Maria nas bodas de Caná e na cruz

AfonsoMurad 4,967 views 16 slides Aug 20, 2012
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

Apresentação didática sobre Maria no Evangelho de João.


Slide Content

Maria em Caná e junto à Cruz A mãe de Jesus no Evangelho de João Afonso Murad maenossa.blogspot.com Curso de Mariologia (5)

Maria no Evangelho de João *Duas cenas: em Caná, no início da vida pública de Jesus ( Jo 2,1-11), e junto à cruz, ao final de sua missão ( Jo 19,25-27). Maria presente nos momentos decisivos de Jesus e de sua comunidade. João não aborda as relações familiares de Jesus e a mãe. Mostra o papel de Maria na comunidade cristã. A mulher Maria: mulheres são importantes na comunidade (samaritana, Maria e Marta, Madalena). Maria é figura feminina do Povo de Deus, na grande festa da aliança.

Jesus, o messias ( cristologia baixa) Jesus, o enviado do Pai ( cristologia alta) Esquema unitário Esquema dual (de cima, de baixo, luz e trevas) Crescimento da consciência de Jesus Plena consciência da identidade de Jesus Anúncio na Galiléia , Paixão em Jerusalém Prólogo, Livro dos Sinais, Livro da Exaltação Temas centrais: O Reino de Deus, o Pai, o seguimento. O Pai, o Filho, o Paráclito. Parábolas Analogias Os sinóticos e João

Gestos de Poder: dýnamis Sinais: seméia Para anunciar o Reino de Deus e a bondade do Pai e suscitar a fé Para mostrar quem é Jesus e suscitar a fé Muitos gestos de poder, inclusive exorcismos Sete sinais: Caná, Curas do paralítico, do filho do funcionário e do cego, multiplicação dos pães, caminhar sobre as águas, reavivar Lázaro Milagres nos sinóticos e em João

Maria em Caná ( Jo 2,1-12)

Eles não têm mais vinho : com sensibilidade e intervenção discreta, Maria faz Jesus ver a necessidade das pessoas. Que há entre mim e você , ou que importa a mim e a você : distanciamento entre Jesus e seu interlocutor. Minha hora ainda não chegou : resistência, que só a fé pode vencer. Façam tudo o que ele lhes disser : Maria é a pedagoga da fé, que estimula os servos/amigos de Jesus a realizar sua vontade.

O sinal de Caná, a fé e a comunidade

O vinho é a novidade radical do Reino de Deus e da Nova Aliança, que traz alegria e sentido para a humanidade. Grande quantidade de vinho, de 480 a 720 litros:abundância do novo tempo. Jarras enchidas até a borda : a plenitude em Jesus. Depois dele não há nada melhor (O bom vinho guardado até agora) . R esultado do sinal : Jesus manifesta sua glória (identidade), seus discípulos crêem nele e se reúnem em torno dele.

Maria e nós, em Caná *Cada um de nós faz parte da festa do Reino de Deus, mas não é dono dela. *Como Maria, somos discípulos de Jesus e também pedagogos da fé para outras pessoas. *Jesus é o bom vinho, que nos inebria, alegra o coração e dá sentido ao viver. *Maria nos ensina a exercitar o poder e a liderança: contar com participação das pessoas, levar a crer em Jesus, reunir os outros em torno a Ele.

Oração Maria, mulher atenta em Caná, faze de nós pessoas com olhos abertos e mãos disponíveis. Há tantos que se embriagam com o vinho ruim da falsa felicidade. Distanciam-se de Deus, de seus semelhantes, e destroem a natureza. Necessitamos do vinho da alegria, de vida com sentido, com sabor, com beleza. Maria, dá-nos o vinho de Jesus. Que Ele transforme nossas existências, da mesmice para a qualidade, da indiferença para a fé apaixonada. Maria, queremos tomar e partilhar o vinho de Jesus. Amém Que Ele multiplique nosso amor, pois as talhas do nosso coração são rígidas e imperfeitas.

Maria junto à cruz, com o discípulo amado ( Jo 19,25-27) *Maria persevera na fé, junto a Jesus, quando já não há mais sinais. *O discípulo amado representa a comunidade cristã. *Maria é adotada pela comunidade como mãe e assume sua missão. *Para Maria, como para nós, a cruz tem algo de trágico, de incompreensível, e de passagem. A última palavra é a da ressurreição.

Oração Maria, que bom te chamar de mãe , receber-te como nossa educadora e guia na fé. Obrigado, pois tu nos conduzes a Jesus, não guardando nada para ti. Ensina-nos a perseverar na fé, a manter nosso seguimento a Jesus, nos fracassos e nas vitórias. Sustenta-nos de pé, como tu ficaste, solidários na vida, morte e ressurreição do Senhor. Amém .

E stimula os servos a realizar a vontade de Jesus. L eva os discípulos a crer em Jesus . Ela pede a Jesus o sinal (intercessão) Reúne a comunidade em torno a Jesus. Junto à cruz, persevera na fé. Assume a missão da mãe da comunidade. Síntese: Maria em João

Vídeos disponíveis no Youtube Maria no Evangelho de João (da série “Trem da Mariologia”)

Para saber mais Afonso Murad, Maria. Toda de Deus e tão humana. Compêndio de Mariologia. Editoras: Paulinas/Santuário. 2012, cap. 5, pag 89-103.

Afonso Murad Desenhos: Max Gonçalves www. maenossa.blogspot.com (julho 2012)