LetciaOliveira43
3,643 views
29 slides
Nov 26, 2014
Slide 1 of 29
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
About This Presentation
Trabalho dos alunos da instituição Nova Faculdade.
Size: 2.3 MB
Language: pt
Added: Nov 26, 2014
Slides: 29 pages
Slide Content
TIPOS DE MÉTODOS CIENTÍFICOS TIPOS DE MÉTODOS CIENTÍFICOS TIPOS DE MÉTODOS CIENTÍFICOS
Abel Saturnino Junior Gabrielle Cristina Mendes Rocha Giovana Tuzzi Gomes Ribeiro Kerolayne Ingrid do Nascimento Letícia de Oliveira Lopes Integrantes do Grupo Orientador Prof. Vilmar Vilaça Matéria Metodologia de Pesquisa Científica Cursos de Administração e Ciências Contábeis, 2º Período – Nova Faculdade Turma
Primeiro, o que é Método Científico? Método cientifico é o conjunto de processos que serão empregados na investigação científica, é uma linha de raciocínio usada no processo de pesquisa com intuito de obter resultados confiáveis. Elementos do método científico: Observação : Visualização de um fato ou fenômeno, a observação deve ser repetida várias vezes para se obter o maior número de detalhes possíveis.É uma análise crítica dos fatos. Problematização : Elaboração de questionamento sobre o fato obervado, pergunta ou identificação de um problema a ser resolvido.
Formulação de hipóteses: É a possível explicação ou resposta para o problema feita com base nos conhecimentos sobre o assunto.É uma resposta provisória da pergunta. Experimentação: Etapa em que o pesquisador realiza experiências para provar ou não a veracidade de suas hipóteses. Conclusão: Etapa em que se comprova ou rejeita uma hipótese. Caso não seja comprovada a veracidade da primeira hipótese é necessário o desenvolvimento de novas hipóteses.
Tipologia do Método Científico As bases metodológicas estão pautadas, basicamente pelos métodos a seguir: Indutivo ; Dedutivo ; Hipotético-Dedutivo ; Dialético; Fenomenológico.
Método Indutivo Método Indutivo
Método proposto pelo filósofo inglês Francis Bacon . Baseado em um raciocínio que parte de uma premissa particular para atingir uma conclusão universal ou chegar em uma generalização, este é mais usado em ciências experimentais. Assim, podemos dizer que o raciocínio indutivo é um argumento no qual a conclusão tem maior abrangência que as premissas, e conduzem à conclusões prováveis.
Fases do Método Indutivo Observação dos fenômenos: etapa onde são observados os fatos e em seguida são analisados, para se descobrir as causas de sua manifestação; Descoberta da relação entre eles: etapa onde procura-se através da comparação, aproximar os fenômenos, buscando uma relação existente entre eles; Generalização da relação: etapa onde são generalizados a relação encontrada na precedente entre os fenômenos e fatos semelhantes .
Exemplo : Premissa: João, José e Pedro são homens. Observação: João, José e Pedro são mortais. Conclusão: Portanto, todo homem é mortal. 1º observa que João,José e Pedro são homens; 2º verifica a relação entre ser homem e ser mortal; 3º generaliza dizendo que todos os homens são mortais. Explicando...
Espécies de Indução Indução Formal: Tem como ponto inicial a enumeração de casos de uma mesma espécie ou gênero. Ex : Os corpos X, Y e Z atraem o ferro . Os corpos X, Y e Z são todos imãs. Todos os imãs atraem o ferro.
Indução científica: Generaliza a relação entre dois fenômenos e desta relação resulta uma lei. Ex : Mercúrio,Vênus,Saturno,Terra,Marte,Júpiter, Urano,Netuno e Plutão não têm brilho próprio. Ora Mercúrio,Vênus,Saturno,Terra,Marte,Júpiter, Urano,Netuno e Plutão são planetas. Logo, todos os planetas não têm brilho próprio.
Indução Vulgar: Generaliza a partir de poucos casos observados superficialmente, sem critérios, podendo facilmente induzir ao erro. Ex: Conheço 3 moças que levam a vida com bastante responsabilidade. Portanto, todas as moças levam a vida com bastante responsabilidade.
