Apresentação didática sobre Maria no Evangelho de João.
Size: 1.7 MB
Language: pt
Added: Aug 20, 2012
Slides: 16 pages
Slide Content
Maria em Caná e junto à Cruz A mãe de Jesus no Evangelho de João Afonso Murad maenossa.blogspot.com Curso de Mariologia (5)
Maria no Evangelho de João *Duas cenas: em Caná, no início da vida pública de Jesus ( Jo 2,1-11), e junto à cruz, ao final de sua missão ( Jo 19,25-27). Maria presente nos momentos decisivos de Jesus e de sua comunidade. João não aborda as relações familiares de Jesus e a mãe. Mostra o papel de Maria na comunidade cristã. A mulher Maria: mulheres são importantes na comunidade (samaritana, Maria e Marta, Madalena). Maria é figura feminina do Povo de Deus, na grande festa da aliança.
Jesus, o messias ( cristologia baixa) Jesus, o enviado do Pai ( cristologia alta) Esquema unitário Esquema dual (de cima, de baixo, luz e trevas) Crescimento da consciência de Jesus Plena consciência da identidade de Jesus Anúncio na Galiléia , Paixão em Jerusalém Prólogo, Livro dos Sinais, Livro da Exaltação Temas centrais: O Reino de Deus, o Pai, o seguimento. O Pai, o Filho, o Paráclito. Parábolas Analogias Os sinóticos e João
Gestos de Poder: dýnamis Sinais: seméia Para anunciar o Reino de Deus e a bondade do Pai e suscitar a fé Para mostrar quem é Jesus e suscitar a fé Muitos gestos de poder, inclusive exorcismos Sete sinais: Caná, Curas do paralítico, do filho do funcionário e do cego, multiplicação dos pães, caminhar sobre as águas, reavivar Lázaro Milagres nos sinóticos e em João
Maria em Caná ( Jo 2,1-12)
Eles não têm mais vinho : com sensibilidade e intervenção discreta, Maria faz Jesus ver a necessidade das pessoas. Que há entre mim e você , ou que importa a mim e a você : distanciamento entre Jesus e seu interlocutor. Minha hora ainda não chegou : resistência, que só a fé pode vencer. Façam tudo o que ele lhes disser : Maria é a pedagoga da fé, que estimula os servos/amigos de Jesus a realizar sua vontade.
O sinal de Caná, a fé e a comunidade
O vinho é a novidade radical do Reino de Deus e da Nova Aliança, que traz alegria e sentido para a humanidade. Grande quantidade de vinho, de 480 a 720 litros:abundância do novo tempo. Jarras enchidas até a borda : a plenitude em Jesus. Depois dele não há nada melhor (O bom vinho guardado até agora) . R esultado do sinal : Jesus manifesta sua glória (identidade), seus discípulos crêem nele e se reúnem em torno dele.
Maria e nós, em Caná *Cada um de nós faz parte da festa do Reino de Deus, mas não é dono dela. *Como Maria, somos discípulos de Jesus e também pedagogos da fé para outras pessoas. *Jesus é o bom vinho, que nos inebria, alegra o coração e dá sentido ao viver. *Maria nos ensina a exercitar o poder e a liderança: contar com participação das pessoas, levar a crer em Jesus, reunir os outros em torno a Ele.
Oração Maria, mulher atenta em Caná, faze de nós pessoas com olhos abertos e mãos disponíveis. Há tantos que se embriagam com o vinho ruim da falsa felicidade. Distanciam-se de Deus, de seus semelhantes, e destroem a natureza. Necessitamos do vinho da alegria, de vida com sentido, com sabor, com beleza. Maria, dá-nos o vinho de Jesus. Que Ele transforme nossas existências, da mesmice para a qualidade, da indiferença para a fé apaixonada. Maria, queremos tomar e partilhar o vinho de Jesus. Amém Que Ele multiplique nosso amor, pois as talhas do nosso coração são rígidas e imperfeitas.
Maria junto à cruz, com o discípulo amado ( Jo 19,25-27) *Maria persevera na fé, junto a Jesus, quando já não há mais sinais. *O discípulo amado representa a comunidade cristã. *Maria é adotada pela comunidade como mãe e assume sua missão. *Para Maria, como para nós, a cruz tem algo de trágico, de incompreensível, e de passagem. A última palavra é a da ressurreição.
Oração Maria, que bom te chamar de mãe , receber-te como nossa educadora e guia na fé. Obrigado, pois tu nos conduzes a Jesus, não guardando nada para ti. Ensina-nos a perseverar na fé, a manter nosso seguimento a Jesus, nos fracassos e nas vitórias. Sustenta-nos de pé, como tu ficaste, solidários na vida, morte e ressurreição do Senhor. Amém .
E stimula os servos a realizar a vontade de Jesus. L eva os discípulos a crer em Jesus . Ela pede a Jesus o sinal (intercessão) Reúne a comunidade em torno a Jesus. Junto à cruz, persevera na fé. Assume a missão da mãe da comunidade. Síntese: Maria em João
Vídeos disponíveis no Youtube Maria no Evangelho de João (da série “Trem da Mariologia”)
Para saber mais Afonso Murad, Maria. Toda de Deus e tão humana. Compêndio de Mariologia. Editoras: Paulinas/Santuário. 2012, cap. 5, pag 89-103.
Afonso Murad Desenhos: Max Gonçalves www. maenossa.blogspot.com (julho 2012)