movimentos sociais e suas classificações.pptx

ErivaldoLima15 0 views 17 slides Sep 26, 2025
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

O que é um movimento social e suas classificações.


Slide Content

MOVIMENTOS SOCIAIS

O QUE É? Um movimento social é a união de um grande número de pessoas em torno de uma causa em comum. Elas se organizam para lutar por mudanças na sociedade, como a defesa de direitos, a busca por justiça social, ou a transformação de costumes e valores.

Já estabelecidos, os movimentos se organizam e passam a promover passeatas, manifestações, ocupações, distribuição de materiais impressos e organizar encontros para discutir suas demandas e pensar em possíveis ações. As atividades organizadas pelos movimentos sociais tem a intenção de chamar atenção da população e do aparato governamental para que as suas causas possam ser reconhecidas e as demandas sejam atendidas.

CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS Segundo o sociólogo Alain Touraine, para que um movimento social se estabeleça (e consequentemente para que seja identificado), são necessárias três condições, tratadas como princípios. São estes:

Princípio de identidade : O ator social integrante do movimento precisa ter consciência de pertencimento a um grupo ou classe social para que atue no movimento. Entretanto, o movimento se forma antes da consciência. É o conflito que gera o movimento constituindo o ator que age pela tomada de consciência.

Princípio de oposição : Um movimento social está sempre em conflito e está sempre fazendo uma reinvindicação. Caso não possa definir a quem se opõe um movimento não pode existir. Mas a ação do movimento não pressupõe essa identificação. É o embate que faz surgir o adversário.

Princípio de totalidade: Todo movimento social é orientado à orientação geral do sistema. Os limites da ação de um movimento podem ser curtos, mas suas intenções ultrapassam a noção de mudança de fatos isolados. O que o movimento social busca é interferir nos padrões de práticas dos membros da sociedade disputando o curso da história de um dado grupo.

ALÉM DISSO, OS MOVIMENTOS SOCIAIS PODEM SER CLASSIFICADOS EM DOIS TIPOS: Conjuntural : Que manifesta uma causa específica. Tem curta duração. Estrutural : é um movimento de exigências de longa duração e, por isso, tem maior permanência. Movimentos como o feminista ou o negro são exemplos dessa categoria.

Outra forma de classificar é separar os movimentos tradicionais, que surgiram no século XIX e início do século XX com foco nas questões de classe e trabalho, dos novos movimentos sociais, que ganharam força a partir da segunda metade do século XX e colocam no centro pautas identitárias e ambientais, como igualdade de gênero, combate ao racismo e preservação do meio ambiente.

QUAIS SÃO OS PRIMEIROS MOVIMENTOS SOCIAIS?

Os movimentos sociais não são exclusividade de um único país ou região, por isso, estão listados abaixo os movimentos sociais de maior reconhecimento mundial: Movimento Feminista; Movimento Negro; Movimento Estudantil; Movimento Operário; Movimento Ambientalista; Movimento LGBTQIA+; Movimentos indígenas; Movimentos de Trabalhadores de diversos setores.

MOVIMENTOS SOCIAIS NA ATUALIDADE COM O AVANÇO DA INTERNET E DAS REDES SOCIAIS, SURGIU UMA NOVA FORMA DE ENGAJAMENTO: O CIBERATIVISMO.

@GRANDESITE Plataformas como Instagram, Twitter (X), Facebook e TikTok permitem que causas ganhem visibilidade em poucos minutos, mobilizando pessoas de diferentes regiões e até de outros países. Essa forma de organização possibilita desde campanhas de conscientização até a convocação de manifestações presenciais, além de arrecadar fundos e pressionar autoridades.

@GRANDESITE Um exemplo marcante é a hashtag #EleNão , que mobilizou protestos simultâneos em várias cidades brasileiras, o movimento #MeToo , que expôs casos de assédio em escala global, e o Fridays for Future , mobilização ambiental criada pela jovem ativista sueca Greta Thunberg, que ganhou força mundial por meio das redes sociais.

@GRANDESITE Plataformas como Instagram, Twitter (X), Facebook e TikTok permitem que causas ganhem visibilidade em poucos minutos, mobilizando pessoas de diferentes regiões e até de outros países. Essa forma de organização possibilita desde campanhas de conscientização até a convocação de manifestações presenciais, além de arrecadar fundos e pressionar autoridades.

@GRANDESITE
Tags