Morfologia das plantas angiospermas - acadêmico

TutorLinnecker 37 views 18 slides Jan 21, 2024
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

Morfologia das plantas angiospermas


Slide Content

Morfologia das plantas angiospermas Linnecker e Yan Turma: 200

2 folhas de monocotiledôneas Samambaia Paralelinérveas Folha de palmeira pequena Paralelinérveas

Folha de Mangueira 2 folhas de eudicotiledônias Folha de Limoeiro

flores de monocotiledôneas Orquídea do Mato Pétalas e Sépalas: Trímeras ou múltiplas

flores de monocotiledôneas Orquídea Branca Pétalas e Sépalas: Trímeras ou múltiplas.

Flores de eudicotiledôneas Pata de Vaca e Corda de Viola Pétalas e Sépalas: Tetrâmeras, pentâmeras ou múltiplas

Cenoura Raiz Axial-tuberosa Reservas acumuladas no eixo principal Eudicotiledônea

Batata Doce Raiz tuberosa em grande reserva de substância nutritiva e é muito utilizada na nossa alimentação Monocotiledônea

Raiz de grama Raiz fasciculada São raízes que saem do mesmo ponto, ficando embaraçadas Monocotiledôneas

Cana-de-açúcar (monocotiledônea) Tipo de caule: Colmo (cilíndrico não ramificado cujos nós são bem aparentes e os entre nós formam gomos). A Cana-De-Açúcar é matéria-prima de grande flexibilidade. Com ela é possível produzir açúcar e álcool de vários tipos; fabricar bebidas como cachaça, rum e vodka e gerar eletricidade a partir do bagaço via alcoolquímica, além do etanol. Da cana se aproveita absolutamente tudo: bagaço, méis, torta e resíduos de colheita. As terras apropriadas para o cultivo desta planta são as mais fundas, densas, dotadas de maior estrutura e fecundas. Por ser grosseira, a cana-de-açúcar evolui de forma satisfatória em territórios repletos de areia e menos abundantes de recursos, como o cerrado. Até hoje este vegetal é submetido a constantes melhorias, que resultam em espécimes híbridos.

Batata inglesa ( eudicotiledônea ) Tipo de caule: Tubérculo (subterrâneo, muito nutritivo, rico em gemas). É a terceira fonte de alimento para a humanidade sendo superada apenas pelo arroz e trigo. A batata é pobre em gordura e rica em carboidratos. É fonte importante de fósforo, vitaminas do grupo B, e se destaca como fonte de vitamina C entre os alimentos básicos, uma vez que traz benefícios para nossa vida reduzindo o risco de contágio de inúmeras doenças, prevenindo pequenos males, curando problemas de úlceras no estômago e até ajudando a reduzir a pressão arterial.

Tronco ( eudicotiledônea ) Tipo de caule: Tronco (aéreo, ereto e robusto, geralmente com ramificações). É um tipo de caule lenhoso, resistente, cilíndrico ou cônico e também mais largo na base que no topo, com ramificações, que se formam a partir de certa altura. É o caule exclusivo das árvores. Os caules lenhosos designados por espique, estipe ou estípite são frequentemente na linguagem corrente denominados erroneamente de troncos.

Cacto ( eudicotiledônea ) Tipo de caule: Cladódio (aéreo modificado, a fim de executar função fotossintética e/ou armazenar água). Exemplos de adaptação evolutiva a um ambiente hostil, os cactos são típicos de regiões áridas ou desérticas e enfrentam condições teoricamente insustentáveis para um vegetal. Para evitar a perda de água, os cactos transformaram as folhas em espinhos, ao longo de sua evolução, e desenvolveram uma epiderme dura e recoberta por uma película que reduz a transpiração. Suas formações celulares tornaram-se esponjosas e adquiriram capacidade de armazenar água. Os tecidos que constituem o parênquima aquífero conferem aos cactos seu aspecto

Cebola de cabeça (monocotiledônea) Tipo de caule: Bulbo (envolto por folhas subterrâneas modificadas). A cebola é uma planta originária do continente asiático é da família Alliaceae , sua safra é de setembro a março, porém é encontrada o ano todo. A raiz possui um formato oval, internamente feita de camadas. Apreciada por muitos como condimento, tem características favoráveis a saúde, contendo flavonóides , elemento importante como antioxidante e anti-inflamatório, sódio, cálcio, potássio, ferro e fósforo, além das vitaminas C e complexo B. Estudos comprovam que a cebola contém componentes capazes de reduzir risco de tumores de intestino, estômago e próstata, e age contra bactérias causadoras de cáries. Para esta eficácia, se faz necessário a ingestão de duas cebolas por semana.Uma curiosidade sobre a cebola é por que ela faz as pessoas "chorarem" ao ser cortada. Nela existe uma substância chamada ácido sulfúrico, que ao entrar em contato com os olhos, irrita e faz lacrimejar.

Cabeça de alho (monocotiledônea) O alho é considerado um tempero natural de grande utilidade na culinária. É usado no preparo de diversos pratos e alimentos, contudo, devido a seu forte sabor e odor é apreciado por uns e odiado por outros. Sempre foi utilizado no tratamento e prevenção de várias doenças. Hoje sabe-se de sua grande importância no combate a problemas relacionados ao coração, câncer e infecções. O alho possui substâncias extremamente benéficas ao nosso organismo. A cisteína auxilia no funcionamento do fígado, a arginina no sistema imunológico e a alicina combate infecções bacterianas. Também contribui para a melhora dos níveis de colesterol em nosso organismo, diminuindo os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL). É utilizado também no tratamento da hipertensão arterial e como suas substâncias geram maior elasticidade e dificultam o acúmulo de gordura nas artérias, é uma potente arma de prevenção ao infarto e outras doenças do coração.

Banana (vermelho) Epicarpo (azul) Mesocarpo (verde) Endocarpo (branco) Semente abortada

Pêra Pêra (verde) Pseudofruto (azul) Fruto (vermelho) Semente

Abacate (roxo) Pedúnculo (vermelho) Epicarpo (amarelo) Mesocarpo (azul) Semente (verde) Endocarpo
Tags