Modulo 10 - Aspectos Naturais da América Anglo-Saxônica
profhenrysales
4,547 views
44 slides
Aug 23, 2015
Slide 1 of 44
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
About This Presentation
América Anglo-Saxônica, aspectos naturais, Aspectos Naturais da América Anglo-Saxônica, Clima América Anglo-Saxônica, vegetação América Anglo-Saxônica, relevo América Anglo-Saxônica, hidrografia América Anglo-Saxônica
Size: 11.01 MB
Language: pt
Added: Aug 23, 2015
Slides: 44 pages
Slide Content
8 º ano: Apostila 03 / Modulo A0 ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA Professor Claudio Henrique Ramos Sales GEOGRAFIA
- América Anglo-Saxônica: países desenvolvidos; - América Latina: países Subdesenvolvidos. DIVISÃO ECONÔMICA E CULTURAL DO CONTINENTE AMERICANO A América Anglo-Saxônica é formada pelo EUA e Canadá que foram colônias predominantemente dos Ingleses. Colônias de Povoamento (causa do desenvolvimento) .
Continente Americano Professor Claudio Henrique (Henry)
AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA Professor Claudio Henrique (Henry)
RELEVO NA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
RELEVO – PLACAS TECTÔNICAS Professor Claudio Henrique (Henry)
Professor Claudio Henrique (Henry)
Colisão de Placas Tectônicas Professor Claudio Henrique (Henry)
AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA - RELEVO O relevo dos EUA abrange três grandes tipos Dobramentos Modernos: A Oeste , há um vasto conjunto montanhoso, chamado de montanhas rochosas . Bacias sedimentares: Na parte central encontram-se planícies, também chamadas de pradarias, onde localiza-se grande parte dos cinturões agrícolas dos EUA. Estas pradarias funcionam como corredores de massas de ar, tanto as frias como as quentes. Escudos Cristalinos ou Maciços antigos: Já o leste é dominado por planaltos cristalinos formados há centenas de milhões de anos, bastante desgastados . Professor Claudio Henrique (Henry)
Disposição do Relevo Professor Claudio Henrique (Henry)
Montanhas Rochosas Professor Claudio Henrique (Henry)
Grand Canyon (EUA) Professor Claudio Henrique (Henry)
HIDROGRAFIA NA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
HIDROGRAFIA DA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA No Canadá o clima, caracterizado por invernos rigorosos, dificulta a navegação e o aproveitamento do potencial hidrelétrico. Em função do clima que quase todos os rios canadenses apresentam regime niveal , isto é, as águas são provenientes principalmente da precipitação em forma de neve , o que ocasiona grandes cheias na primavera e no verão. Nos EUA, os climas são mais variados e o regimes de chuvas também. Professor Claudio Henrique (Henry)
Professor Claudio Henrique (Henry)
Principais Bacias ou vertentes hidrográficas da América Anglo-Saxônica Vertente do Pacífico : o relevo acidentado ajuda na formação de rios com alto potencial hidrelétrico. Destaque paras os rios Colúmbia e Colorado . Vertente do Golfo do México : apresenta rios de planície, mais lentos e mais largos, ideais para a navegação. Destaque para os rios Mississipi o maior dos EUA e rio Grande que faz fronteira com o México. Vertente do Atlântico : Os Grandes Lagos constituem o maior espelho de água doce da Terra, com 245.660km2. Os cinco lagos - Superior, Michigan, Huron, Eriê e Ontário – situam-se entre os Estados Unidos e o Canadá. O Michigan é o único que fica totalmente dentro do território dos Estados Unidos. Professor Claudio Henrique (Henry)
Vertente da Baía de Hudson : embora seja uma das maiores vertentes, tem poucos rios de destaque, sendo mais famosa pela presença de milhares de lagos glaciais , entre os quais merece destaque o Winnipeg. Vertente do Ártico : Localiza em área de alta latitude, tem longos períodos de congelamento, seu rio de destaque é o Mackenzie . Principais bacias ou vertentes hidrográficas da América Anglo-Saxônica Professor Claudio Henrique (Henry)
GRANDES LAGOS – VERTENTE DO ATLÂNTICO Professor Claudio Henrique (Henry)
BAÍA DE HUDSON - CANADÁ Professor Claudio Henrique (Henry)
RIO COLORADO EUA – VERTENTE DO PACÍFICO Professor Claudio Henrique (Henry)
RIO MISSISSIPI MAIOR DOS EUA, ALTAMENTE NAVEGÁVEL – VERTENTE DO GOLFO DO MÉXICO Professor Claudio Henrique (Henry)
CLIMA NA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
