Conceitos Fundamentais Neste aula, estudamos a física básica do movimento nos casos em que o objeto (carro de corrida, trem, atleta, ou qualquer outro) está se movendo em linha reta. Esse tipo de movimento é chamado de movimento unidimensional.
Ponto material : objeto em movimento é uma partícula (ou seja, um objeto pontual). Corpo extenso: quando as dimensões de um corpo são relevantes no estudo de determinado fenômeno.
Posição: localizar um objeto significa determinar a posição do objeto em relação a um ponto de referência (origem). A uma mudança da posição para a posição é associado um deslocamento , dado por:
Velocidade média: A velocidade média é uma grandeza vetorial que se refere à taxa de variação do deslocamento de um objeto em relação ao tempo. Velocidade escalar média: é uma grandeza escalar que se refere à taxa de variação da distância percorrida por um objeto em relação ao tempo. 20 10 50 30 40 60 70 100 80 90 110 20 10 50 30 40 60 70 100 80 90 110
Velocidade Instantânea: a velocidade em um dado instante é obtida a partir da velocidade média reduzindo o intervalo de tempo Δt até torná-lo próximo de zero. Velocidade Escalar Instantânea : ou, simplesmente, velocidade escalar, é o módulo da velocidade . OBS: O velocímetro do carro indica a velocidade escalar e não a velocidade, já que não mostra para onde o carro está se movendo.
Quando a velocidade de uma partícula varia, diz-se que a partícula sofreu uma aceleração (ou foi acelerada). Aceleração Aceleração Média Aceleração Instantânea (aceleração) Em palavras, a aceleração de uma partícula em um dado instante é a taxa com a qual a velocidade está variando nesse instante.
Aceleração Constante Quando a aceleração é constante, a aceleração média e a aceleração instantânea são iguais e podemos escrever: v(m/s) t(s) v(m/s) t(s)
Função Horária da Posição x(m) t(s) x(m) t(s) Equação de Torricelli