MÁQUINAS SIMPLES-ALAVANCAS-POLIAS-ENGRENAGENS.pptx

427 views 12 slides Jun 12, 2024
Slide 1
Slide 1 of 12
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12

About This Presentation

Aula de revisão sobre Máquinas Simples, alavancas e etc.


Slide Content

Maquinas simples 7º ANO AULA DE REVISÃO MÁQUINAS SIMPLES Alavancas e seus tipos Polias e Plano inclinado PROF.: MÔNICA SOUZA

O QUE SÃO ALAVANCAS? As alavancas são um tipo de  máquinas simples  utilizadas para multiplicar a  força  aplicada sobre um objeto. São constituídas por uma barra rígida que pode girar sobre um ponto de apoio. O princípio de funcionamento das alavancas foi definido por Arquimedes no século III a.C., originando a famosa frase: “ Deem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu deslocarei o mundo.” Com essa frase, Arquimedes referia-se à capacidade que as alavancas têm de multiplicar a força aplicada, possibilitando que um pequeno esforço possa mover grandes objetos. Como surgiu as máquinas simples? São utilizadas para realizar? As máquinas simples foram criadas com o propósito de facilitar o trabalho humano e otimizar a força.

ALAVANCAS FR – Força resistente: Peso do objeto que se pretende movimentar; FP – Força potente: Exercida com o objetivo de mover o objeto. PA – Ponto de apoio: O ponto ao redor do qual a alavanca pode girar;

TIPOS DE ALAVANCA Alavanca interfixa : Quando o ponto de apoio está situado entre os pontos de aplicação de força e o objeto a ser movimentado, como mostra a figura a seguir. São exemplos desse tipo de alavanca: o alicate, a tesoura e a gangorra.

Alavanca inter-resistente: A força resistente está entre o ponto de apoio e a força potente. Os exemplos desse tipo de alavanca são: o quebra-nozes, abridores de garrafa e o carrinho de mão. Observe a ilustração:

Alavanca interpotente: Nesse tipo de alavanca, a força potente está entre o ponto de apoio e a força resistente. São exemplos desse tipo de alavanca: a pinça e o cortador de unhas. Observa a imagem abaixo:

POLIAS As polias são um tipo de máquina simples, que corretamente utilizadas, diminuem o esforço necessário para levantar objetos. Podem levantar um corpo verticalmente a partir da utilização de cordas e fios, aonde o força deve ser aplicada. Esse tipo de máquina simples é muito utilizado na construção civil para levantar materiais em níveis diferentes. Esse instrumento representou uma evolução principalmente para o desenvolvimento do comércio, otimizando o trabalho de carga e descarga de navios.

TIPOS DE POLIAS Polias fixas: Esta polia gira em torno do seu próprio eixo de rotação e permite alterar a direção e/ou sentido da força. Por outro lado, ela não altera a intensidade da força aplicada, ou seja, ela é apenas um auxílio na direção do objeto. Polias móveis: Esta polia pode realizar deslocamentos ao elevar ou puxar um objeto. Além disso, ela reduz a intensidade da força ao ser aplicada ao deslocar um objeto. Observe a figura a seguir. A polia de número 1 é fixa e apenas muda a direção de aplicação da força, mas não gera diminuição do esforço necessário para levantar o objeto. A polia 2 está presa ao objeto erguido e não há contato direto entre ela e o teto, por isso, ela é denominada de polia móvel . A partir da aplicação da força F, tanto o objeto quanto a polia assumem posições superiores, mas a força aplicada não é igual ao peso real do objeto. OBS.: CADA POLIA DIMINUI PELA METADE A FORÇA NECESSÁRIA PARA LEVANTAR UM OBJETO, OU SEJA, QUANTO MAIOR FOR O NÚMERO DE POLIAS MÓVEIS , MENOR SERÁ A FORÇA APLICADA AO SISTEMA.

PLANO INCLINADO Os planos inclinados são muito utilizados em nosso dia a dia. O plano inclinado é uma máquina simples que pode ser usada para decompor a intensidade da força que é aplicada em alguma direção. Teoria sobre o plano inclinado Quando um objeto é apoiado sobre o plano inclinado, a força peso que o puxa em direção ao centro da Terra é dividida em duas componentes, chamadas de Px e Py , distribuídas ao longo das direções horizontal e vertical. Dessa maneira, torna-se mais fácil elevar um objeto pesado ao longo do plano inclinado, pois a força que precisa ser aplicada ao corpo é menor do que na situação em que se eleva esse corpo a uma certa altura, movendo-se exclusivamente na direção vertical.

TIPOS DE PLANO INCLINADO Rampa – A rampa é o exemplo clássico do plano inclinado, pois sem ela, teríamos que deslocar objetos verticalmente, por exemplo, colocar coisas em um caminhão. Seria necessário usar uma força muito maior se não utilizássemos a rampa. Cunha (ferramenta) – A cunha é um objeto que possui dois planos postos em um ângulo agudo. Serve para cortar vários materiais, entre eles, a madeira. O machado é um tipo de cunha. Parafuso – Se observarmos um parafuso, perceberemos que ele possui um plano inclinado, que é a rosca. Ela ajuda a encaixar o parafuso em algo sem se usar muita força.

ALAVANCAS DO CORPO HUMANO