mix de produto (1).pptx

DilangueRicardoPasso 121 views 14 slides May 12, 2023
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

pub


Slide Content

Conceito mix de produtos O Mix de Produtos diz respeito à variedade de itens oferecidos por uma empresa ao público. Entre suas vantagens, está a possibilidade de fidelizar o consumidor e garantir uma fatia maior de mercado. Garantir uma estratégia eficiente nesse sentido é essencial para a saúde de qualquer empreendimento.

Como definir o "mix" de produtos e serviços? A seleção e disponibilidade de produtos numa loja ou num estabelecimento comercial podem satisfazer e fidelizar, ou não, o cliente. Fatores relevantes: Logística; Finanças; Concorrência.

C L A S SI F I C A Ç Ã O D OS PRODUTOS DO MIX Prioridade: atender a uma necessidade global do consumidor. O mix é composto por: Famílias; Subfamilias.

C L A S SI F I C A Ç Ã O D OS PRODUTOS DO MIX Produtos: Conveniência ou comodidade - produtos de compra freqüente, trazem pouco valor agregado e o preço é geralmente baixo. Compra comparada - são todos aqueles em que o consumidor se demora comparando preços, qualidades, estilos, ou outras características, antes de tomar a decisão de compra. São geralmente mais caros e de compra menos freqüente.

C L A S SI F I C A Ç Ã O D OS PRODUTOS DO MIX Produtos: Especialidade - são, geralmente, artigos de moda, de marcas famosas, cuja eventual substituição é inaceitável pelo cliente. Novidades - são os artigos que produzem elevados níveis de vendas, de forma intensiva e rápida, somente durante um curto período de tempo, que normalmente corresponde ao lançamento.

C L A S SI F I C A Ç Ã O D OS PRODUTOS DO MIX Produtos: Moda - acompanham tendências influenciadas por formadores de opinião, que podem ser um estilista, um veículo de mídia (televisão: novela), uma marca, etc. Sazonais - são aqueles cujas vendas flutuam dramaticamente durante o ano. Ex: gelados, bronzeadores, roupa sazonal, gás para aquecimento

DIMENSÕES DO MIX A seleção da variedade de produtos ocorre com a natureza do negócio, com as suas limitações e com os seus objetivos. A dimensão do mix de produtos é caracterizada por: amplitude ou extensão mede o número de famílias de produtos oferecidos pelo ponto de venda e, por conseqüência, o número de necessidades satisfeitas; profundidade: mede o número de referências (variedade) oferecidas pelo ponto de venda em cada família de produtos; coerência: homogeneidade do mix, à correlação entre as necessidades do consumidor e os produtos selecionados para satisfazê-las.

DIMENSÕES ASSUMIDAS DO MIX Ampla e profunda = grande variedade de categorias/famílias de produtos + grande variedade de referências por categoria/família. Ampla e pouco profunda = diversas categorias de produtos, como detergentes, produtos alimentícios, de escritório, etc., mas com pouca variedade em cada família/subfamília. Estreita e profunda = superfícies especializadas numa só categoria de produtos, como, por exemplo, produtos eletrônicos, brinquedos, etc. Estreita e pouco profunda = mix característico das lojas de conveniência.

CRI A Ç Ã O P OL ÍT I CA DO M IX Concentrada : constituída por uma família de produtos apenas, muito freqüentemente utilizada por lojas especialistas, ou ultra-especialistas. Diferenciada: constituída por vários grupos de famílias de produtos, originando uma loja genérica, de oferta diversificada, mas sem grande profundidade.

CRI A Ç Ã O P OL ÍT I CA DO M IX A criação do plano de mix consiste em descrever os tipos de produtos para a clientela visando atrair por: Tipos de produtos famílias Preços duração Atenção para os produtos básicos de atração.

OUTROS ASPECTOS as estratégias de gestão das mercadorias estão intimamente ligadas à seleção e dimensão do mix: Aspectos a serem considerados: Área de exposição de venda – ex:quanto maior largura do mix, menor será a profundidade. Rentabilidade – ex: quanto maior o nº de famílias, menor será a rotação e, conseqüentemente, a rentabilidade. Características da clientela – fatores sociais e financeiros afetam a demanda Modo de apresentação – balanceamento entre capacidade e interesse

OUTROS ASPECTOS Aspectos a serem considerados: Fatores internos - Estratégia da marca, política financeira... Fatores externos – cenário externo, ciclo de vida do produto, concorrência, potencial do mercado.
Tags