CROSTA: ATÉ 70 KM MANTO: 2900 KM Manto superior Manto inferior NÚCLEO: 3500 KM Núcleo externo Núcleo interno
DO QUE É FEITA A CROSTA TERRESTRE? Rocha é um corpo sólido, constituído por um agregado de minerais. As rochas formam a camada externa sólida da Terra, chamada de litosfera.
Existem 3 tipos de Rochas: • Ígneas ou Magmáticas •Metamórficas •Sedimentares
Rochas Ígneas ou Magmáticas Formadas através da solidificação do magma. São as primeiras rochas da crosta terrestre e compõem o nosso embasamento. Podem ser de dois tipos: -Vulcânicas ou extrusivas; -Plutônicas ou intrusivas.
Vulcânicas ou Extrusivas São formadas na superfície após as erupções vulcânicas. O resfriamento do magma acontece muito rápido, por isso os cristais não se organizam e não podem ser vistos a olho nu. Como exemplos de rochas extrusivas temos: o basalto e a pedra- pomes .
Basalto
P edra - pomes
Plutônicas ou Intrusivas As Rochas Intrusivas são produzidas pela cristalização de magma dentro da crosta terrestre, a grandes profundidades. Como exemplos de rochas intrusivas temos: o granito, o gabro e o sienito .
GRANITO
Rochas Sedimentares São o resultado de uma cadeia de processos que ocorrem na superfície do planeta e se iniciam pelo intemperismo das rochas expostas à atmosfera. A importância econômica das rochas sedimentares está em suas reservas de petróleo, gás natural e carvão mineral, as principais fontes de energia do mundo moderno.
ARENITO ARGILITO CALCÁRIO
Rochas Metamórficas São rochas que se originam das transformações de rochas magmáticas, sedimentares ou outras metamórficas, por processos que alteram a organização dos seus minerais. As condições físicas e químicas em que tais transformações acontecem são diferentes daquelas em que a rocha original se formou. Surge, então, uma nova rocha, com outras propriedades e, às vezes, com outros minerais. São exemplos de rochas metamórficas: o gnaisse, o mármore e a ardósia.
GNAISSE
MÁRMORE
Onde está escrita a história da Terra? FÓSSEIS , permitem-nos... Conhecer as transformações por que passou a Terra São restos ou rastos (vestígios) de seres vivos que resistiram ao passar dos tempos e ficaram conservadas nas rochas; têm de estar na rocha onde se formaram e terem mais de 13.000 anos.
Dos organismos vivos que existiram na Terra em épocas passadas, apenas uma parte foi preservada sob a forma de fósseis PORQUE: As plantas e animais vivos podem ser atacados e comidos por predadores Os organismos mortos podem ser comidos por animais necrófagos
De que depende a fossilização? Presença de oxigénio (o oxigénio destrói os seres vivos) Tipo de ser vivo (partes duras preservam-se mais facilmente) Ambiente onde os seres vivem (clima frio ou água preserva melhor os seres vivos)
Para que um organismo se conserve, terá de ser rapidamente enterrado em sedimentos. Não sendo destruído pelo calor e pressão , ou pelos agentes erosivos. Os fósseis , são na sua maioria , organismos marinhos , porque a maior parte dos sedimentos acumulam-se no mar.
21 Muitas associações fossilíferas encontram-se nas rochas sedimentares PALEONTOLOGIA: ciência que estuda os fósseis PALEONTÓLOGO : geólogo cientista que se dedica ao estudo dos fósseis
Tipos de Fossilização Conservação total: Gelo Âmbar Mineralização Petrificação 22
Tipos de Fossilização Moldagem Marcas (icnofósseis) Pegadas Marcas de alimentação
Fósseis de Idade São os que tiveram uma ampla distribuição geográfica num curto espaço de tempo. Quando descobrimos um fóssil de idade... Permite-nos saber a idade da rocha em que se encontra. Ex: Trilobites, por terem vivido em curtos Períodos da Era Paleozóica, datam todos os terrenos onde se encontram, como sendo desses Períodos. trilobite