Matrioshka

complementoindirecto 810 views 29 slides Sep 19, 2011
Slide 1
Slide 1 of 29
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Escola Secundária Artística António Arroio 2010 - 2011 Prof Português : Marcela Neves Irina Bencheci, nº15, 11ºK

Designada por Matrioshka, Mamushka ou simplesmente por boneca russa é um brinquedo tradicional da Rússia. Criada pelo pintor artesão Sergei Maliutin e V. Zvezdocikin , ambos russos, nos anos 90 do século XIX na cidade de Abramtsevo . Estas bonecas são, habitualmente, feitas em madeira sendo o seu interior vazio permitindo que sejam colocadas umas dentro das outras, da maior à menor ( a única que não é oca).

São todas feitas da mesma maneira, isto é, o processo de produção é o mesmo, o que difere é apenas o tamanho e posteriormente a pintura. A sua forma é simples, mais arredondada na parte inferior e mais estreita na parte superior, correspondente à cabeça. Tradicionalmente, o número de bonecas que se conseguem encaixar varia desde um conjunto de três peças a um conjunto de vinte e quatro peças, ainda que existam alguns conjuntos com um número impressionante de peças.

Em relação às pinturas… Inicialmente, as bonecas eram pintadas com cores fortes, representando, na maior parte das vezes, figuras femininas com trajes tradicionais e segurando um galo ao colo pois o galo representa a fertilidade.

Existem várias lendas sobre a origem destas bonecas, assim como a origem do seu nome. Conta-se que um dia Sergei Maliutin segurava na mão um conjunto de bonecos japoneses, os “ Chichi-fuku-Jin ” que significa os 7 Deuses da Fortuna e um ovo de madeira colorido. Foi então que surgiu a primeira boneca e de seguida mais sete, formando assim o primeiro conjunto de Matrioshkas. A forma foi criada por Zvezdocikin em madeira e pintada por Maliutin , sendo que, quando acabou de pintar a última peça, alguém viu a boneca e exclamou “ Ptiu … Parece mesmo a Matriona”. Segundo uma fonte, Matriona era um nome próprio muito usual entre os camponeses na antiga Rússia ou então é o nome dado aos trajes tradicionais usados pelas mulheres igualmente na antiga Rússia. E assim surgiu o primeiro conjunto de Matrinas , mais tarde vindo a designar-se pelo seu diminutivo Matrioshkas.

+ =

Uma outra lenda conta que havia um senhor que esculpia e vendia bonecas de madeira e um dia fez uma boneca tão bonita que não a quis vender. Então guardou-a no seu quarto e deu-lhe o nome de Matrioshka. Todas as noites o senhor perguntava-lhe se ela se sentia feliz, até que uma noite a boneca respondeu-lhe que queria ter um bebé. O senhor realizou o seu pedido, esculpindo uma boneca mais pequena chamada Trioshka , serrou a Matrioshka e colocou a bebé dentro dela. Numa outra noite, Trioshka também pediu um bebé e o senhor lá foi esculpir outra boneca, ainda mais pequena, chamada Oshka e colocou-a dentro da Trioshka . Mas a Oshka , uma noite pediu também um bebe e lá foi o senhor esculpir outra boneca muito mais pequena, mas para as gerações destas bonecas acabarem, o senhor acrescentou à boneca um bigode, tendo a certeza que sendo homem não iria querer um bebé.

Diz-se também que o nome “Matrioshka” é de origem latina “mater”, que significa “mãe” e por isso, para muitos, esta boneca simboliza a Maternidade e a Fertilidade.

Foi no final do século XIX que as bonecas foram conhecidas internacionalmente por representar o seu país de origem, Rússia, na Exposição Internacional de Paris. Desde então as Matrioshkas são produzidas em diversos materiais e com diferentes finalidades, não só como bonecas de decoração, mas também uma forma de divulgação, como podemos ver nas seguintes imagens:

Putin , Yeltsin , Gorbachev , Brejnev , Krushiov , Stalin , Lenin … Divulgação dos lideres Russos;

Divulgação de filmes como o Batman ;

Divulgação de músicos como os The Beatles

Divulgação de desenhos animados

Divulgação da marca Chanel

Assim como divulgação da Vodka que é tradicionalmente russa.

Actualmente a revista Vogue da Rússia utiliza a forma das bonecas para divulgar alguns produtos de moda e decoração.
Tags