerca de 300 mil quilômetros por segundo . Mas como a distância entre os corpos celestes também é grande, pode levar um bom tempo para que a luz da estrela chegue até nós.

As estrelas A estrela mais próxima de nós depois do Sol , chamada de Próxima do Centauro , está a uma distância de 40 trilhões de Km da Terra . Isso quer dizer que a luz dessa estrela leva cerca de 4,2 anos para chegar aqui. E já a Sirlus B está a 8,6 anos-luz distante daqui.

O ano-luz É a distância que a luz percorre no espaço vazio no período de um ano. Isso dá cerca de 9,46 trilhões de quilômetros.

As galáxias Galáxia é um termo que se origina da palavra gala , que significa "leite", em grego. Inicialmente, era a denominação da nossa galáxia, a Via Láctea , e, depois, se generalizou como denominação de todas as demais.

As galáxias As galáxias são compostas por nuvens de gás e poeira, um grande número de estrelas, planetas, cometas e asteroides e diversos corpos celestes unidos pela ação da força gravitacional.

As galáxias Numa noite estrelada, podemos ver uma faixa esbranquiçada que corta o céu. Essa "faixa" de astros é apenas uma parte da galáxia onde está localizado o planeta Terra. Os antigos a denominaram Via Láctea , cujo significado em latim é "caminho de leite".

As galáxias A Via Láctea pertence a um conjunto, ou seja, uma aglomerado de diversas galáxias. O Universo contém mais de 200 bilhões de galáxias de tamanho e formas variadas. Há galáxias de forma elíptica, outras são espirais e muitas são as galáxias irregulares, ou seja, que não tem forma específica.

Explorando o espaço TELESCÓPIOS ESPACIAIS : ficam em órbita em volta da terra com a vantagem de estar livre da turbulência que prejudica as observações astronômicas.

Explorando o espaço SATELITES ARTIFICIAS : giram em torno de astros e podem fotografar a Terra transmitindo informações importantes.

Explorando o espaço FOGUETES ESPACIAIS : carregam tanques com gás combustível e tanques com oxigênio.

Explorando o espaço SONDAS ESPACIAIS : são veículos lançados no espaço sem tripulação. Elas são guiadas por sinais de rádio da Terra.

Explorando o espaço NAVES ESPACIAS : veículos com expedições tripuladas que pousam na Lua e coletam amostras de solo para serem analisadas em laboratórios na Terra.

Explorando o espaço ESTAÇÕES ESPACIAIS : ficam em órbita com os astronautas.