Método Dedutivo Método Dedutivo
Método dedutivo é a modalidade de raciocínio lógico que faz uso da dedução para obter uma conclusão a respeito de determinadas premissas. O que é dedução? É uma espécie de argumento no qual a forma lógica válida garante a verdade da conclusão se as premissas forem verdadeiras. Tal prerrogativa originou-se na obra de René Descartes “ O discurso de método ”, que instituiu a dedução, ou seja, a certeza dada pela razão, enquanto princípio absoluto para o caminho para o conhecimento.
O raciocínio dedutivo parte de enunciados gerais (leis universais) que constituem as premissas (deduções) até que se mantém sobre a totalidade de um domínio fechado de discurso, estreitando-os e finalmente chegando a uma conclusão lógica. Para o raciocínio, utiliza-se a lei do silogismo ( construção lógica), que a partir de uma premissa maior (dita como verdadeira), seguindo de uma premissa menor (relacionada a primeira premissa), retira-se uma conclusão lógica decorrente das duas anteriores.
Assim , para que a conclusão seja considerada verdadeira, devem-se seguir teorias e leis consideradas gerais e universais. As premissas devem ser verdadeiras, para que a conclusão também seja. Afinal, o método dedutivo tem a função de explicar o conteúdo de suas premissas. Com isso, seguimos um exemplo clássico ( LAKATOS, MARCONI, op. cit , p. 63 ): “Todo mamífero tem um coração . Ora, todos os cães são mamíferos . Logo, todos os cães têm um coração .”
Método hipotético-dedutivo
P roposto pelo filósofo austríaco Karl Popper , tal método busca a eliminação dos erros de uma hipótese. Faz isso a partir da ideia de testar a falsidade de uma proposição, ou seja, a partir de uma hipótese, estabelece-se que situação ou resultado experimental nega essa hipótese e tenta-se realizar experimentos para negá-la. Assim, a abordagem do método hipotético-dedutivo é a de buscar a verdade eliminando tudo o que é falso.
Para Karl R. Popper, o método científico parte de um problema ( P1 ), ao qual se oferecesse uma espécie de solução provisória, uma teoria-tentativa ( TT ), passando-se depois a criticar a solução, com vista à eliminação do erro ( EE ) e, tal como no caso da dialética, esse processo se renovaria a si mesmo, dando surgimento a novos problemas ( P2 ). P1__________TT__________EE__________P2 “eu tenho tentado desenvolver a tese de que o método científico consiste na escolha de problemas interessantes e na crítica de nossas permanentes tentativas experimentais e provisórias de solucioná-los” (1975: 14).
Exemplo: Como se formam os vermes na carne? São espontaneamente ou não? Os vermes são causados pelas moscas em contato com a carne? Se as moscas forem mantidas afastadas da carne, não se desenvolverão nela? Em testes realizados foi descoberto a necessidade do contato das moscas com a carne.
Método Dialético Hegel Karl Marx Método Dialético
Dialética: arte de discutir a argumentação dialogada (usar o raciocínio); Parte da premissa de que, na natureza, tudo se relaciona, se transforma e há sempre uma contradição inerente a cada fenômeno; Para conhecer determinado fenômeno ou objeto é necessário estudá-lo em todos os seus aspectos , relações e conexões;
Não se deve tratar o conhecimento como algo rígido, já que tudo no mundo está sempre em constante mudança; Utilizado em pesquisa qualitativa, considera que os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social; Idealizado por Karl Marx e Hegel .
Método Fenomenológico Método Fenomenológico
Fenomenologia - em E. Husserl (1859-1938), método filosófico que se propõe a uma descrição da experiência vivida da consciência , cujas manifestações são expurgadas de suas características reais ou empíricas e consideradas no plano da generalidade essencial. Reconhecida como uma das principais correntes filosóficas do século XX , influenciou autores como Heidegger (1889-1976), Sartre (1905-1980) e Merleau-Ponty (1908-1961).
Preocupa-se com a descrição direta da experiência tal como ela é. A realidade não é única: existem tantas quantas forem as suas interpretações e comunicações ; Sujeito/ator => importante no processo de construção do conhecimento.
PARA SABER MAIS... http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/metodologia_cientifica/Met_Cie_A04_M_WEB_310708.pdf; http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_dedutivo; Visite nossas referências!