Exemplos: MONOCOTILEDÔNEAS DICOTILEDÔNEAS Raízes Fasciculadas ou em cabeleiras Raízes pivoante ou axiais
MONOCOTILEDÔNEAS DICOTILEDÔNEAS Caule tipo colmo (cana de açúcar) e estipe (palmeira) Caule tipo tronco e haste.
MONOCOTILEDÔNEAS DICOTILEDÔNEAS Folhas paralelinérvia (nervuras paraleleas ) Folhas reticuladas com nervuras em rede)
MONOCOTILEDÔNEAS DICOTILEDÔNEAS Flores trímeras (peças florais em número de três ou multiplos de três) Flores dímeras, tetramêras ou pentâmeras (peças florais com duas, quatro, cinco ou multiplos )
MONOCOTILEDÔNEAS DICOTILEDÔNEAS Sementes com um cotilédone. Semente com dois cotilédones.
TRIGO E MILHO : DUAS MONOCOTILEDÔNEAS A ESPIGA É UMA INFRUTESCÊNCIA E CADA GRÃO É UM FRUTO TAMBÉM CHAMADO DE CARIOPSE , COM O PERICARPO ADERIDO A ÚNICA SEMENTE, COM UM ÚNICO COTILÉDONE, EM TODA SUA SUPERFÍCIE.
OVÁRIO DE UMA MONOCOTILEDÔNEA Composto por 3 carpelos , folhas modificadas que formaram ao gineceu , do qual o ovário é uma das regiões .
A CEBOLA É IDENTIFICADA PELAS FOLHAS EMBAINHADAS, PARALELINÉRVEAS, E AS FLORES TRÍMERAS . MONOCOTILEDÔNEAS
FOLHAS EMBAINHADAS,SEM PECÍOLO,PARALELINÉRVEAS, QUE PARTEM DE UMA GEMA TERMINAL DO CAULE( ESTIPE ). As palmeiras : as únicas monocotiledôneas que são árvores.
As dicotiledôneas Embrião contido em sementes com dois cotilédones, di,tetra ou pentameria dos elementos florais. Tecidos vasculares em feixes distintos dispostos em cilindros ou círculos. Folhas com nervação reticulada; raiz geralmente axial ou pivotante .
embrião cotilédones radícula Semente com dois cotilédones O embrião é formado, na maioria das sementes, dos órgãos seguintes: plúmula ou cotilédones, o hipocótilo, e a radícula. Na maioria das dicotiledôneas - plantas cujas sementes têm dois cotilédones - as reservas estão armazenadas nos cotilédones - sementes sem albúmem .
soja Sementes de dicotiledôneas No feijão internamente, observam-se: dois volumosos cotilédones, que armazenam as reservas da semente e os esboços dos futuros órgãos da planta - a radícula(vai corresponder à raiz), o caulículo(vai corresponder ao caule) e a gêmula(vai corresponder às folhas). Na 2ª figura os cotilédones de soja estão acima da superfície do solo.