Mudanças climáticas e aquecimento global natural ou antrópico?
FavoFlavioPontPar
2,085 views
16 slides
Jan 28, 2017
Slide 1 of 16
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
About This Presentation
Trabalho de Climatologia debatendo as questões em volta das constantes mudanças climáticas globais, indagando se estas seriam de gênese natural ou antrópica.
Size: 51.76 MB
Language: pt
Added: Jan 28, 2017
Slides: 16 pages
Slide Content
Mudanças Climáticas e Aquecimento Global Natural ou Antrópico? Acadêmicos: Caio Nícollas Peres Flávio Pontes Paris Giziane Neke da Rosa Júnior Gomes da Silva Maicon Américo dos Santos
A maioria das reportagens sobre aquecimento global tem um discurso apocalíptico.
Existe o consenso científico de que as atividades humanas começaram a ter efeito no aumento da temperatura da Terra durante os últimos dois séculos.
Trabalhos recentes sugerem uma hipótese ousada em que práticas agrícolas iniciadas por nossos ancestrais há cerca de 8 mil anos dispararam o aquecimento global milhares de anos antes de começarmos a queimar combustíveis fósseis e andar de automóvel.
Outro embate muito significante é a questão da existência ou não dá Camada de Ozônio.
Os antigos integrantes de povoados como Maias e Mochicas, na América Latina, Acádios, no Iraque, povos da Groenlândia Nórdica entre outros sofreram colapsos e desapareceram devido a essa modificação climática local.
As interferências ocorridas anteriormente à Revolução Industrial foram muito significativas para as modificações do clima em determinadas regiões do planeta. Segundo a pesquisadora Sanchez (2010) “houve um aumento de até 4°C na Europa e na América do Norte”.
MAS O QUE É O EFEITO ESTUFA? De modo geral, o efeito estufa pode ser entendido como a retenção de parte da radiação emitida pelo sol por gases presentes na atmosfera, principalmente dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), ozônio troposférico (O3), oxido de nitrogênio (N2O) e clorofluorcarbonetos (CFCs).
Aquecimento global ANTRÓPICO? Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra causado por massivas emissões de gases que intensificam o efeito estufa, originados de uma série de atividades humanas.
A Organização das Nações Unidas publica um relatório periódico sintetizando os estudos feitos sobre o aquecimento global em todo o mundo, através do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
Aquecimento global NATURAL? Esses estudos mostram que o clima no planeta Terra oscilou muitas vezes entre períodos glaciais e períodos interglaciais. Nos últimos anos, testemunhos de gelo obtidos em perfurações nas calotas polares da Antártida e da Groenlândia têm fornecido pistas valiosas sobre como era o clima da Terra no passado, incluindo mudanças nas concentrações de gases de efeito estufa.
“Não existe Efeito Estufa”, diz Ricardo Felício
Por um lado, muitos cientistas corroboram a hipótese que as mudanças climáticas que ocorrem agora ou que ocorrerão no futuro podem ser justificadas pelas atividades antrópicas. Por outro, existem controvérsias, que são de extrema importância, pois se contrapõem de maneira cientifica as ideias tradicionais.
Dr. Ricardo Felício fala da farsa do aquecimento global