O Mapa de Risco foi criado através da Portaria n° 05 em 17/08/92 tratando da obrigatoriedade , por parte de todas as empresas, da "representação gráfica dos riscos existentes nos diversos locais de trabalho", e faz parte da NR-05 e NR-09.
O que é um Mapa de Risco? É um levantamento dos pontos de risco de um determinado setor de uma empresa. Identifica situações e locais potencialmente perigosos com o intuito de alertar os trabalhadores que venham a trabalhar no local.
Os mapas de riscos são importantes para alertar os trabalhadores sobres os riscos no seu ambiente de trabalho, porém não necessariamente evitam que um possível acidente ocorra, além de ser feito um mapa de risco, seria prudente, com a medidas cabíveis, realizar feitos que amenizem ou erradiquem os riscos de acidentes.
O Mapa de Risco e CIPA É de responsabilidade na CIPA elaborar os mapas com auxilio dos trabalhadores do local. A CIPA elabora o Mapa de Riscos dos Setores em conjunto com o SESMT.
O Mapa de Risco e CIPA Após discutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Riscos, completo ou setorial, deverá ser afixado em cada local analisado, de forma claramente visível e de fácil acesso para os trabalhadores.
Como elaborar o Mapa de Risco 1º) PASSO: Conhecer os setores/seções da empresa: O que é e como produz. Para quem e quanto produz, etc.
2º) PASSO: Fazer o fluxograma (desenho de todos os setores da empresa e das etapas de produção) através de uma planta baixa.
Exemplos Planta Baixa
3º) PASSO: Listar todas as matérias-primas e os demais insumos (equipamentos, tipo de alimentação das máquinas etc.) envolvidos no processo produtivo.
4º) PASSO: Listar todos os riscos existentes, setor por setor, etapa por etapa (se forem muitos, priorize aqueles que os trabalhadores mais se queixam, aqueles que geram até doenças ocupacionais ou do trabalho comprovadas ou não, ou que haja suspeitas). Julgar importante qualquer informação do trabalhador.
Construindo o Mapa de Risco A partir de uma planta baixa de cada seção são levantados todos os tipos de riscos, classificando-os por grau de perigo: Pequeno; Médio e Grande.
Construindo o Mapa de Risco Estes tipos são separados em cinco grupos classificados pelas cores vermelho, verde, marrom, amarelo e azul. Cada grupo corresponde a um tipo de agente: químico, físico, biológico, ergonômico e mecânico.
Cores dos Riscos Ambientais
Simbologia das Cores
TABELA DOS RISCOS AMBIENTAIS
Exemplo: Mapa de Risco 01
Exemplo: Mapa de Risco 02
Exemplo: Mapa de Risco 03
Exemplo: Mapa de Risco 04
Exemplo: Mapa de Risco 05
VAMOS PRATICAR?
A partir da figura a seguir elabore um Mapa de Risco, elaborando uma planta baixa e separando os setores da empresa para identificação dos seus Riscos Ambientais e sua Classificação.