Zonas Climáticas da Terra Professor Claudio Henrique (Henry)
Fatores determinantes do clima da América anglo-saxônica O continente americano apresenta : grande extensão territorial; diferentes formas de relevo; extens a costa oceânica. Entre os fatores que influenciam na formação dos climas do continente destacam-se: Latitude Relevo Correntes marítimas Continentalidade Massas de ar Que contribuem para a grande variedade climática e botânica . Professor Claudio Henrique (Henry)
LATITUDE As latitudes variam de 25º N (sul dos EUA) a mais de 80ºN (ilhas do extremo norte do Canadá). Os climas são mais frios nas áreas de maiores latitudes, ou seja, na porção norte do continente e mais quente no sul. À medida que nos afastamos do Equador as temperaturas vão diminuindo . Quanto maior a latitude, menor a temperatura. ASSIM: Professor Claudio Henrique (Henry)
A direção dos ventos na América Anglo-saxônica é determinada pela presença de elevações próximas à costa oeste (Montanhas Rochosas) e leste (Montes Apalaches), que formam uma espécie de corredor na porção central do continente , canalizando as massas de ar do norte ou sul. As elevações contribuem para a formação de áreas desérticas no interior do oeste dos EUA, nos planaltos do Colorado e de Colúmbia, pois ventos úmidos não conseguem atingir essas regiões. A Altitude: o relevo mais elevado causa, direta ou indiretamente, três alterações climáticas: influencia a direção dos ventos, reduz as temperaturas dos lugares mais altos e altera o volume de precipitações. Em razão das diferenças de altitude e da disposição de suas formas. Professor Claudio Henrique (Henry)
Professor Claudio Henrique (Henry)
Professor Claudio Henrique (Henry)
CORRENTES MARÍTIMAS O aquecimento ou esfriamento das águas litorâneas provoca um grande impacto nos climas das áreas mais próximas dos oceanos. No litoral noroeste dos EUA e oeste do Canadá, a corrente quente do Pacífico Norte provoca chuvas intensas . No litoral sudeste, na Flórida, outra corrente quente, a do Golfo, eleva a umidade do ar e a pluviosidade. Na costa oeste e sudoeste dos EUA, a passagem da corrente fria da Califórnia torna o litoral semiárido. A costa nordeste é atingida por outra corrente fria, a do labrador que congela a superfície do oceano, dificultando a navegação litorânea. Professor Claudio Henrique (Henry)
Professor Claudio Henrique (Henry)
Professor Claudio Henrique (Henry)
Climas : Considerando a ação desses quatro fatores, a América Anglo-Saxônica apresenta uma grande diversidade de climas sedo os principais os seguintes: Professor Claudio Henrique (Henry)
Professor Claudio Henrique (Henry)
Professor Claudio Henrique (Henry)
Professor Claudio Henrique (Henry)
Professor Claudio Henrique (Henry)
VEGETAÇÃO NA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
Professor Claudio Henrique (Henry) AS PAISAGENS VEGETAIS
Tundra: ocorre em áreas onde predomina o clima frio com invernos longos e rigorosos. Em razão dessas condições, as vegetações que apresentam são basicamente plantas rasteiras como musgos e liquens. Floresta Temperada: desenvolve em regiões nas quais a característica do clima que predomina é o temperado, com verões quentes e invernos rigorosos. As florestas temperadas geralmente são compostas por árvores caducifólias com folhas vermelhas, alaranjadas e amarelas, aspecto comum nas florestas temperadas de folhas caducas. Estepe e pradarias: apresenta em regiões de clima semiárido com temperaturas elevadas e longos períodos de seca. Predominância de vegetação rasteira como herbáceas. AS PAISAGENS VEGETAIS Professor Claudio Henrique (Henry)
Vegetação desértica: desenvolve em área de clima desértico muito seco e pouquíssima incidência de pluviosidade. Vegetações adaptadas à escassez de água, como as espécies xerófilas. Savana: ocorre em lugares de clima subtropical com incidência de chuvas bem distribuídas durante o ano, de temperaturas que não ultrapassam os 10ºC em determinados períodos. Vegetação de altas montanhas: apresenta clima frio, em montanhas até 1.000 metros ocorrem bosques caducifólios, até 1.800 metros predominam as coníferas e acima de 2.000 apresentam os prados. Ausência de vegetação : lugares que apresenta temperatura muito fria e grande quantidade de gelo, condições que impedem a proliferação de vegetação. AS PAISAGENS VEGETAIS Professor Claudio Henrique (Henry)