Motor de partida, definição e funcionamento.

lucasbalacostaalves1 116 views 29 slides Jun 02, 2024
Slide 1
Slide 1 of 29
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29

About This Presentation

Definição de motor de partida


Slide Content

MECÂNICO DE MANUTENÇÃO EM VEÍCULOS PESADOS RODOVIÁRIOS Sistema de Carga e Partida Prof : Eng. Lucas Alves Costa

Sistema de Carga e Partida O sistema de carga e partida depende de três componentes. Eles trabalham juntos, sendo que cada componente tem sua função no sistema. O componente responsável por suprir a necessidade de armazenamento de energia é a bateria , e o motor de partida tem a função de girar o motor térmico para que ele entre em funcionamento. O alternador tem a função de recarregar a bateria e fornecer a energia para os sistemas de ignição, de iluminação, de injeção, de áudio etc.

Sistema de Carga e Partida Bateria:

Sistema de Carga e Partida Alternador:

Sistema de Carga e Partida Motor de partida:

Finalidade Vencer a inércia e compressão do motor de combustão, fazendo-se atingir uma rotação para entrar em funcionamento autônomo Sistema de Carga e Partida Motor de partida

Sistema de Carga e Partida Motor de partida Funcionamento: O motor elétrico transforma energia elétrica em energia mecânica, por meio de efeitos eletromagnéticos. Princípios teóricos: Sempre que um condutor elétrico exposto a um campo magnético for percorrido por uma corrente elétrica, atuará sobre ele uma força magnética com sentido determinado, que será proporcional à intensidade do campo magnético e também à corrente que está fluindo através da espira. https://www.youtube.com/watch?v=0IP0mNAo6xA

Sistema de Carga e Partida Motor de partida Princípio de Funcionamento do Motor de Partida O campo magnético representado por um ímã permanente “corta” a espira que é percorrida por uma corrente elétrica, provocando um movimento de rotação na mesma.

Sistema de Carga e Partida Motor de partida O motor de partida é composto pelas seguintes partes:

Sistema de Carga e Partida Motor de partida O motor de partida é constituído de espiras de fios relativamente grossos e com ligação em série entre as bobinas de campo e o induzido. Assim permite maior passagem da corrente elétrica e ao mesmo tempo uma corrente uniforme em qualquer ponto do circuito, o que contribui também para um bom aproveitamento da energia elétrica.

Sistema de Carga e Partida Motor de partida O circuito elétrico do motor de partida: Bateria → chave magnética → bobinas de campo → induzido → bateria. (passando pelo coletor e escovas). Chave magnética (automático do motor de partida). A chave magnética (automático da partida) tem como finalidade comutar altas correntes por meio de correntes relativamente baixas e com o desenvolvimento da tecnologia a mesma também auxilia no engrenamento do pinhão com a cremalheira do motor.

Sistema de Carga e Partida Motor de partida A chave magnética é constituída por:

Sistema de Carga e Partida Motor de partida Durante a atração se desenvolve uma força magnética mais elevada, responsável por parte do engrenamento do pinhão através da alavanca de comando (haste ou garfo) e pelo fornecimento do circuito principal da partida.

Sistema de Carga e Partida Motor de partida Os circuitos de comandos: Durante a atração: Bateria → chave de partida → Bobina de chamada Bobina de retenção → Massa Motor de partida

Sistema de Carga e Partida Motor de partida Depois de fechada a ponte de contatos: Bateria → Chave de partida → Bobina de retenção → Massa Observação: O motor de partida é um motor de corrente contínua, capaz de desenvolver grande potência em relação ao seu tamanho por curto espaço de tempo.

Sistema de Carga e Partida Motor de partida Esquema elétrico:

Sistema de Carga e Partida Motor de partida Fases de funcionamento: Posição de repouso (motor desligado).

Sistema de Carga e Partida Motor de partida 2. Posição de partida (dente coincide com dente): Alavanca de comando em posição de avanço máximo / mola de engrenamento comprimida / bobina de chamada desenergizada / corrente principal circula, induzido gira / pinhão procura vão do dente na cremalheira e engrena totalmente, impulsionando o volante.

Sistema de Carga e Partida Motor de partida 3. Posição de partida (dente coincide com vão): Bobina de chamada e retenção energizadas, pinhão engrena imediatamente na cremalheira do motor.

Sistema de Carga e Partida Motor de partida 4. Posição: Motor funcionando: Motor de combustão sendo impulsionado pelo motor de partida.

Sistema de Carga e Partida Motor de partida Pinhão com roda livre: Quando o motor de combustão entra em funcionamento atinge imediatamente rotação muita elevada, o que causaria danos ao motor de partida. Por este motivo o acoplamento deve ser desfeito o mais rápido possível. Para tanto utilizamos um sistema de roda livre, a qual transmite torque somente no sentido do pinhão para a cremalheira e não da cremalheira para o pinhão protegendo desta maneira o induzido.

Sistema de Carga e Partida Motor de partida A roda livre acopla o pinhão ao dispositivo de arraste: Somente depois de desligada a chave de partida é que ocorre o desengrenamento do pinhão, por ação da mola de retrocesso, que a mantém retraído mesmo em trepidações.

Sistema de Carga e Partida Motor de partida Precauções: • Antes de ligar o motor de partida, levar a alavanca do câmbio em ponto morto. Nunca fazer o motor de partida funcionar com marcha engrenada; • Não deixar o motor de partida funcionando por mais de 5 segundos ininterruptamente; • Antes de acionar a partida novamente, esperar pelo menos 30 segundos para permitir o resfriamento nas peças e a recuperação da bateria. • Não ligar a partida enquanto as peças ainda estiverem em movimento, para evitar danos à cremalheira e ao pinhão; • Se o motor de combustão não pegar após algumas tentativas, não insista, procure as causas e elimine os inconvenientes.

Sistema de Carga e Partida Motor de partida Manutenção: Antes de se efetuar qualquer serviço no motor de partida, desligue o cabo massa da bateria e não coloque ferramentas sobre a mesma, para evitar curtocircuitos . O coletor deve se apresentar sempre limpo, liso e uniforme, com o isolamento (mica), entre as lâminas rebaixado, a fim de evitar mau contato entre as escovas e as lâminas. Se o coletor for trabalhado (torneado ou micas rebaixadas), tornear com cortes fino. Nunca usar lima ou lixa.

Sistema de Carga e Partida Motor de partida Cuidados: • Observar que não haja curto-circuito no induzido (entre espiras ou à massa). • Observar que não haja curto-circuito nas bobinas de campo (entre espiras ou à massa).

Sistema de Carga e Partida Motor de partida

Sistema de Carga e Partida Motor de partida

Sistema de Carga e Partida Motor de partida Diagnóstico Elétrico: Antes de proceder qualquer teste, verifique todas as ligações elétricas e as condições da bateria (deve está 100% carregada). O teste no veículo deve ser feito mediante uso do aparelho, voltímetro e amperímetro, ligados de tal forma que o amperímetro fique em série e o voltímetro em paralelo com o motor de partida.