Mudança de Fase (estado) sólido líquido e gás .pptx
AlexisFariaDaCunha
0 views
12 slides
Oct 06, 2025
Slide 1 of 12
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
About This Presentation
MUDANÇA DE FASE DE MATERIAIS
Size: 358.88 KB
Language: pt
Added: Oct 06, 2025
Slides: 12 pages
Slide Content
MUDANÇA DE FASE LEIS DA MUDANÇA DE FASE 1ª Lei: A temperatura de mudança de fase se mantém constante desde que a pressão seja mantida constante. 2ª Lei: Uma dada substância possui diferentes temperaturas de mudança de fase para cada pressão.
Análise da Fusão Para a fusão, as leis das mudanças de fase só são válidas para as substâncias cristalinas. De um modo geral, à medida que se aumenta a pressão, eleva-se o ponto de fusão.
Há algumas exceções: Água, ferro, bismuto e antimônio Nesses casos, o ponto de fusão diminui com o aumento da pressão
EXPERIÊNCIA DE TYNDALL
Análise da Vaporização EVAPORAÇÃO Ocorre quando a vaporização se processa de forma lenta e apenas na superfície do líquido, em qualquer temperatura. A velocidade da evaporação depende de quatro variáveis: Natureza do líquido: Quanto mais volátil mais rápida é a evaporação. Temperatura: O aumento da temperatura favorece a evaporação. Área de superfície: Quanto maior a área de superfície livre maior a evaporação. Pressão na superfície livre: O aumento da pressão externa dificulta a evaporação.
EBULIÇÃO Ocorre quando a vaporização se dá em todo o líquido. Observa-se, sem exceção, que quanto maior a pressão externa, maior a temperatura de ebulição.
A pressão máxima de vapor independe do volume que a substância ocupa, sendo função exclusiva da temperatura. Vapor saturado, Pressão máxima de vapor e Vapor saturante.
Ponto Crítico O ponto crítico corresponde à fronteira, da substância em estado gasoso, entre vapor e gás. Gráfico da vaporização da água. Do gráfico concluímos que VAPOR é a substância em estado gasoso que se liquefaz por compressão isotérmica . Já o GÁS, não se liquefaz por compressão isotérmica .
CALEFAÇÃO Ocorre quando a substância passa do estado líquido para o estado gasoso a uma temperatura acima da temperatura de ebulição.
Análise da Sublimação Verifica-se, sem exceção, que quanto maior a pressão, maior a temperatura de sublimação.