Sobre Weber Max Weber ( Erfurt , 21 de Abril de 1864 — Munique, 14 de Junho de 1920); Foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia.; Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber; A esposa de Max Weber, Marianne Weber, biógrafa do marido, foi uma das alunas pioneiras na universidade alemã e integrava grupos feministas de seu tempo.
A Sociologia de Weber É O ESTUDO DAS INTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS DE INDIVÍDUOS FORMANDO UMA TEIA DE REALÇÕES SOCIAIS. PRINCÍPIO BÁSICO: PROCURA COMPREENDER A CONDUTA HUMANA FORMA SUBJETIVA AÇÃO SOCIAL TRADICIONAL EMOCIONAL/CARISMÁTICA RACIONAL/OBJETIVA/LEGAL
A sociedade para Weber Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais . Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais. Weber estabeleceu quatro tipos de ação social . Estes são conceitos que explicam a realidade social, mas não são a realidade social: 1 – Ação tradicional : aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado; 2 – Ação afetiva : aquela determinada por afetos ou estados sentimentais; 3 – Racional com relação a valores : determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade; 4 – Racional com relação a fins : determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.
A ação social Nos conceitos de ação social e definição de seus diferentes tipos, Weber não analisa as regras e normas sociais como exteriores aos indivíduos . Para ele as normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais . Na sua concepção o método deve enfatizar o papel ativo do pesquisador em face da sociedade.
Status social Status é o lugar simbólico que o indivíduo ocupa em um sistema de hierarquização social . Para o sociólogo Max Weber , status é uma categoria social que remete à posição que o sujeito ocupa em um determinado sistema de estratificação social. Em sociedades capitalistas, esse sistema de estratificação é chamado também de pirâmide social e a classificação ou divisão por estratos (camadas) corresponde a um nível de status social . Como esse sistema de estratificação social permite mobilidade (mudança) de uma camada a outra , dizemos que o indivíduo pode mudar de status social .
A busca WEBER BUSCA COMPREENDER O SIGNIFICADO/SENTIDO SUBJETIVO DA AÇÃO TIPO IDEAL(MODELO) SEU MÉTODO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE É O TIPO IDEAL/MODELO São pontos de referência para análise , servem para tornar compreensíveis certas ações dos agentes sociais. E studando a história de um ponto de vista comparativo criou o conceito que existe no plano das idéias sobre os fenômenos e não nos próprios fenômenos .