Locomoção na Água Peixes Mamíferos - Anfíbios Répteis Invertebrados
Barbatana caudal – serve de leme e remo Barbatanas anal e dorsal –servem para estabilidade Barbatanas peitorais e ventrais – correspondem aos membros anteriores e poteriores e servem para o equilíbrio Locomoção dos peixes
Características dos peixes que lhes permite o domínio da água Corpo coberto de escamas. Forma fusiforme com configuração hidrodinâmica Possui barbatanas para nadar Possui bexigas natatórias – cheias de gás, que ajuda o peixe a flutuar.
Mamíferos Nadadores A baleia possui os membros transformados em barbatanas.
Características dos Mamíferos Forma fusiforme , que lhe dá configuração hidrodinâmica Membros anteriores tranformados em barbatanas curtas. Membros posteriores transformados em barbatana responsável pela propulsão.
Répteis Anfíbios Nos répteis aquáticos, como a tartaruga, os membros estão transformados em barbatanas Os dedos dos membros posteriores estão ligados por uma membrana, que aumenta superfície de contacto com a água. Membrana interdigital
Aves Crustáceos As aves como os patos e as gaivotas têm entre os dedos uma membrana chamada membrana interdigital . Como o camarão e as lagostas utilizam os apêndices articulados .
Univalves e Bivalves Cefalópodes As amêijoas e as lapas deslocam-se contraindo uma massa pé . Pé ambulacrário O polvo desloca-se por propulsão por jacto , enchendo o seu corpo de água, que lança fora em jacto
Ouriço e Estrela-do-mar O ouriço e a estrela-do-mar utilizam um sistema constituído por fiadas de pés ambulacrários com ventosas – o sistema ambulacrário .
Locomoção na água Nos peixes, mamíferos, anfíbios, répteis e invertebrados Peixes: têm forma hidrodinâmica, barbatanas, cauda musculosa e escamas voltadas para trás. A bexiga natatória ajuda o peixe a flutuar Mamíferos e répteis aquáticos têm os membros transformados em barbatanas Anfíbios e Aves aquáticas: têm uma membrana interdigital ou palmura, que auxilia a locomoção. Invertebrados: usam os apêndices articulados para se moverem na água (crustáceos); alguns têm um sistema ambulacrário (estrelas e ouriços do mar) ou propulsão a jacto (polvo, lula…) .