Mineração no Brasil Prof. Paulo http://prof-paulo-geografia.blogspot.com.br/
O Que São Rochas? Rochas são definidas como quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais , e constituem parte essencial da crosta terrestre.
O Que São Minerais? Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da integração de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. Pirita: Conhecido como ''ouro dos tolos'', esse mineral metálico amarelo é composto de ferro e enxofre. Os minerais são classificados em metálicos (ferro, manganês, alumínio etc.) e não metálicos (fosfatos, nitratos, enxofre, cloreto de sódio etc.).
Minério , portanto, é uma rocha ou mineral dos quais são extraídas substâncias valiosas, como o ouro, o ferro, o cobre, o diamante. Quartzo – usado na fabricação de vidros resistentes ao calor , células solares e microchips. Grafite – Serve para fazer minas de lápis O Que e Minério ?
Austrália, Canadá, EUA, Rússia e Brasil É o 8º em investimento Chile, 20% do PIB Brasil, 5% do PIB Países Com Maior Potencial de Descobertas Minerais:
Reservas abundantes Ferro, manganês, cassiterita, níquel, bauxita, cristal de rocha, zircônio, berilo, Magnesita, calcário, sal-gema e tório Reservas suficientes Ouro, cobre, zinco, potássio, petróleo, fluorita e xisto Reservas deficientes Chumbo, prata, platina, antimônio, cromo, tungstênio, enxofre, carvão e gás natural Áreas Mineralógicas do Brasil
Minério de Ferro O Brasil apresenta grandes jazidas de minério de ferro, localizadas em terrenos pré-cambrianos. Calcula-se que existam cerca de 28 bilhões de toneladas em reservas de minério de ferro em nosso território. Os principais produtores de minério de ferro (2007)
Minério de Ferro Os principais minérios de ferro encontrados no Brasil são: Hematita e magnetita (óxidos de ferro), teor de mais de 60% Limonita , teor entre 50% e 60% Siderita (carbonato ferroso), teor médio de cerca de 48% Pirita (bissulfeto de ferro), explorada para aproveitamento do enxofre
Minas Gerais A produção do Quadrilátero Ferrífero destina-se às usinas siderúrgicas da região e ao mercado externo, para o qual são exportados cerca de 50% da produção obtida. Os principais compradores no exterior são países da Europa ocidental e o Japão. A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) é a maior exportadora desse produto do mundo.
Minas Gerais Quadrilátero ferrífero (MG) Principal região de exploração de minério de ferro do país Manganês, cobre, níquel, bauxita e cassiterita
Mato Grosso do Sul As jazidas de minério de ferro desse estado possuem teor médio de 60% e localizam-se no Pantanal mato-grossense, onde também existem jazidas de minério de manganês. Em virtude da distância e da falta de meios de transporte para os principais centros consumidores, além da pequena utilização in loco , a produção é modesta, sendo escoada em chatas pelo rio Paraguai, para abastecer os países do Mercosul . Hidrovia do Rio Paraguai.
Pará A Vale do Rio Doce explora o minério de ferro de Carajás, destinado a abastecer um consórcio de indústrias japonesas criado para a importação do produto. A companhia produz minério metalúrgico (manganês) para ligas de ferro, dióxido de manganês para a fabricação de baterias elétricas e minério para as indústrias química, cerâmica, de fertilizantes e de pesticidas. O Projeto Grande Carajás faz o aproveitamento do minério de manganês, do cobre e da bauxita.
O Projeto Grande Carajás Projetos de colonização e incentivos aos empreendimentos agrominerais na Amazônia (1960) Voltados para mineração, metalurgia, agricultura, reflorestamento e pecuária (1979)
Bauxita O Brasil ocupa o terceiro lugar entre os maiores produtores de bauxita, respondendo por 12% do total mundial. As principais jazidas de bauxita do Brasil são a de Paragominas e a do vale do rio Trombetas (PA). Mineração de bauxita no vale do rio Trombetas, Pará
Alumínio Minério de bauxita é a fonte para obter alumínio China, Rússia, Canadá, Estados Unidos e Austrália
Minérios de Manganês O Brasil possui a segunda maior reserva do minério e é o seu segundo maior produtor, com 10% do total mundial. As principais áreas de ocorrência e produção são: Minas Gerais (Quadrilátero Ferrífero), Mato Grosso do Sul (maciço do Urucum) e Pará (serra dos Carajás).
Manganês Importante para a industrialização de um país Empregado na indústria química, cerâmica, baterias elétricas, fertilizantes Rússia, África do Sul, Gabão, Austrália, Índia, México, Gana, Hungria e Marrocos O manganês é classificado como micronutriente e exerce importantes funções dentro da planta, como: participação na fotossíntese; participação no metabolismo do nitrogênio; precursor de aminoácidos, hormônios, fenóis e lignina
Cassiterita ou Minério de Estanho Os estados produtores de cassiterita no Brasil, Amazonas e Rondônia, produzem, respectivamente, 60% e 40% do minério. Em 1971 o governo federal favoreceu a transnacionalização dos recursos minerais, do espaço geográfico e da economia de Rondônia, proibindo a garimpagem da cassiterita no estado. Deu a concessão de exploração a várias empresas estrangeiras e nacionais, como a Brascan , a British Petroleum , a Billiton-Grupo Shell, o Grupo Itaú, a Paranapanema e a Patiño .
Estanho e Obtido da cassiterita Brasil, 6,8% das reservas, 6,7 da produção e 3,2 de consumo China, Malásia, Tailândia, Indonésia, Austrália, Bolívia e Peru
Outros Minerais Áreas de exploração de outros minerais no Brasil
Ouro e Garimpo na Amazônia A busca de ouro e pedras preciosas é realizada no Brasil desde a chegada dos portugueses. Com a expansão da fronteira econômica em direção à Amazônia aumentou a migração de brasileiros para essa região, e o garimpo de ouro, diamantes e outros recursos minerais tornou-se uma profissão para milhares de pessoas durante as últimas décadas do século XX. Existem muitos garimpos abandonados devido ao esgotamento dos minérios ou da proibição governamental, como Serra Pelada, no Pará.
A Mineração e os Impactos Ambientais O uso de recursos minerais é inevitável, mas a exploração não pode ser mais uma causa de desastres ecológicos. A exploração mineral a céu aberto arrasa paisagens inteiras, retira a cobertura vegetal e destrói o relevo. A mineração em larga escala, como na Amazônia, causa danos ao ecossistema ainda não convenientemente avaliados.
Dúvidas? Perguntas? Sugestões? Opiniões para as próximas aulas? Reclamações? http://prof-paulo-geografia.blogspot.com.br/